A Fantástica Fábrica de Mudas: conheça os bastidores do Viveiro Manequinho Lopes nessa visita onde conversei com a bióloga Yone Hein.

Viveiro Manequinho Lopes

Viveiro Manequinho Lopes

O Viveiro Manequinho Lopes fica dentro do Parque Ibirapuera e é lá que são produzidas mudas de plantas herbáceas, arbustivas e arbóreas para áreas públicas municipais, como praças, parques, escolas, canteiros centrais e demais Áreas Verdes Municipais.. Lá também são realizadas pesquisas e experimentações para aprimorar a produção de plantas.

 

Quem foi Manequinho Lopes?

Manoel Lopes de Oliveira Filho era um apaixonado por plantas e foi diretor da Divisão de Matas, Parques e Jardins da cidade de São Paulo. Ele teve a ideia de implantar o viveiro no terreno onde depois foi criado o Parque Ibirapuera. O terreno era pantanoso e, para resolver este problema, Manoel, que tinha o apelido de Manequinho, plantou muitos eucaliptos australianos para a eliminação do excesso de umidade do solo.

Depois, deu início ao plantio de espécies destinadas ao embelezamento das ruas, parques e jardins de toda a cidade: árvores nativas e árvores exóticas como pau-ferro, ipê, pau-brasil, pau-jacaré, tipuana, flamboyant, sibipiruna, bem como o cultivo de arbustos, trepadeiras e flores.

Em 1938, Manequinho ficou doente e faleceu. Para homenageá-lo, o prefeito deu o nome de Viveiro Manequinho Lopes para o viveiro municipal. Em 1993, o Viveiro Manequinho Lopes foi restaurado e Burle Marx fez um novo projeto para o viveiro, valorizando o verde. Depois de revitalizado, foi reentregue à população no dia 24 de março de 1994.

 

Sabia que você pode retirar mudas no Viveiro Manequinho Lopes?

A cidade de São Paulo desejando ampliar a cobertura vegetal arbórea e a biodiversidade para a melhoria da qualidade ambiental, criou a Campanha Permanente de Incentivo à Arborização da Cidade de São Paulo.

Os munícipes interessados em arborizar a sua calçada ou local de sua propriedade, dentro do município de São Paulo, poderão retirar mudas de árvores cedidas gratuitamente pelo Poder Público Municipal, através dos Viveiros Manequinho Lopes – Setor de Arborização e Viveiro Harry Blossfeld.

 

Até 5 mudas!

Poderão ser doadas até 5 mudas por endereço, sendo que o munícipe deverá comprovar a disponibilidade de área para o plantio, possibilitando dessa forma a análise por parte dos técnicos de DEPAVE 2, que definirão a quantidade e as espécies adequadas.

 

Análises e critérios

A análise da área de plantio leva em conta, além da metragem, presença de árvores ou outra vegetação, postes e outros equipamentos, etc. A critério técnico, poderão ser consultadas imagens de satélite disponíveis em sites como Google Earth, ou ainda fotos e plantas do local.

 

Quais mudas?

Para definição das mudas arbóreas, será considerado a disponibilidade do estoque de mudas dos viveiros municipais.

Veja o Manual Técnico de Arborização Urbana.

 

Documentos necessários:

Documento de identificação com foto e IPTU do imóvel.

 

Na retirada

No ato da retirada será fornecido folheto explicativo, contendo informações sobre plantio, manutenção e proteção das mudas. No caso de retirada de mudas de árvores, o munícipe deverá dispor de carro aberto (carroceria/caminhonete), uma vez que a maioria das mudas tem altura superior a três metros e pessoas para carregar as mudas.

Saiba mais.

 

 

Visite o Viveiro Manequinho Lopes

Acesso: Av. República do Líbano Portão 7A – Parque Ibirapuera
Quando:  segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
Telefone: 11 3887–6761

 

Você sabia que dentro do Parque Ibirapuera tem um Jardim Japonês? Veja mais aqui.

 

Conheça outros parques e praças.

 

E aí? Você já visitou o Viveiro Manequinho Lopes? Já tinha ouvido falar desse lugar? Conta para mim nos comentários abaixo.

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

 

Faça parte da minha Lista VIP

E você também pode se inscrever aqui no site e fazer parte da minha lista VIP. Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

 

Instagram

Siga-me no instagram. Procure por @nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Você encontra vasos auto-irrigáveis na loja online Toca do Verde!

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro