Respondendo comentários do Youtube #04: a dúvida de alguém pode ser a sua! Veja as dicas de cultivo de várias plantas e mais sobre Rosa do Deserto.

Respondendo comentários do Youtube #04

Veja agora as respostas às dúvidas e comentários que recebo no meu canal do youtube:

Arroz triturado para adubar samambaia?

No vídeo sobre as samambaias a Cleonice Silva Souza pergunta: “Nô posso triturar o arroz no liquidificador? Para adubação da samambaia?” Confesso que não sei. Eu nunca triturei o arroz.

O que eu sei é que a gente usa a água de lavagem do arroz para adubar a samambaia.

Veja 8 dicas para bombar suas samambaias!

 

Parque Burle Marx

Adélia da Silva comenta no vídeo que eu fiz no Parque Burle Marx: “Bom dia, Nô, que lugar lindo. Isso é em Sampa? Muito lindo mesmo. Como eu sempre digo, é maravilhoso acordar domingo e ter vídeos seus. Amo muito. Um domingo florido para você e todos os seus beijos.

 

Adorei!

Fiquei muito feliz com essa mensagem da Adélia! Muito bom saber que você gosta de acordar com meus vídeos. Muitos beijos floridos para você!

 

A natureza encanta

O Luis Roberto comenta no vídeo que fiz sobre o Parque Burle Marx: “A Natureza sempre nos encanta e nos proporciona a paz tão desejada que o dia a dia às vezes nos rouba! Nunca fui ao Parque Burle Marx, mas gostei da sua dica e vou visitá-lo! Continue divulgando o bem e a paz sempre! Fraterno abraço!”  Fiquei emocionada com essa mensagem do Luiz Roberto!

Divulgar paz e amor

Meu objetivo quando faço os vídeos é enviar paz e amor para cada um que está assistindo o vídeo. Acho que é o que está faltando no nosso país, no nosso planeta. Está faltando muita paz e muito amor.

 

Vamos tomar água e irradiar paz?

Outro dia recebi uma mensagem que sugeria que cada vez que a gente fosse tomar água, a gente devia pensar: O mundo está em paz e eu também. E então a gente imagina que essa paz está sendo transmitida pela água para todas as pessoas. Para o mundo inteiro. Não é lindo demais?

 

Você também observa os jardins das casas pelas ruas?

Achei muito linda essa mensagem do canal I Love Terreno Baldio: “Meu hobby é observar os jardins das casas pelas ruas. A primeira coisa que eu olho são os tipos de plantas que tem. Se é bem cuidado, se é atual ou mais conservador. Adoro! E de vez em quando peço uma muda para os donos.” E a Adélia também comenta; “Nossa , eu me identifico com você. Também faço o mesmo, beijos.”

 

Eu também faço isso!

Eu confesso que eu também faço isso. Saio na rua e eu adoro ver os jardins. Eu adoro reparar nas plantas que estão na calçada. Para mim é quase que brincar de um álbum de figurinhas, né? Eu vou olhando e vou lembrando os nomes das plantas, observando se tem flor, se não tem flor. E quando está muito bonita, confesso que eu não resisto. Eu paro para fotografar!

 

Mini samambaia

O Valmirbas de tudo um pouco comenta; “Olá, posso colocar samambaia no terrário fechado? Obrigado” Pode sim. Samambaia adora! Samambaia adora esse ambiente de terrário fechado, que é um ambiente que fica bem úmido. Veja como fazer terrários aqui.

 

Violetas

O Matthew Azevedo comenta no vídeo que eu fiz sobre cultivo de violeta: “Oi, Nô! Bom dia. Comecei o cultivo de violetas, elas estão bem mas não querem dar flor. Você pode me ajudar? Obrigado, Deus te abençoe”.

 

Falta de adubação? De luminosidade?

Matthew, o que pode ser é que esteja faltando um pouco de adubação ou luminosidade. As violetas não gostam de sol direto nelas, mas gostam de bastante luminosidade. Então pode ser que seja algum dessas coisas que esteja faltando para elas. E tenha um pouquinho de paciência, porque já já ela deve florir.

 

Ingrediente Secreto de Cultivo

Ah! Lembre também do ingrediente secreto; AAC: Atenção, amor e carinho. Converse com ela. Diga o quanto você gostaria que ela te presenteasse com flores. Normalmente elas costumam responder e nos presentear com flores.

 

Rosa do Deserto

No vídeo onde eu ensino a cultivar rosa do deserto, Carlos Alberto comenta; “Boa tarde, gostaria de saber se sol em excesso faz mal para a rosa do deserto?” Não! Elas adoram sol! Pode deixar no sol direto. Ou se estiverem dentro de casa, deixe-a perto de uma janela que receba muita luz!

 

Rosa do deserto gosta de água?

Elas não gostam de muita água. A minha fica junto com os meus cactos e suculentas, do lado de fora da casa, mas embaixo da platibanda. Então é um lugar que quando chove não costumam receber água. A não ser que seja uma chuva de vento, né? Aí vai cair água em cima delas. Aqui eu monstro aonde eu cultivo meus cactos e suculentas. Veja também dicas de cultivo de rosa do deserto.

 

Pode cultivar dentro de casa?

Ainda no vídeo da rosa do deserto a Eliana Silva Oliveira Brito comenta: “Olá, como faço para manter ela em casa no vaso, tipo dentro de casa?” Eliana, coloque-a bem perto de uma janela que receba bastante luz. Porque ela precisa de sol, de luz de sol para poder florescer. Se não ela não vai florescer. E capricha na adubação.

 

Caudex mole?

A Aida de Souza comenta também no vídeo de cultivo de rosa do deserto: “Nô, minha rosa do deserto está com o caudex mole, será muita água?”

 

Suculentas x água

Pode ser muita água sim. Lembre-se que ela é uma suculenta e é uma planta que não gosta de muita água. Todas essas plantas que tem o caule assim, meio gordinho, que são as plantas suculentas. São plantas que armazenam água no caule. Então elas não gostam de água em excesso.

 

O que fazer agora?

Diminua a rega e deixa ela em um lugar que pegue bastante luz. De preferencia sol direto nela. Para secar esse substrato e só então você voltar a regar.

 

A rosa do deserto é tóxica?

Aqui tem duas duvidas no vídeo que fiz tirando dúvidas de cultivo de rosa do deserto. A Cristina Daher e a Ediane Rodrigues. As duas estão preocupadas para saber se é uma planta tóxica. Consultando o livro Plantas Venenosas, do Gil Felippe descobri que ela não está listada como planta tóxica.

 

Atenção:

A sua seiva, aquele leitinho que sai quando fazemos a poda, é tóxico. Então quando for fazer a poda, proteja-se.

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

 

Lista VIP

E você também pode se inscrever aqui no site e fazer parte da minha lista VIP. Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

 

Instagram

Siga-me no instagram. Procure por nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Você encontra tudo para jardinagem na loja online Toca do Verde!

Clique abaixo para visitar a loja

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro