PEIXINHO-DA-HORTA: PANC Poderosa e Saborosa! Saiba tudo sobre essa planta alimentícia não convencional, que tem gosto de peixe!

PEIXINHO-DA-HORTA: PANC Poderosa e Saborosa

PEIXINHO-DA-HORTA

O peixinho-da-horta (Stachys byzantina) também é conhecido como lambari-da-horta, lambarizinho, lambari-de-folha, orelha-de-coelho, orelha-de-lebre (por causa dessas penugem que recobre as folhas, além delas serem macias e fofinhas), que quando é empanada e frita, tem gosto de peixe!

 

ORIGEM

Essa planta é originária da Turquia, sudoeste da Ásia e do Cáucaso.

 

CARACTERÍSTICAS

O peixinho-da-horta é uma planta herbácea, perene e ereta que pode atingir de 20 a 40cm de altura.

 

FOLHAGEM ORNAMENTAL

Sua folhagem é muito ornamental. Suas folhas são simples, aromáticas e revestida por uma espécie de penugem branca, que os botânicos chamam de lanugem.

 

FLORAÇÃO EVENTUAL

Eventualmente ela floresce, geralmente em locais de altitude do Sul e Sudeste do Brasil. As inflorescências são em forma de espiga densas, que aparecem acima das folhas com flores  pequenas rosas ou violetas com belo efeito ornamental. Essas que tenho aqui em casa nunca floresceram. Mas também aqui não é local de altitude, né? Uma pena.

 

ONDE CULTIVAR

O peixinho-da-horta deve ser cultivado a pleno sol e fica lindo como bordadura ou como formação de canteiro. Pode também ser cultivado em jardineiras e vasos largos, para que ela possa ir se espalhando, já que a planta mãe vai soltando brotos.

 

SUBSTRATO E REGA

Essa planta gosta de substrato rico em matéria orgânica, com boa drenagem e mantido sempre úmido. Por isso gosto de acrescentar sempre húmus de minhoca, farinha de casca de ovo, borra de café como adubo. Saiba mais sobre adubação.

 

GOSTA DE FRIO

Essa planta resiste bem a baixas temperaturas de inverno, tanto que está fazendo bastante frio aqui em SP esses dias e ela está bem lindinha, né? Por isso que ela é indicada para cultivo em regiões de altitude do Sul e Sudeste do Brasil.

 

PLANTA RESISTENTE A PRAGAS E DOENÇAS

É uma planta bem resistente a insetos e doenças. Quando o dia está muito quente ela pode ficar meio murchinha, mas é só regar ou a temperatura ficar mais fresca ao cair a noite que ela voltará a ficar bonita!

 

MULTIPLICAÇÃO

Para multiplicar o peixinho-da-horta, é só separar as brotações laterais que aparecem ao redor da planta mãe.

NÃO CONFUNDA COM A SÁLVIA!

Tem gente que chama o peixinho-da-horta de sálvia, apesar de não ser a Salvia, Salvia officinalis que é mais conhecida mundo a fora e muito empregada tanto como condimento como medicinalmente desde a Idade Média.

Tanto o peixinho-da-horta quanto a Salvia officinalis são parentes. Ambos são da família Lamiaceae e suas folhas são parecidas, peludinhas.

 

PODERES DO PEIXINHO

Mas não despreze o peixinho-da-horta só por que ele não é tão conhecido como a sálvia. Ele tem lá seus poderes!

O Peixinho-da-horta ajuda a diminuir a tosse, a acalmar a pele e outros tecidos do corpo, a tratar problemas estomacais, a tratar inflamações na garganta e ainda possui alto valor proteico, podendo ser usada por veganos e vegetarianos no lugar da carne.

 

COMO COMER PEIXINHO-DA-HORTA

Falando em comer, suas folhas ficam deliciosas quando empanadas e fritas. Ficam super crocantes e com uma textura e sabor suave que lembra o sabor de peixe-frito. Por isso que ela ganhou esse nome popular de peixinho-da-horta. Aqui em casa a gente empana usando maisena, pois eu estou alérgica à glúten, então evito a farinha de trigo. Fica super gostoso!

Com suas folhas suculentas e nutritivas podemos fazer lasanha, massas, risoto, refogadas ou até como recheio de omeletes e tortas.

 

ALIMENTAÇÃO BIODIVERSA

A moda hoje é uma alimentação biodiversa. Ou seja, quanto mais a gente variar o que comemos, mais rica será nossa alimentação, mais nutrientes, vitaminas e minerais nosso corpo terá à sua disposição para manter nosso corpo saudável.

Saiba mais sobre as PANC, as plantas alimentícias não convencionais, que são a febre do momento! São fáceis de serem cultivadas, algumas eram até consideradas mato, pois nascem espontaneamente no jardim.

 

AAC

E não tem nada melhor do que comer o que cultivamos, né? Quando a gente cultiva usando AAC = Atenção, amor e carinho, nossas plantas ficam mais bonitas e mais saudáveis e consequentemente, nós também!

 

E ai? O que você achou? Já conhecia essa planta? Qual foi sua experiência com ela? Conta para mim nos comentários abaixo

Faça parte da minha Lista VIP e ganhe 3 e-books!

E você pode se inscrever aqui no site, fazer parte da minha lista VIP e ganhar 3 e-books de presente!

Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: falecom@nofigueiredo.com.br e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

 

Instagram

Siga-me no instagram. Procure por @nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Kit joaNinho

Acompanhe o ciclo de vida das joaninhas e depois solte-as na natureza!

Hotel dos insetos

Hospede insetos amigos das plantas no seu jardim. Use cupom NOFIGUEIREDO para ganhar 5% de desconto.

Você encontra tudo para jardinagem na loja online Plantei.

Use o cupom VIMDANO para ganhar 5% de desconto na sua primeira compra.

Siga a Nô nas redes sociais

Banner Plantei