Pois é, o xaxim está proibido. E não é frescura do governo não. Tanto sua extração como comercialização estão proibidos por que essa espécie está quase em extinção.
E por que é que ele está ameaçado de extinção?
O xaxim é extraído do tronco de uma planta da família das samambaias, chamada Dicksonia sellowiana, que é um arbusto semi-lenhoso, de tronco ereto, fibroso, espesso e nativo das matas do Brasil. Cultivado em meia-sombra ou na sombra, em terra fértil e sempre úmida. É muito resistente ao frio. Ela lembra uma palmeira, mas é uma samambaia! É uma das nossas maiores samambaias, tanto que também é conhecida por samambaiaçu, que quer dizer samambaia muito grande (o sufixo açu vem do tupi wa’su).
O problema é que o xaxim tem o crescimento muito lento (ele cresce de 5 a 8cm por ano). Então são necessários uns 50 anos para se obter um vaso de 40 a 50cm de diâmetro!
Ao comprar, usar ou vender vasos, placas, “palitos” e “pó″ feitos de xaxim, estimula-se um sério dano ambiental, além de se cometer um ato ilegal*.
A alternativa é usar a fibra de coco. Sabia que o coco tem uma capacidade de germinação excepcional? Imagine um coco que cai do coqueiro e rola em direção ao mar e sai boiando. Dentro dele há um embrião germinando enquanto suas raízes estão enraizadas na parte interna da casca do coco. E o coco vai flutuando pelos oceanos até chegar numa praia e germinar. A casca, fibrosa, funciona como um órgão de flutuação e proteção, um verdadeiro berçário para o embrião do coco na fase de germinação e desenvolvimento inicial. As fibras e os grânulos que compõem a casca, protegem o embrião do efeito corrosivo e salino da água do mar, ao mesmo tempo em que oferecem um meio de crescimento (substrato) poroso, que retém umidade, sem contudo ressecar ao sol ou encharcar enquanto flutua sobre a água. Uma verdadeira “célula de sobrevivência” criada pela natureza!
Além de ser usada como substrato, a fibra de coco serve também para a confecção de vasos, que devem ficar imersos em água antes de serem utilizados para que retenham melhor a umidade, e até para a confecção de solados de calçados, encostos e bancos de carros. E agora descobriram que a “carne” do corpo é capaz de remover da água quantidades significativas de poluentes como fármacos, pesticidas, corantes e, até, metais. Legal, né? É a natureza nos mostrando as soluções para os problemas que nós criamos… Viva a natureza!
*Para proteger essa espécie ameaçada de extinção, o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), criou a resolução n. 278 em 24/05/2011, que determina em seu Artigo 1 a proibição do corte e exploração da Dicksonia sellowiana , popularmente conhecida como Xaxim.
Referência bibliográfica:
LORENZI, Harri. Plantas ornamentais no Brasil: arbustivas, herbáceas e trepadeiras. 3a edição. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2001.
Sites consultados:
http://www.cnpat.embrapa.br/home/portfolio/tecnologia.php?id=10
http://www.jardimdeflores.com.br/ECOLOGIA/A20xaxim.htm
http://www.amafibra.com.br/preservacao/
http://www.revistaanalytica.com.br/ed_anteriores/15/art04.pdf
Gostou do post? Do site? Conecte-se com a natureza comentando, curtindo e compartilhando meus posts e vídeos nas redes sociais! Eu te agradeço!
Beijos floridos de gratidão,
Nô Figueiredo – A Menina do Dedo Verde
Conexão com a natureza
Nô,
vc já conhece essa solução?
http://www.carxim.com.br/produtos.html
Vi numa revista de paisagismo e fiquei curiosa pois estou montando um jardim no meu apartamento e em busca de soluções p a excelência que é o xaxim.
Oi Lud,
Tudo bem?
Desculpe-me pela demora em responder. Estava viajando de férias, com acesso restrito à internet e só agora estou conseguindo responder às perguntas do blog.
Eu vi esse produto na Fiaflora (a feira de paisagismo do ano passado) mas ainda não testei. Parece ser bom. Se você quer fazer um jardim vertical, existem boas opções de estruturas prontas no mercado. Se você quiser, posso fazer um projeto para você. Meu email é nofigueiredo@ameninadodedoverde.com.br
Aproveito para pedir sua ajuda para SEMEAR O AMOR À NATUREZA! Quando gostar de algum post meu, curta e compartilhe na sua linha do tempo do facebook ou envie por email para seus amigos.
Te convido a visitar e se inscrever no blog da menina http://goo.gl/ysgp6z, a curtir a página da Menina no facebook: http://goo.gl/TyVr5u e a curtir o canal no youtube: http://goo.gl/lhuyB4
Beijos floridos de agradecimento,
Nô
Prezada Nô
Tenho um xaxim muito antigo, xaxim mesmo, não é de fibra de côco, e está bastante desgastado pelo tempo. Quero mantê-lo e revitalizá-lo para que ele não perca suas características próprias. Ele é muito importante pra mim. A samambaia de metro que plantei nele tem a mesma idade, uns vinte anos ou mais e quero mantê-la também. Ele esteve seco, completamente seco, durante três ou quatro anos e a samambaia parecia que tinha morrido, mas eu os coloquei no chão em uma vasilha com água e os deixei de molho ao tempo, à chuva, sol e, muito ocasionalmente, punha mais água abundante. Aqui chove muito. Não sei bem o tempo que levou, talvez uns dois meses, quando percebi a samambaia brotou novamente. Tinha esta esperança porque ela simboliza a minha vida em família, perdida quando todos nos separamos. É difícil falar do sentimento que tomou conta de mim quando a vi brotar, um misto de felicidade com a segurança de que isto aconteceria, mesmo depois de tanto tempo sem água. Não pretendo transplantar a samambaia, nem dispor do vaso para outra coisa e nem misturá-lo com outro substrato que vá deteriorar o xaxim. Claro que não encontrei mais xaxim no mercado e, por mais que tenha procurado pela internet, não achei nada que me diga como protegê-lo e mantê-lo saudável. A samambaia reviveu de forma suave e bela e encontrou um lugar bom para ficar, embora não seja onde eu a colocava. Ela pendia com suas folhas bem verdinhas na entrada de casa e, embora ninguém desse muita atenção pra ela, era ela quem enriquecia de beleza os olhos de quem chegava. Talvez isto importe. Para mim não se trata apenas de substrato vegetal e de uma planta, é isto que quero te dizer. Não cheguei a renovar nenhuma terra dela, apenas pendurei e molhei. Também cuidei com meu olhar e minhas podas manuais. Nos últimos tempos ela vem definhando. Te enviei duas fotografias por e-mail recentemente para que você possa ter a melhor ideia de como posso conservar o meu vaso de xaxim. Ele está muito úmido e, colocando meu dedo no lugar onde abri um espaço, ele tendeu a afundar. O que você acha? Pode ajudar? Não sou muito boa com plantas.
Grata por sua atenção e cuidado.
Maria Mirtes Martins Cohen
Olá amada, eu já te respondi por email, né?
Beijos floridos da Nô
Adorooo seus post e vídeos. Me inscrevi neste fds e recebi seu email…gratidão!! 😉
Olá querida!
Que bom, fico muito feliz!!!!
Seja super bem-vinda!
Beijos floridos da Nô
no fundo da minha chácara tem muito, mas muito xaxim da samambaia açu. Eu até então , não o conhecia pelo nome, achava que era só uma samambaia da mata e que não servia para ornamentação, por ser grande e porosa. Tem v´rias mortas e caiadas dentro da mata na minha chácara. Fiquei chocada em saber que está em extinção e que demora muitos anos para crescer. Tem muita muda no chão crescendo. Mas, nunca consegui pegar, porque é difícil tira-la do chão, então deixo lá. Tem muita orquídea também. Daí, fico só admirando. Descobri pra que servia, quando minha sogra, de oitenta anos, entrou na mata para pegar um xaxim pra sua orquídea. Daí, fiquei sabendo sua utilidade no universo da jardinagem.vou tentar preservar essa restinga de mata atlântica dentro da minha propriedade, pela diversidade de planta que tem lá e pelas nascentes.
Olá querida!
Que incrível! E que maravilhosa você querendo preservar! Precisamos de mais gente assim no mundo!!!
Na verdade ele entrou em extinção justamente por que todo mundo tirava da mata para cultivar alguma coisa. Ai a mata mesmo foi acabando. Hoje ainda existem exemplares, como no caso da sua chácara. A extinção não significa que não existe mais nenhum. Significa que há tão pouco que não conseguiria voltar a recompor a quantidade necessária para a espécie sobreviver mais tempo. Por isso, o que você tem é um verdadeiro tesouro de vida!
Beijos floridos da Nô
Esses xaxins podres, serve como substrato para orquideas?
Olá querida!
Servem sim, mas como eu te expliquei no outro comentário, não tire-o da mata, mesmo que esteja podre. Na mata ele é essencial a milhares de bichinhos que a gente nem vê.
Beijos floridos da Nô