KIt Broto fácil

Cultive brotos em casa

Cultive brotos em casa e tenha mais saúde!

Use o cupom BFNOFIGUEIREDO para ganhar 5% de desconto.

Kit Joaninho

Acompanhe o ciclo de vida das joaninhas e depois solte-as na natureza!

A gente acha que as plantas não fazem nada. Não sentem dor, não pensam e nem se organizam. Acho que estamos muito enganados!

Vou te contar o que as últimas pesquisas descobriram com relação às plantas e tenho certeza de que você irá se surpreender tanto quanto eu e ficar ainda mais apaixonada, apaixonado por esses seres maravilhosos!

OS 5 SENTIDOS DAS PLANTAS

MUDAR A FORMA DE OLHAR

Para começar precisamos parar de olhar a natureza com os olhos de seres humanos. As plantas por exemplo, são muito diferentes de nós e estão há muito mais tempo solucionando problemas de adaptação nos mais variados locais do planeta!

 

ESTRATÉGIAS DIFERENTES

Para sobreviver as plantas encontraram soluções opostas às encontradas pelos animais.

 

ANIMAIS X PLANTAS

Por exemplo: as plantas ficam paradas num local enquanto que os animais se movem. 

As plantas são lentas em oposição aos animais que são rápidos. 

As plantas produzem seu próprio alimento, enquanto que os animais consomem as plantas como alimento.  

Se os animais forem divididos, eles morrem. Já as plantas, quando divididas, se multiplicam!

Agora, mais incrível de tudo: os animais tem órgãos específicos para cada função que precisam desempenhar. 

Nas plantas, ao contrário, as funções são espalhadas pelo corpo todo! 

 

SERES MAIS EVOLUÍDOS

As plantas são organismos muito mais modernos e evoluídos do que os animais, inclusive do que nós, seres humanos!

É importante a gente lembrar que muito antes do surgimentos dos seres humanos, as plantas já habitavam todas as partes do planeta, se adaptando às mais variadas condições ambientais. 

 

ADAPTÁVEIS

As plantas estão presentes em locais com abundância de água e em locais onde há escassez de água. 

Elas também se adaptaram a viver em locais com muita altitude e com baixa altitude. Com muito vento, com pouco vento. Com sol direto, com pouca luminosidade. Em solo alcalino, arenoso, aquático e por aí vai.

 

MEMÓRIA!

As plantas até são capazes de aprender com a experiência, portanto possuem mecanismos de memorização? Incrível, né?

 

STEFANO MANCUSO

Segundo Stefano Mancuso, autor do livro: REVOLUÇÃO DAS PLANTAS, temos que esquecer o famoso cliquê: “A lei do mais forte se aplica à natureza”. Ele diz que isso é um absurdo. 

De acordo com ele, na natureza, tomar decisões compartilhadas é a melhor garantia para resolver corretamente problemas complexos. É a melhor forma de sucesso!

 

APARATO SENSITIVO ALTAMENTE DESENVOLVIDO

Como as plantas ficam enraizadas no solo e portanto não podem se mover quando precisam de alguma coisa ou quando as condições onde estão se tornam desfavoráveis, elas desenvolveram um aparato sensitivo altamente desenvolvido para localizar alimento e identificar ameaças.

 

15 A 20 SENTIDOS

As plantas possuem entre 15 a 20 sentidos, sendo que 5 deles são similares aos nossos. 

Por exemplo: Olfato e paladar. 

Pois é, as plantas são capazes de perceber e reagir a substâncias presentes no ar ou em seus corpos. Por exemplo, as podem exalar gases para alertar suas vizinhas de perigos e ataques de insetos e outros animais, para que as outras  plantas possam preparar suas defesas.

Visão: sabia que as plantas são capazes de regir de modo diferente a vários comprimentos de onda luminosa e também à sombra? Interessante, né?

Pois é, o produtores sabem disso e manipulam as condições de luminosidade, temperatura e umidade para fazer com que plantas como a poinsétia, ou bico-de-papagaio, floresça no Natal, quando é verão aqui no Brasil. Essa planta floresce no inverno quando é plantada no jardim. 

Tato? É, as plantas trepadeiras e as raízes das plantas sabem quando encontram algum objeto sólido e começam a escalar esse local e se instalam ali. Você nunca viu um tronco de árvore sendo usado com local de apoio para uma trepadeira? 

E até audição! Na verdade o que se sabe até agora é que as plantas percebem o som. Num experimento constatou-se que quando se tocava uma gravação de uma lagarta mastigando as folhas de uma planta para uma planta que não havia sido tocada por nenhuma lagarta, ela produzia substâncias defensivas.

Num outro experimento, chegou-se à conclusão de que as raízes procuram chegar a um cano enterrado onde existe água correndo, mesmo que a parte externa do cano esteja seca. Isso nos leva a crer que de algum modo as plantas conseguem “ouvir” o som da água em movimento.

 

PLANTASIA = MÚSICA PARA PLANTAS

E eu já li também que as plantas reagem à música! Tem até um disco de 1976, chamado Plantasia, do compositor canadense Mort Garson. Segundo ele, o disco é uma homenagem às plantas e pessoas que as amam, segundo a própria capa do vinil.Tem só 30 minutos. As plantas adoram! Acesse o disco aqui.

 

 

DARWIN

Darwin e seu filho fizeram inúmeros experimentos com plantas e descobriram que elas eram capazes de perceber luz, umidade, gravidade, pressão e várias outras qualidades do ambiente e então determinar a melhor trajetória para o crescimento das raízes.

Mais recentemente os cientistas descobriram que além de tudo mencionado acima, as raízes ainda percebem dureza, volume, nitrogênio, fósforo, sal, várias toxinas, micróbios e até sinais químicos de plantas vizinhas.

 

OPS, POR AQUI NÃO!

Plantas prestes a entrar em contato com um obstáculo impenetrável ou com uma substância tóxica, desviam seu caminho antes de entrar em contato com eles.

 

Que seres maravilhosos que são as plantas, né?

Além de nos presentear com flores, aromas e frutos, ainda nos fornecem medicamentos, fibras para tecidos, madeira e bambu para construção, melhoraram a qualidade do ar filtrando os poluentes, ajudam a diminuir a sensação de calor fornecendo sombra, ajudam a diminuir a velocidade da chuva segurando as gotas com as folhas e as raízes levam a água para dentro do solo, reabastecendo os lençóis freáticos…

 

ELEVAR NOSSA VIBRAÇÃO

Eu acho que as plantas são seres mais elevados do que nós. Que vibram em uma frequência mais elevada que a nossa e que tem como missão nos ajudam a elevar a nossa vibração e consciência. Vamos reverenciar esses seres maravilhosos e agradecê-los sempre por tudo de bom que eles nos oferecem com todo amor e carinho!

E também acho que as soluções para todos os problemas que estamos enfrentando estão na natureza. Precisamos nos conectar com a natureza com o todo o amor e abundância que existe nela.

 

E ai? O que você achou? Já tinha pensado nas plantas dessa forma? Conta para mim nos comentários abaixo.

 

COLEÇÃO NÔ FIGUEIREDO

Você já viu a coleção Nô Figueiredo? Tem camisetas, almofadas, canecas, cadernos, posters e muito mais! Dá uma olhada aqui.

 

Faça parte da minha Lista VIP e ganhe e-books de presente!

E você pode se inscrever aqui no site, fazer parte da minha lista VIP e ganhar e-books de presente!

Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: falecom@nofigueiredo.com.br e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

 

Instagram

Siga-me no instagram. Procure por @nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Hotel dos insetos

Hospede insetos amigos das plantas no seu jardim.

Use cupom NOFIGUEIREDO para ganhar 5% de desconto.

Composteira Humi

Transforme o resíduo orgânico da sua casa em 2 adubos poderosos para suas plantas!

Use o cupom NOFIGUEIREDO ganhar para 5% desconto:

– SP Capital: COMPRAR >

– Outras localidades do Brasil: COMPRAR >

Você encontra tudo para jardinagem na loja online Plantei.

Use o cupom VIMDANO para ganhar 5% de desconto na sua primeira compra.

Siga a Nô nas redes sociais

Banner Plantei