Strelítzia, também conhecida como ave-do-paraíso. Uma planta tropical que tem uma flor duradoura e espetacular! Adoro essa planta!

Strelítzia: flor duradoura e espetacular!

Bela touceira

A strelítzia é uma planta herbácea, rizomatosa, ereta e sem caule. Ela forma uma bela touceira e pode atingir de 1,2m a 1,5m de altura!

Ela é nativa da África do Sul, mas se adaptou super bem aqui no Brasil! Principalmente nos subtrópicos, onde floresce mais intensamente.

 

Folhas coriáceas?

Suas folhas são firmes e coriáceas, isto é, possuem uma textura que lembra o couro. Por isso são chamadas de coriáceas. Coisa de botânico, né?

 

Flores duráveis

Suas inflorescências aparecem nas pontas dos ramos em hastes longas. As flores alaranjadas são muito duráveis e saem de dentro de uma espata que tem a forma de um barquinho, ou uma canoa, e vão se sucedendo. No meio da flor sai em forma de uma flecha azul vivo, a antera e o estigma da flor. Na antera são produzidos os grãos de pólen e no estigma é onde o pólen começa a germinar.

O florescimento dura por uma boa parte do ano, principalmente no verão, onde as flores aparecem com mais frequência.

Strelitzia reginae

Existe uma variedade com tem as flores amarelas e uma outra com folhas reduzidas. E também uma parente delas, a Strelitzia juncea, onde as folhas foram substituídas por hastes cilíndricas, carnosas e pontiagudas, que lembram lanças.

Strelitzia junceae

 

Dicas de cultivo

A strelítzia adora o sol e fica linda como planta de destaque num jardim, em renques como aquele canteiro da calçada que mostrei no vídeo ou então em conjuntos no jardim. Ela gosta de terra rica em matéria orgânica e mantida umedecida, mas não encharcada.

Para fazer mudas, divida as touceiras ou então semeie as sementes que germinam facilmente.

 

Em vaso, não!

Como ela forma uma touceira grande, ela não fica feliz contida num vaso. Aliás, nunca vi nem plantei strelítzia em vaso. Acho que ia morrer de pena da planta. Ela é muito linda para ficar apertada e sufocada!

 

Flor para arranjos de flores!

Além de enfeitar o jardim, ela também é muito usada como flor de corte, pois é durável e proporciona a criação de lindos arranjos florais! Você gosta de arranjos de flores? Então baixe o meu e-book com dicas para criar lindos arranjos florais! Clique aqui.

 

Ah, que saudades…

Meus avós moravam numa chácara em Jaguariúna, perto de Campinas, no interior de São Paulo. A chácara era muito gostosa e ficava na beira do rio. Na saída da casa para o jardim tinha uma linda touceira de strelítzia que a minha avó adorava! Toda vez que vejo essa planta ou a essa flor, sou imediatamente transportada para minha infância. Para as inúmeras férias que passei nessa chácara com meus avós. Lembro que o colinho da minha avó estava sempre disponível para quem precisasse de carinho ou de conselhos. Com direito a cafuné e tudo! Ah, que saudades desse tempo bom!

 

Outros nomes

Essa planta também é conhecida por estrelitizia, estrelitzia, estrelizia, flor-ave-do-paraíso, flor-da-rainha e ave-do-paraíso (Strelitzia reginae). Se você olhar com atenção observará que a flor lembra mesmo um pássaro voando. Linda demais, né? Sou apaixonada por ela!!!

 

E aí? O que você achou? Já conhecia a strelítzia? Tem alguma planta que te faz lembrar de alguém querido? Conta para mim nos comentários abaixo.

 

Faça parte da minha Lista VIP e ganhe 2 e-books!

E você pode se inscrever aqui no site, fazer parte da minha lista VIP e ganhar 2 e-books!

Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

 

ESTRÉIA DE VÍDEOS NO YOUTUBE

Agora é possível programar uma estréia no Youtube. Então uns dias antes da 5af e do domingo eu já posto no canal a miniatura do vídeo que será postado. Aquela fotinho da capa do vídeo. E você pode clicar ali para receber um lembrete avisando que o vídeo irá começar. É muito legal saber antes o assunto do vídeo que irá ao ar, né?

 

Instagram

Siga-me no instagram. Procure por @nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Compre sementes de tagetes na loja online Toca do Verde!

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro