Parque Burle Marx: visite comigo esse lindo parque no coração do Morumbi na zona Sul de São Paulo.

Parque Burle Marx

Chácara Tangará

O Parque do Burle Marx foi construído no terreno da antiga propriedade rural denominada Chácara Tangará — que ocupava todo o bairro do Panamby —, e que pertencia ao empresário ítalo-brasileiro Francisco Matarazzo Pignatari, conhecido por Baby Pignatari. Na década de 1940, Baby Pignatari decidiu construir uma mansão para morar com a princesa austríaca Ira von Furstenberg, com quem iria se casar.

Parque Burle Marx

Parque Burle Marx

 

Sonho: ter a maior casa do Morumbi

Ele então contratou Oscar Niemeyer para projetar a casa e Roberto Burle Marx para projetar os jardins. A ideia de Baby era construir a maior casa de todo o Morumbi. Entretanto, o casamento com a princesa acabou antes da obra ficar pronta e apenas o jardim estava finalizado.

 

Jogada às traças

A área então acabou ficando abandonada por 40 anos, até que no final dos anos 1980, foi leiloada e vendida para uma empresa de Empreendimentos imobiliários que queria construir alí um hotel e prédios comerciais.

 

Viva os ambientalistas!

Como havia uma extensa área de Mata Atlântica preservada e vestígios do trabalho paisagístico de Roberto Burle Marx, ambientalista e apelos da população conseguiram que 29% do território da antiga Chácara Tangará fosse doado à Prefeitura para a criação do Parque Burle Marx.

 

Atividades

O parque oferece várias atividades. Aos sábados pela manhã acontece uma Feira Orgânica e lá também há uma horta comunitária e um espaço para food trucks. E gratuitamente é possível fazer aulas de golfe, tai chi chuan, yoga, dança como zumba e ritmos de salão além de crossfit e técnicas de aquarela.

 

trilhas

Há também 3 trilhas com diferentes níveis de dificuldades para caminhada e jogging, que permitem uma experiência sensorial dentro da mata, com direito a observação de uma diversidade de animais e espécies arbóreas e herbáceas.

Mapa do Parque Burle Marx

Mapa do Parque Burle Marx

 

Lago com Ilhas flutuantes

Olha que interessante essas ilhas flutuantes que ajudam a limpar o lago:

Ilhas Flutuantes

Ilhas Flutuantes

 

Ilhas Flutuantes

Ilhas Flutuantes

Jardim de Burle Marx

O jardim de Burle Marx tem aproximadamente 4 mil metros quadrados e foi reformado pelo próprio Burle Marx um pouco antes de sua morte. O Jardim é formado por um belo conjunto de palmeiras imperiais, plantadas lado a lado por toda a extensão do jardim; um gramado conhecido como Gramado Xadrez, com a utilização de duas espécies de grama a esmeralda e a Santo Agostinho Variegata,; a área do pergolado, que fica atrás do Gramado Xadrez; o espelho d’água e seu conjunto de fontes e cascatas; dois painéis de concreto esculpidos em alto relevo; e a área das árvores pau-ferro.

 

Características marcantes

As copas com formas variadas compõem planos de teto, em que se permitem graus de iluminação diversos. As copas garantem o sombreamento de algumas áreas, enquanto outras estão mais expostas à iluminação natural. Os troncos e copas são características marcantes do trabalho de Burle Marx.

 

Patrimônio histórico-cultural

Esse jardim é considerado patrimônio histórico-cultural de grande importância para a cidade de São Paulo, por ser uma obra de um dos mais renomados paisagistas brasileiros e também por ser um belo exemplo de valorização e conservação de bens culturais urbanos.

 

Endereço do Parque Burle Marx

Av. Dona Pereira de Moraes, 200- Vila Andrade – São Paulo, SP

Horário de funcionamento: aberto todos os dias das 07h às 19h, incluindo domingos e feriados

 

 

Saiba mais sobre Burle Marx.

 

 

Vamos compartilhar!

E aí? O que achou desse parque? Qual parque você gosta de visitar? Faça um videozinho e me mande por email para: [email protected] que posto no meu canal! Vamos compartilhar os parques queridos!

 

Curta, comente e compartilhe!

Então se você gosta do meu trabalho, se você quer que eu continue fazendo os vídeos, me ajude a continuar produzindo. Curta os vídeos e escreva algum comentário. Pode ficar tranquilo que eu respondo sempre. Confesso que não é no mesmo dia, nem sempre eu consigo, mas eu respondo todas as dúvidas.

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

E você também pode se inscrever aqui no site e fazer parte da minha lista VIP. Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

Siga-me no instagram. Procure por nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Você encontra tudo para jardinagem na loja online Toca do Verde!

Clique abaixo para visitar a loja

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro