Tumbérgia: trepadeira ou arbusto? Tenho recebido muitas perguntas com dúvidas a esse respeito. Então resolvi fazer esse post para explicar as diferenças, semelhanças e dicas de cultivo de cada uma.

Tumbérgia: Trepadeira ou Arbusto?

O ARBUSTO

O arbusto conhecido por tumbérgia, tumbérgia-azul-arbustiva e manto-de-rei é um arbusto de textura semi-herbácea e ereto, como já diz o seu nome científico que é Thunbergia erecta. É originário da África Tropical e pode atingir de 2 a 2,5m de altura. Fica lindo na formação de cercas-vivas!

 

As folhas:

Suas folhas são verde-brilhantes, espessas e muito ornamentais!

 

As flores:

Suas flores são azuis arroxeadas nas bordas e amarelas no miolo e são formadas quase o ano todo, principalmente na primavera e no verão. Existe uma variedade com flores brancas com o miolo amarelo, menos comum. As flores são muito visitadas por beija-flores!

Tumbérgia arbustiva (Thunbergia erecta)

Tumbérgia arbustiva (Thunbergia erecta)

 

Dicas de Cultivo:

Essa tumbérgia arbustiva fica linda plantada isoladamente no jardim ou em grupos formando renques ao longo de muros, muretas, paredes e cercas.

Gosta de solo rico em matéria orgânica e irrigação a intervalos.

Para multiplicar, faça estacas principalmente após o florescimento.

 

A TREPADEIRA

Já a trepadeira tumbérgia, também conhecida por tumbérgia-azul e azulzinha é nativa da Índia. É uma trepadeira semi-lenhosa, muito, muito vigorosa, de folhagem e florescimentos muito ornamentais. Seu nome científico é Thunbergia grandiflora.

 

As folhas:

As folhas são ovaladas ou triangulares com alguns dentes, verde-escuras e brilhantes.

 

As flores:

As flores são grandes, azuis com o centro claro e formadas durante o ano todo, principalmente na primavera e verão. É talvez a trepadeira mais cultivada no Brasil. Existe uma variedade de flores brancas. Ela é muito atrativa para as abelhas mamangavas.

Tumbérgia trepadeira (Thunbergia grandiflora)

Tumbérgia trepadeira (Thunbergia grandiflora)

 

Dicas de cultivo:

Ela gosta de ser cultivada a pleno sol, mas já vi sendo cultivada na meia sombra também, onde floresce menos, claro.

Fica linda revestindo caramanchões, pérgolas, arcos, muros e cercas extensas. Como já falei antes, ela é muito vigorosa.

É uma trepadeira muito rústica, mas que tem que ser conduzida, pois ela não gruda na parede ou se enrosca na grade.

Gosta de solo fértil, enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares.

Faça adubações com farinha de ossos para estimular uma intensa floração.

Tolera bem o frio subtropical.

Multiplica-se por estacas.

 

Existem outras tumbergias, mas aqui optei por falar apenas das que tem flores parecidas e que geralmente são confundidas.

 

E aí? Você já conhecia as tumbérgias? Já tentou cultivar alguma delas? Qual foi a sua experiência? Conta para mim nos comentários abaixo.

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

E você também pode se inscrever aqui no site e fazer parte da minha lista VIP. Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

Siga-me no instagram e no facebook. Procure por nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Você encontra tudo para jardinagem na loja online Toca do Verde!

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro