Respondendo comentários do Youtube #07: a dúvida de alguém pode ser a sua! Veja as dicas de gerais de cultivo da maioria das plantas.

Respondendo comentários do Youtube #07

Plantas com as pontas secas

Muitas vezes as plantas ficam com as pontas secas por falta de água ou de umidade no ar. Principalmente no verão, quando faz muito calor, as plantas “bebem” muita água e também ressecam se ficarem num ambiente muito quente ou fechado. Então para melhorar essa situação, aumente a quantidade de água na hora da rega e também borrife água nas folhas das plantas. Elas adoram! Só não borrife nos cactos e suculentas que eles não gostam muito de água nas folhas. Com o ambiente mais úmido, as plantas vão ficar mais felizes!

 

Planta que não se desenvolve

Se a sua planta não está se desenvolvendo direito, pode ser que ela esteja precisando ser trocada de vaso. Quando compramos uma planta, geralmente ela já está há muito tempo naquele vaso e precisa ser transplantada para um vaso novo, maior e com substrato novo e adubado. Com o tempo o substrato vai ficando velho e vencido e depois de uns 2 ou 3 anos, ela precisará ser transplantada novamente para um novo vaso, maior e com substrato novo e adubado. Se ela ficar muito tempo num mesmo vaso, as raízes irão ocupar todo o vaso e não haverá mais substrato para a planta se alimentar e com o tempo ela irá começar a definhar.

 

Somos 100% Responsáveis

Quando a gente está cultivando uma planta em vaso, somos 100% responsáveis por ela. A planta não tem condições de sair de lá, né? Ela não tem perninha para sair e procurar comida, procurar água, procurar luz. Ela fica onde a gente tiver colocado ela. Ela pode até se mexer um pouquinho com o vento, mas ela não consegue mudar de lugar sozinha. Então quando ela está em um vaso, nós é que temos que oferecer para ela as melhores condições possíveis para que ela se desenvolva naquele vaso.

 

Tamanho de vaso

Existe uma proporção que temos que prestar atenção entre o tamanho da planta e o tamanho do vaso. A planta pode ser até 2,5x maior que o vaso. Se ela estiver maior do que isso, ela está apertada no vaso. Veja mais sobre tamanho de vaso aqui.

 

Reproduzir o ambiente natural

Quando cultivamos uma planta, temos que tentar reproduzir o ambiente original onde ela cresce na natureza. Por exemplo, o lírio-da-paz é uma planta que gosta de meia-sombra. Ela fica meio na sombrinha, embaixo das árvores na natureza. Então ela vai bem dentro de casa. Mas não é para colocar ela num quarto escuro. Coloque-a perto de uma janela que receba bastante luz para que ela possa florescer e te presentear com muitas flores. Se ela ficar num local muito escuro, ela não vai florescer.

 

Alimento

É importante também lembrar de adubar as plantas, principalmente as plantas em vaso pelo menos umas 3x por ano. No começo da primavera, do verão e do outono. No inverno não é necessário adubar. Adube apenas aquelas plantas que florescem no frio, como as azaléias. Veja mais sobre adubação aqui

 

Devo cortar a haste de orquídea florindo?

Eu não corto a haste de uma orquídea florindo. Eu espero acabar a floração para então cortá-la. E quando vou cortar, corto bem pertinho de onde a haste começa, onde saem as folhas. Se a ponta da haste ainda estiver verde, podemos colocar canela em pó ali no corte da haste, ou um pouquinho de pasta de dentes, ou até uma gotinha de esmalte ali, para fechar o corte e não evitar que entre  algum bichinho por ali. Saiba mais sobre cultivo de orquídea aqui.

 

Ingrediente Secreto de Cultivo

Ah! Lembre também do ingrediente secreto de cultivo: AAC: Atenção, amor e carinho. Converse com a sua planta. Diga o quanto você a ama e como gostaria que ela te presenteasse com flores. Normalmente elas costumam responder e nos presentear com flores!

 

Faça parte da minha Lista VIP e ganhe 2 e-books!

E você pode se inscrever aqui no site, fazer parte da minha lista VIP e ganhar 2 e-books!

Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

 

ESTRÉIA DE VÍDEOS NO YOUTUBE

Agora é possível programar uma estréia no Youtube. Então uns dias antes da 5af e do domingo eu já posto no canal a miniatura do vídeo que será postado. Aquela fotinho da capa do vídeo. E você pode clicar ali para receber um lembrete avisando que o vídeo irá começar. É muito legal saber antes o assunto do vídeo que irá ao ar, né?

 

Instagram

Siga-me no instagram. Procure por @nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Você encontra tudo para jardinagem na loja online Toca do Verde!

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro