Veja as dicas de cultivo, as superstições, como melhorar a saúde e como usar na cozinha essa querida e aromática erva.

Salve a Sálvia!

Origem

A sálvia é uma erva aromática originária da Europa, principalmente ao redor do Mediterrâneo, onde nasce espontaneamente numa variedade de cores e perfumes.

 

Variedades

No Brasil é difícil encontrar sálvias diferentes, por aqui cultivamos a mais comum, a Salvia officinalis, um arbusto pequeno, verde-azulado, perfumado, com folhas meio peludinhas.

Sálvia (Salvia officinalis)

Sálvia (Salvia officinalis)

 

Flores e aroma

As florzinhas aparecem geralmente no verão e podem ser brancas, azuis ou lilases. Seu sabor e aroma lembram a cânfora.

 

Depois de um tempo, melhor replantar!

É uma planta perene (que dura mais que 1 ano), mas depois de uns 2 ou 3 anos, quando os caules ficam lenhosos, começa a ficar feia e espigada. Nesse momento é melhor fazer mudinhas dela e replantar. Pode ser por mergulhia também.

 

Cultivo

A sálvia cresce bem em qualquer terreno, tanto no sol direto como na meia sombra. O que ela não gosta é de água em excesso, como boa erva do mediterrâneo que é. Veja mais sobre as ervas do mediterrâneo. Costumo acrescentar um pouco de areia no solo quando planto a sálvia para que a água não empoce e apodreça as raízes.

 

Época de plantio

A época ideal de plantio das mudas é no início do verão. Deixe 60cm de distância entre uma muda e outra.

 

Amigas e inimigas

Se for plantá-la na horta, plante-a junto do alecrim, do morango e da cenoura. Elas são plantas amigas, companheiras. Nunca plante-a junto da cebola! Elas não se bicam!

 

Truque para semear

Se for semear, o truque é congelar as sementes uns 3 dias antes. Depois cubra-as delicadamente com terra na hora da semeadura. Ela germina melhor na escuridão.

 

Colheita

Para colher, apanhe folhas individuais ou corte ramos inteiros até a altura de uma ou duas acima dos caules lenhosos.

 

Secagem

Se quiser secar para armazenar, pendure os ramos de ponta cabeça e deixe-os secando num local fresco e escuro.

 

Salve a sálvia!

Seu nome latino quer dizer salvar, por isso ela é associada à longevidade e imortalidade. Li que na mitologia ela era usada como um escudo contra mau-olhado e olho gordo.

 

Usos medicinais

Ela tem muitos usos medicinais! Ela melhora o apetite, a digestão e absorção de gorduras. Alivia cólicas, atenua a sensação de estômago cheio e gases. Tem efeito benéfico sobre o fígado e a função pancreática. Ajuda a reduzir o açúcar do sangue e a eliminação de toxinas através dos rins.

A sálvia ainda ajuda a reduzir a ansiedade e a depressão. E tem ação antioxidante e rejuvenescedora! É ótima para tonificar a pele, dar volume e amaciar o cabelo seco.

E tem mais! Ela também é antibacteriana, antiviral, antifúngica, antimicrobiana, descongestionante e expectorante, sendo indicada para resfriados, gripes, febres, inflamações da garganta e vias respiratórias. Seu chá também ajuda a reduzir gengivas inflamadas e aftas. E suas folhas podem ser aplicadas diretamente para alivio de dor de dente.

Ela ainda equilibra os hormônios e ajuda a reduzir os sintomas de suores noturnos e insônia da menopausa.

 

Nada de excessos!

Mas atenção, a sálvia pode ser tóxica se usada em altas doses ou por períodos prolongados. E deve ser evitada por grávidas, lactantes e por quem tem epilepsia.

 

Use também na cozinha!

E na culinária ela é usada fresca ou seca em aves recheadas, peixe, carne de porco e cordeiro. Fica boa também em pães, em vegetais como batata e cenoura, tofu e queijos. E ainda em risotos e massas.

As flores ficam deliciosas em chás gelados.

As folhas frescas são mais fortes, por isso pique bem e use com moderação. Coloque no final do cozimento dos pratos.

 

E aí? O que você achou da sálvia? Já conhecia essa erva? Já usou ela medicinalmente? Já cozinhou com ela? Conta para mim nos comentários abaixo.

 

ESTRÉIA DE VÍDEOS NO YOUTUBE

Agora é possível programar uma estréia no Youtube. Então uns dias antes da quinta e do domingo eu já posto no canal a miniatura do vídeo que será postado. Aquela fotinho da capa do vídeo. E você pode clicar ali para receber um lembrete avisando que o vídeo irá começar. Se você for de acordar cedo, às estréias são às 7h da manhã, poderá interagir comigo, por que geralmente estou online e a gente poderá interagir. É muito legal!

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

 

Faça parte da minha Lista VIP

E você também pode se inscrever aqui no site e fazer parte da minha lista VIP. Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

 

Instagram

Siga-me no instagram. Procure por @nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Você encontra sementes de sálvia na loja online Toca do Verde!

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro