Parque Alfredo Volpi: visite comigo esse lindo parque que tem um pedacinho da Mata Atlântica no ❤ de São Paulo!

Parque Alfredo Volpi

O Parque Alfredo Volpi

O parque Alfredo Volpi, antes chamando Parque do Morumbi, foi inaugurado em 27 de abril de 1971 e conta com uma área de 142mil m². O parque foi criado visando a preservação ambiental de uma área remanescente de mata original do Planalto Paulista (Atlântica).

 

O projeto

O projeto paisagístico foi elaborado em 1966 por Rosa Kliass com colaboração do arquiteto Carlos Welker e do botânico Helmut Shlik. O projeto aproveitou as clareiras naturais do local para implantação das áreas de recreação infantil e uma pista de cooper.

 

Maior biodiversidade da cidade

Considerado pela Prefeitura de São Paulo como o parque que tem a maior biodiversidade em zona urbana da capital, é perfeito para quem gosta de caminhar em trilhas, algumas em mata fechada, numa área remanescente de mata Atlântica.

A rica diversidade vegetal, aliada às nascentes d’água e lagos, formam um ambiente favorável ao abrigo e à vida de aves e outros animais, tornando o parque uma importante reserva ecológica encravada na área urbana da cidade.

 

Espécies animais

No parque foram identificadas 110 espécies de animais que compõem a fauna do local.

Se você tiver sorte poderá ver mamíferos, como os bicho- preguiças, sagüis com filhotes, caxinguelês e gambás e cerca de 70 aves, como papagaios, garças, o tucano-de-bico-verde, Sabiás, o “Gavião-de-cabeça-cinza”, a “Saíra-viúva”, pica-paus, 2 de martim-pescador, muitos beija-flores e até gaviões e corujas. É comum a presença de aves migratórias, como o irerê, a garça-branca e a garça-grande, e também de aves ornamentais como gansos e marrecos, todos atraídos pelos peixes (carpas e tilápias) que vivem nos lagos existentes no parque.

Trilhas

As trilhas existentes são de grau médio a difícil, pois algumas apresentam subidas e descidas acentuadas em parte do percurso, exigindo um mínimo de preparo físico.

As trilhas servem também para a observação de espécies variadas de animais e plantas. O parque conta com três lagos, em diferentes níveis, que são alimentados por uma nascente natural.

 

Fácil esquecer!

É um privilégio poder desfrutar de uma área ecológica de tamanha diversidade de fauna e flora. Aqui dentro a gente esquece que está no meio da maior cidade do Brasil!

Formiguinhas trabalhando no Parque Alfredo Volpi

Formiguinhas trabalhando no Parque Alfredo Volpi

 

Endereço do Parque Alfredo Volpi

Av. Eng. Oscar Americano, 480 – Morumbi – Subprefeitura Butantã
Área: 142.400 m²
Horário: 06h às 17h30
Telefone: (11) 3031-7052

 

Quem foi Alfredo Volpi?

Você já ouvi falar do Alfredo Volpi? Ele foi um pintor ítalo-brasileiro considerado pela crítica como um dos artistas mais importantes da segunda geração do modernismo. Uma das características mais marcantes das suas obras são as bandeirinhas e os casarios.

Alfredo Volpi

Alfredo Volpi

 

Como tudo começou

Alfredo Volpi nasceu em Lucca, na Itália, em 14 de abril de 1896. E no ano seguinte imigrou para São Paulo com seus pais. Desde pequeno gostava de misturar tintas e criar novas cores. Aos 16, ele pintou sua primeira aquarela. Aos 18 anos pintou sua primeira obra de arte, sobre a tampa de uma caixa de charutos, usando tinta a oleo.

 

Viva a luz do sol!

Ele só pintava com a luz do sol e se envolvia totalmente com a criação de sua obra, desde esticar o linho para as telas até fazer as próprias tintas.

 

Cores e geometria

Suas obras eram dominadas pelas cores e pelo estilo abstrato geométrico. Exemplo marcante disso são suas bandeirinhas multicoloridas, sua marca registrada. As formas geométricas e as trocas cromáticas começaram nos anos 1970. Volpi preparava várias pinturas parecidas, alterando cores, que os críticos de arte chamaram de combinação inventiva….

Bandeirinhas do Volpi

 

Bandeirinhas do Volpi

 

Artista simples

Ele era um artista muito simples, numa teve uma educação formal. Viveu toda sua vida no Cambuci, bairro da zona sul da cidade de São Paulo.

Alfredo Volpi morreu em 28 de maio de 1988, aos 92 anos.

 

 

Referências:

Uol Educação

GGN

 

 

Vamos compartilhar!

Qual parque você gosta de visitar? Faça um videozinho e me mande por email para: [email protected] que posto no meu canal! Vamos compartilhar os parques queridos!

 

Gostou do passeio?

E aí? O que achou desse passeio pelo Parque Alfredo Volpi? E as obras dele? Você já tinha visto alguma ou ouvido falar sobre ele? Você gosta de arte? Que tipo de arte você mais gosta? Conta para mim nos comentários abaixo.

 

Curta, comente e compartilhe!

Então se você gosta do meu trabalho, se você quer que eu continue fazendo os vídeos, me ajude a continuar produzindo. Curta os vídeos e escreva algum comentário. Pode ficar tranquilo que eu respondo sempre. Confesso que não é no mesmo dia, nem sempre eu consigo, mas eu respondo todas as dúvidas.

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

E você também pode se inscrever aqui no site e fazer parte da minha lista VIP. Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

Siga-me no instagram. Procure por nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Você encontra tudo para jardinagem na loja online Toca do Verde!

Clique abaixo para visitar a loja

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro