Ranúnculo: parece rosa, só que não é! Aprenda como cultivar essa linda planta que tem uma floração espetacular e maravilhosa!

Rainúnculo

Nomes

O ranúculo ou rainúnculo (Ranunculus asiaticus) é originário do Oriente, da Europa e principalmente da Turquia. Essas plantas são também popularmente conhecidas como botão-de-ouro, quando as flores tem tonalidades vibrantes e brilhantes e botão-de-prata, quando as flores são brancas.

 

Floração

As flores podem ser amareladas, alaranjadas, rosadas, vermelhas, vermelhas com manchas amarelas, amarelo-laranja-avermelhado, vermelho forte e escuro, verdes com extremidades avermelhadas e até escarlate. Sua floração é muito intensa e abundante. Cada planta pode produzir até 75 flores por estação, uns 3 a 4 meses.

Floração do ranúnculo

Ranúnculos amarelos

Ranúnculos vermelhos

 

Folhagem

Suas folhas são delicadas e lembram as folhas das ervas. No início do verão geralmente a folhagem murcha. É o momento de suspender as regas e retirar os tubérculos da terra. Eles devem ser guardados e replantados no início da primavera. A floração acontece no final da primavera e no verão.

Folhagem do ranúnculo

 

Dicas de Cultivo:

Luminosidade: sol pleno

Substrato: leve e solto e muito fértil. O substrato simples é o mais indicado.

Regas: regulares. Tire suas dúvidas sobre regas aqui.

Clima: Os ranúnculos são plantas mais adequadas para serem cultivadas em climas mais amenos. Eles não aguentam o calorzão do verão.

Multiplicação: por tubérculos e por sementes.

 

Adubação

Adube com húmus de minhoca ou com a receita para estimular a floração que ensino aqui. Você também pode colocar húmus de minhoca, farinha de casca de ovo e o pó do café ou o café que tiver sobrado no bule ou na garrafa térmica, desde que esteja sem açúcar, né? Com açúcar irá atrair formigas…

 

Atenção!

Quando as folhas são verdes elas são tóxicas. Depois da floração elas passam a ser inofensivas e podem até serem consumidas. Depois de secas, na medicina popular, são indicadas como purgativas e antiescorbúticas.

AAC

Lembre-se de que as plantas adoram AAC: atenção, amor e carinho! Esses são os maiores segredos do sucesso de cultivo de plantas! Converse com a sua planta. Diga o quanto você a ama e como ela é importante para você! Quem não gosta de atenção, amor e carinho? 

E aí? O que você já conhecia essa planta? Já cultivou essa planta? Conta para mim nos comentários abaixo.

Faça parte da minha Lista VIP e ganhe 3 e-books!

E você pode se inscrever aqui no site, fazer parte da minha lista VIP e ganhar 3 e-books!

Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

ESTRÉIA DE VÍDEOS NO YOUTUBE

Agora é possível programar uma estréia no Youtube. Então uns dias antes da 5af e do domingo eu já posto no canal a miniatura do vídeo que será postado. Aquela fotinho da capa do vídeo. E você pode clicar ali para receber um lembrete avisando que o vídeo irá começar. É muito legal saber antes o assunto do vídeo que irá ao ar, né?

Instagram

Siga-me no instagram. Procure por @nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Compre tudo para jardinagem na loja online Toca do Verde!

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro