Nesse post você irá aprender a cultivar o pingo-de-ouro, um lindo arbusto muito utilizado aqui no Brasil e decidir se deve podá-lo ou não.

Pingo-de-ouro

Pingo-de-ouro

O pingo-de-ouro também é popularmente conhecido por violeteira-dourada, duranta e violeteira. Seu nome científico é Duranta erecta L. “Gold Mound”.

Pingo-de-ouro podado

Pingo-de-ouro podado

 

Características e Origem

É um arbusto lenhoso, perene e ereto, resultado da seleção hortícula da espécie típica, a Duranta erecta, que não tem essa coloração dourada das folhas, mas tem umas flores roxinhas, azuladas ou brancas muito lindas! Além de ser uma arbusto originário do México até o Brasil!

O pingo-de-ouro pode atingir de 1m a 1,5m de altura e possui uma ramagem densa e muito ornamental.

 

Folhagem

As folhas são amarelo-douradas, principalmente as mais jovens. Elas são meio duras, sem pelos e com as margens lisas. Variam de 3 a 5cm de comprimento.

Detalhe folhagem pingo-de-ouro

Detalhe folhagem pingo-de-ouro

 

Floração

As inflorescências são do tipo espigas pendentes e aparecem nas pontas dos ramos. As flores são azul-arroxeadas ou brancas e são formadas na primavera e verão.

É preciso olhar com atenção para reparar nas florzinhas, que só parecem nas plantas que não são mantidas podadas.

Detalhe das flores do pingo-de-ouro

Detalhe das flores do pingo-de-ouro

Frutos

Os frutos são lindinhos, arredondados, amarelo-ouro, ornamentais e muito apreciados por pássaros. E como as flores, só aparecem nas plantas que são cultivadas sem poda.

Frutos do pingo-de-ouro

Frutos do pingo-de-ouro

 

Detalhes dos frutos do pingo-de-ouro

Detalhes dos frutos do pingo-de-ouro

O Queridinho do jardim!

Segundo Harri Lorenzi, é o arbusto mais cultivado nos jardins brasileiros, tanto em renques ou conjuntos esparsos no meio de gramados, sempre a pleno sol. Quando cultivado à meia sombra a coloração dourada das folhas diminui.

 

Podar ou não?

Geralmente é mantido podado, mas quando podamos não somos presenteados com os frutos e flores. Apenas ajudamos a planta a manter a coloração dourada das folhas.

É uma planta muito utilizada para topiaria e que tolera bem geadas.

 

Multiplicação

É fácil multiplicá-la por estacas do ramo com uns 15 a 20cm de comprimento, e colocadas num copo com água num local com bastante claridade, mas sem sol direto, para soltarem raízes e depois transplantá-las.

 

Adubação

Adube 3x ao ano com adubação para folhagem se ela for mantida podada ou então com a adubação para estimular a floração no começo da primavera e do verão. Veja aqui como adubar.

 

INGREDIENTE SECRETO DE CULTIVO

E o lembre-se do ingrediente secreto de cultivo: AAC = atenção + amor + carinho!

 

 

Confesso que eu prefiro ver o pingo-de-ouro com flores e frutos. Não sou muito fã de ficar podando toda hora. E você, o que acha? Gosta de podar suas plantas? Fica com dó de podá-las? Conta para mim nos comentários aqui abaixo.

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

 

Faça parte da minha Lista VIP

E você também pode se inscrever aqui no site e fazer parte da minha lista VIP. Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

 

Instagram

Siga-me no instagram. Procure por @nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Você encontra tudo para jardinagem na loja online Toca do Verde!

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro