Respondendo comentários do Youtube #06: a dúvida de alguém pode ser a sua! Veja as dicas de cultivo de várias plantas, inclusive de lírio da paz.

Respondendo comentários do Youtube #06

Viva 2019!

Olá, amantes da natureza! E 2019 começou!!! Viva!!! Vamos torcer para que este ano seja muito melhor que o ano passado, né?

 

Por que responder comentários e dúvidas?

Eu já percebi que vocês gostam bastante quando eu respondo os comentários e é uma forma que eu me sinto mais perto de vocês também porque eu posso falar o nome de cada um e responder diretamente cada dúvida.

Eu fico super feliz cada vez que você responde, que você comenta e curte, compartilha meus vídeos. Muito obrigada!

 

Singônio:

Robert Santana pergunta: “Nô, o singônio é mais resistente do que a jiboia? Se colocarmos as duas juntas vc acha q a jibóia pode matar o singônio?”

Eu não colocaria essas duas trepadeiras juntas, não. Nem juntas no mesmo canteiro, nem no mesmo vaso. Ou usa uma, ou usa outra. As duas juntas eu acho que não dá certo. Escolhe uma delas e vai com ela, Robert. Boa sorte. Veja mais sobre singônio.

 

O Incrível jardim-floresta de Raul Cânovas:

Muita gente comentou sobre o jardim desse grande mestre!

Eliete dos Santos Ferreira de Melo comentou: “Lindo passeio à floresta maravilhosa desse ser iluminado que respeita o verde.”

Lucia Portes, também comentou: “Maravilha! Meu sonho é viver num lugar desses!”

Marli Candido: “Que aula maravilhosa, adorei. Obrigada.”

Muito bom, né? Se você ainda não viu o vídeo, clique aqui. Eu adorei conhecer o jardim do Raul e aprender com ele. Também tenho muita vontade de viver num lugar com mais verde ainda do que onde eu vivo!

 

Orquídeas no Nordeste?

O Francisco Henrique pergunta: “Nô as orquideas podem ser cultivadas no Nordeste/Maranhão ou elas podem ser cultivadas em qualquer região, vc sabe me dizer se elas resistem ao clima?”

Depende da espécie de orquídea. São muitas espécies de orquídeas. E cada uma se adapta a um tipo de clima. Algumas são mais flexíveis, se adaptam a vários climas diferentes, outras não. Então é legal você dar uma pesquisada e ver qual é a orquídea que você quer cultivar e se ela vai bem na sua região.

 

Série sobre Cultivo de Orquídeas

Domingo que vem vai começar uma série sobre orquídeas que eu gravei lá no Colibri Orquídeas. É um sítio maravilhoso aqui pertinho de São Paulo. É um especial. Vão ser cinco domingos falando sobre orquídeas. E dá uma olhada no site deles, que tem muita informação: colibriorquideas.com.br.

Eles cultivam muitas orquídeas, e priorizam o cultivo de orquídeas da Mata Atlântica. É muito legal porque eles salvam essas orquídeas que muitas acabam entrando em extinção de tanto que as pessoas vão lá e apenas arrancam. Tiram da natureza e não sabem cultivar direito e acabam até perdendo as orquídeas, né? Então eles conseguem reproduzir as orquídeas. Então é possível a gente cultivar essas orquídeas. E aí eles vão dar todas as dicas de cultivo.

 

Lírio da Paz

A Sandra Moura comenta no vídeo sobre o lírio da paz: “Ola Nô, comprei um lirio desse tirei do vaso e coloquei no meu jardim no sol algumas folhas ficaram queimadas. o que fazer?”

Querida, essa planta não gosta de sol. É uma planta de meia-sombra. Tira esse lírio do sol, por favor. Se não ele vai continuar queimando e vai acabar morrendo.

 

Plantas que Florescem dentro de Casa

Aliás o lírio da paz é uma das poucas plantas que florescem dentro de casa. Aqui tem um post/vídeo que eu falo um pouco mais sobre plantas que florescem dentro de casa. Não são muitas, mas o lírio da paz é uma delas. O antúrio também floresce dentro de casa. Veja mais sobre cultivo de lírio da paz e sobre cultivo de antúrio.

 

Como fazer para bromélia dar flor?

Ketlen Naatz, pergunta: “Olá gostaria de saber como fazer a bromélia a dar flor ?”

Importante saber sobre bromélias: Aquela planta que deu a flor, depois da floração ela nunca mais vai florescer. Aquela floração acabou, a planta vai ficar mais um tempo ainda vegetando, ativa. Depois ela vai provavelmente soltar um broto e aí esse broto é que vai florescer. A planta original, a planta mãe, ela floresce apenas uma vez. Então se você está se referindo à planta mãe, esquece. Ela não vai florescer mais. Continue cuidando ela. Depois a filha dela vai te presentear com uma outra flor.

 

Dicas de Cultivo de Bromélias:

A maioria das bromélias gosta de meia-sombra e gosta de água no copinho. Não gosta de água nem de adubação em excesso.

As bromélias, como as orquídeas, são em sua maioria, planta epífitas. Ou seja, plantas que vivem no tronco das árvores, na natureza originalmente. Então podemos usar o mesmo substrato das orquídeas para elas. Veja mais sobre cultivo de bromélias.

 

Adubo de Casca de Ovo

O Leonardo Gomes pergunta sobre o adubo de casca de ovo: “De quanto em quanto tempo pode usar essa farinha de ovo nas plantas? Obrigado!”

Você pode colocar uma vez por mês, ou então você pode ir intercalando com outros adubos. Você pode usar um mês, por exemplo a farinha de casca de ovo. No outro, húmus de minhoca. E assim você vai intercalando. Mas é muito legal, as plantas adoram! Recomendo.

 

Especial Orquídeas

A partir do domingo que vem vai ter o especial sobre orquídeas que fiz no Colibri Orquídeas, que fica num sítio lindo em São Lourenço da Serra, pertinho de São Paulo. Lembre-se de clicar nas notificações, naquele sininho que fica embaixo do vídeo do youtube para receber uma notificação quando saírem os vídeos.

 

ESTRÉIA DE VÍDEOS NO YOUTUBE

Agora é possível programar uma estréia no Youtube. Então uns dias antes da quinta e do domingo eu já posto lá a miniatura do vídeo que será postado. Aquela fotinho da capa do vídeo. E você pode clicar ali para receber um lembrete avisando que o vídeo irá começar. Se você for de acordar cedo, às estréias são às 7h da manhã, poderá interagir comigo, por que geralmente estou online e a gente poderá interagir e tirar dúvidas. É muito legal!

 

Ingrediente Secreto de Cultivo

Ah! Lembre também do ingrediente secreto de cultivo: AAC: Atenção, amor e carinho. Converse com a sua planta. Diga o quanto você a ama e como gostaria que ela te presenteasse com flores. Normalmente elas costumam responder e nos presentear com flores!

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

 

Lista VIP

E você também pode se inscrever aqui no site e fazer parte da minha lista VIP. Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

 

Instagram

Siga-me no instagram. Procure por nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Você encontra tudo para jardinagem na loja online Toca do Verde!

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro