Venha passear comigo e conhecer essa linda cidade montanhosa e super charmosa, que fica pertinho de São Paulo, e onde passei o final do ano passado.

São Francisco Xavier: um passeio de lavar a alma!

Você que curte meus vídeos já sabe que eu adoro a natureza, montanha e cachoeira, né? E essa cidadezinha tem tudo isso! Meu marido e eu alugamos um sítio e fomos com nossos filhos e namoradas passar o feriado de final de ano lá.

 

O Sítio

Alugamos um sítio pelo Airbnb. O sítio era lindo! A casa era toda envidraçada com terraços quase a volta toda e vista para as montanhas do entorno. A gente acordava e tinha uma bruma cobrindo a vista, que ia sumindo conforme o sol ia esquentando. Teve um dia que presenciei um balé de andorinhas! Foi mágico! A piscina também era linda! Comprida e com uma pedra verde, que combinava com a paisagem. Tinha até um ofurô para relaxar no final da tarde.

 

Aguapé

Perto da casa também tinha um laguinho com carpas e mureré ou aguapé, também conhecida por jacinto-d’água, rainha-dos-lagos, baroneza, camalote e até pareci (Eichhornia crassipes). Essa planta aquática é linda demais! É flutuante, perene e nativa da América Tropical, inclusive do Brasil. Os peixes adoram usar suas raízes para suporte dos seus ovos, mas que com o tempo ela pode se tornar invasora, então tem que ser controlada. Ela nos presenteia com flores lilás-azuladas, muito ornamentais, formadas no verão!

Aguapé

Aguapé

 

Hortênsia

Lá em São Xico, como a cidade é carinhosamente chamada, tem um local chamado Pouso do Rochedo, que tem uma trilha que passa por várias cachoeiras maravilhosas e começa com um caminho cheio de hortênsias, que estavam super floridas. Hortênsia adora regiões montanhosas, com inverno frio. Aqui tem dicas de cultivo de hortênsias.

Hortênsias

Hortênsias

 

Dessa vez não fizemos a trilha completa, que sobre até o alto da montanha. Fizemos a trilha que vai beirando o rio e passando pelas cachoeiras. O visual é deslumbrante! Adoro esse passeio! É a 3a vez que faço essa trilha!

 

Araucária

Nessa região ainda há muitas araucárias também conhecidas por Pinheiro-do-paraná ou pinheiro-brasileiro (Araucaria angustifólia), que infelizmente está na lista oficial das espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção graças à sua exploração indiscriminada. Sou apaixonada por esse pinheiro brasileiro que pode atingir até 50m de altura! Adoro sua forma de guarda-chuva ao contrário ou aquelas taças de champanhe antigas.

Araucárias

Araucárias

 

Bromélia

E essas bromélias que nascem nas árvores??? Lindas demais, né? Tem umas árvores que ficam lotadas de bromélias. Costumo chamar de hotel de bromélias. Por que elas só se hospedam. Elas não prejudicam a árvore. Veja mais dicas de cultivo de bromélias aqui.

Árvore com bromélias

Árvore com bromélias

 

Cenário de filme!

Como lá é uma região montanhosa e com muitos rios de água gelada, é muito bom para o cultivo de trutas. Fomos um dia almoçar no restaurante e trutário Serra das Águas que tem duas cachoeiras acessíveis por uma trilha que sai por trás do restaurante. A primeira é bonita, mas a segunda é incrível! São 3 quedas d’água num cânion todo cheio de verde! É tanto abundância de água que ela até escorre pela lateral, pelas plantas!

Cachoeira

Cachoeira

 

Parece saído de cenário de filme, de tão lindo que é! A água é claro que é gelada, mas eu não me importo! Amo tomar banho de cachoeira! Sinto que aquela água pura e maravilhosa limpa tudo, até a alma!

 

Esses dias em São Xico foram maravilhosos! Bom demais viajar e estar em contato com a natureza! Voltei renovada e cheia de energia para começar o ano!

 

E aí? Gostou de passear comigo e conhecer um pouquinho de São Francisco Xavier? Conta para mim nos comentários abaixo.

 

Faça parte da minha Lista VIP e ganhe 2 e-books!

E você pode se inscrever aqui no site, fazer parte da minha lista VIP e ganhar 2 e-books!

Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

 

ESTRÉIA DE VÍDEOS NO YOUTUBE

Agora é possível programar uma estréia no Youtube. Então uns dias antes da 5af e do domingo eu já posto no canal a miniatura do vídeo que será postado. Aquela fotinho da capa do vídeo. E você pode clicar ali para receber um lembrete avisando que o vídeo irá começar. É muito legal saber antes o assunto do vídeo que irá ao ar, né?

 

Instagram

Siga-me no instagram. Procure por @nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Você encontra tudo para jardinagem na loja online Toca do Verde!

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro