Conheça a tagetes: Uma flor comestível, que atrai abelhas e borboletas, enfeita e ainda defende a horta! Uhuuu! Demais, né?
Tagetes: a flor que protege a sua horta!
Tagetes
A tagetes, também é conhecida por cravo-francês, cravo-de-defunto, flor-de-estudante, cravo-africano, cravo-amarelo e tagetes-anão. Na verdade, algumas plantas parecidas e da mesma família são popularmente conhecidas por esses nomes. Geralmente são as “Tagete erecta” e “Tagete patula“. As Tagetes são plantas eretas, de caule curto e bastante ramificadas.
Tagetes erecta
A Tagetes erecta, tem flores pequenas, dobradas e que aparecem principalmente na primavera e no verão. A forma das flores lembra o cravo.
A planta atinge de 60 a 90cm de altura. É originária do México e é muito usada na festa dos Mortos ou plantadas nos cemitérios, por isso ficou conhecida como cravo-de-defunto. Sua folhagem tem um cheiro característico. Mas atualmente já desenvolveram cultivares sem cheiro. Pode ser cultivada por todo país. Multiplica-se por sementes o ano todo, principalmente na primavera e verão.
Fica linda quando cultivada formando maciços em canteiros a pleno sol. Gosta de substrato com bastante matéria orgânica, bem drenado e irrigado periodicamente.
Pode ser cultivado em todo Brasil. Suas flores são muito utilizadas como flor de corte para compor arranjos florais.
Tagetes Patula
A Tagetes patula é originária da América do Norte, principalmente do México. Seu porte é um pouco menor. Ela atinge de 20 a 30cm de altura.
As flores são densas e podem ser simples ou dobradas. São solitárias, ou seja, nascem uma na ponta de cada ramo. E as cores variam entre o amarelo, alaranjado e marrom-avermelhado.
Ela fica linda em bordaduras ou formando conjuntos em jardins a pleno sol.
Gosta de terra rica em matéria orgânica, bem drenada e irrigada periodicamente.

Tagetes patula – foto: Leo Ronqui

Tagetes patula – foto: Leo Ronqui

Tagetes patula – foto: Leo Ronqui
Planta flexível!
Essas tagetes são umas das poucas plantas anuais que podem ser cultivadas durante o verão em regiões tropicais. Alô pessoal do Norte e Nordeste que gosta de flor! Prestem atenção nessas flores. Elas vão bem nos trópicos! E também vão bem nas regiões de altitude do sul do país! Ô plantinha flexível essa! Gostei!
E também é fácil de ser multiplicada por sementes em qualquer época do ano.
Ciclo de vida curto
Tagetes são plantas herbáceas e anuais. Ou seja, nascem, crescem, se desenvolvem, florescem e morrem dentro do período de um ano. É assim, por que esse é o ciclo de vida dessas plantas.
Protetoras das plantas!
Gostou? Tem mais! Sabia que as tagetes ajudam a proteger as plantas? Principalmente as ervas e temperos?
Pois é, no solo às vezes existem nematóides que são fitoparasitas (uma espécie de vermes minúsculos) que atacam as hortaliças, principalmente as partes subterrâneas como as raízes, bulbos, tubérculos e rizomas (causando deformações) e também os órgãos aéreos (como caule, folhas e sementes) que acabam apresentando sintomas que são muitas vezes confundidos com falta de minerais e outros nutrientes.
Nematóides
Esses nematóides ao se alimentarem, penetram e se movimentam pelos tecidos das plantas, causando danos e permitindo a entrada de viroses e outras doenças. Mas não é só isso. Eles ainda retiram nutrientes da planta para se alimentar. E injetam substâncias que tem ação tóxica nas plantas. Sugam os nutrientes ainda intoxicam a planta! Safados esses nematóides, né?
super tagetes em ação!
É aqui que entram em ação as super tagetes! Suas raízes liberam uma substância chamada alfatertienil que tem ação tóxica sobre os nematóides. Quando plantamos tagetes na horta, é como se plantássemos soldadinhos que irão proteger as nossas plantas, repelindo e intoxicando os nematóides do solo. Impedindo assim que eles ataquem as plantas. Você já tinha se dado conta de quanta coisa acontece dentro da terra???
Mas não é só no solo que as tagetes atuam! As folhas e flores também ajudam a repelir alguns insetos e/ou pragas. E ainda atraem as moscas das flores que se alimentam das pragas como pulgões e além de abelhas e borboletas adoram coletar o pólen de suas flores.
Como as tagetes demoram uns 3 meses para crescer e liberar essa substância repelente, plante-as antes de começar a horta, ou logo no início.
inseticida de tagetes
E dá para fazer um inseticida de Tagetes:
Ingredientes: 1 kg de folhas e/ou talos de tagetes e 10 litros de água.
Preparo: Misture 1 kg de folhas e/ou talos de tagetes em 10 litros de água, leve ao fogo e deixe ferver durante meia hora ou então deixe de molho (picado) por dois dias.
Aplicação: Coe o caldo obtido e pulverize as plantas atacadas.
Mas se eu fosse você, eu faria outro inseticida, algum dos que ensino aqui e usaria as flores para comer…
Comestíveis???
Pois é, as flores das tagetes são comestíveis e as folhas podem ser usadas como tempero, por isso ela é considerada uma PANC, uma planta alimentícia não convencional. Saiba mais sobre as PANC aqui.
As flores apresentam um leve perfume de limão e tem um gosto levemente amargo. As pétalas podem ser usadas em saladas, sopas, molhos, pudins, bolos e pães. Substituem muito bem o açafrão.
Veja mais sobre plantas comestíveis aqui.
E aí? O que você achou? Você já conhecia as tagetes? Qual é a sua experiência com elas? Conta para mim nos comentários abaixo.
Faça parte da minha Lista VIP e ganhe 2 e-books!
E você pode se inscrever aqui no site, fazer parte da minha lista VIP e ganhar 2 e-books!
Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.
ENTRE EM CONTATO COMIGO:
Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: falecom@nofigueiredo.com.br e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!
ESTRÉIA DE VÍDEOS NO YOUTUBE
Agora é possível programar uma estréia no Youtube. Então uns dias antes da 5af e do domingo eu já posto no canal a miniatura do vídeo que será postado. Aquela fotinho da capa do vídeo. E você pode clicar ali para receber um lembrete avisando que o vídeo irá começar. É muito legal saber antes o assunto do vídeo que irá ao ar, né?
Siga-me no instagram. Procure por @nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉
Compre sementes de tagetes na loja online Toca do Verde!
Kit joaNinho
Acompanhe o ciclo de vida das joaninhas e depois solte-as na natureza!
Hotel dos insetos
Hospede insetos amigos das plantas no seu jardim. Use cupom NOFIGUEIREDO para ganhar 5% de desconto.
Posso fazer liquido repelente com oleo essencial de tagetes (contra baratas)?
Teria alguma receita para indicar? Obrigada.
Olá querida!
Pode fazer sim, só não sei a eficiência!
Beijos floridos da Nô
Nossa! Eu adorei todas essas informações, não fazia ideia que essa flor tão maravilhosa possuía tantas utilidades, muito obrigada por compartilhar, tenho algumas mudas da cor laranja. Vou espalhar em volta da minha horta, tem uns insetos danados que adoram comê-la. Mais uma vez, obrigada 🥰♥️
Olá querida
Que maravilha!!!!
Fico muito feliz que tenha gostado!
Beijos floridos da Nô
Nunca tinha lido essas informações sobre as tagetes.
Adorei!!!!
Olá querido!
Que bom que gostou!
Beijos floridos da Nô
Ameiiii! Obrigado por compartilhar este conhecimento!! Plantei as Tagetes faz pouco tempo, elas são incríveis mesmo!! Muito lindas ❤❤❤
Olá querido!
Elas são maravilhosas!Obrigada pelo carinho!
Beijos floridos da Nô
Minha experiência com o tagets foi através de um remédio indicado para melhorar a visão, estou com descolamento de retina, o tagets é o fornecedor da luteína no medicamento, adorei o fato de ser utilizado de várias formas. Obrigada.
Olá querida
Uau, que interessante! Obrigada por compartilhar essa informação!
Estimo melhoras!
Beijos floridos da Nô
Eu estou aqui por conta de uma pesquisa da escola, mas adorei saber as utilidades dela, ela é mesmo uma flor maravilhosa! obrigada por dar essas informações moça! muito sucesso para você
beijos!
Olá, Viviane!
Que bom que gostou!
Beijos floridos da Nô