Orquídea grapete: aprenda tudo sobre essa linda orquídea terrestre que tem cheiro de uva e pode ser cultivada direto no jardim!

Orquídea Grapete

Paixão por flores!

Você já sabe que eu sou apaixonada por flores, né? E as flores das orquídeas são um caso à parte! Lindas, coloridas e algumas até perfumadas! Pena que post/vídeo não exalam cheiro, por que a orquidea-grapete tem cheiro de uva (e uva em inglês é grape), por isso ela ganhou esse nome.

 

Orquídea Grapete

A orquídea grapete (Spathoglottis unguiculata) é uma planta é muuuuito fácil de cultivar! Pois, ao contrário da maioria das orquídeas que são epífitas e gostam de viver nos troncos das árvores, a orquídea grapete gosta mesmo é de viver no solo, direto no jardim, como a orquídea bambú: a famosa arundina.

 

Características e origem

A orquídea grapete é uma planta terrestre, herbácea, rizomatosa, acaule e ornamental. É originária do sudeste asiático e sudoeste do Oceano Pacífico onde ela forma grandes touceiras em encostas rochosas e clareiras de florestas. Geralmente lugares onde há muita umidade e sol direto durante quase o ano todo.

 

Floração

A orquídea grapete floresce durante quase o ano todo, principalmente na primavera e no verão. Suas inflorescências aparecem acima da folhagem e as flores vão abrindo de baixo para cima.

As flores são pink arroxeadas, com detalhes amarelos e um delicioso cheirinho de uva. Sua floração pode se estender de 30 a 45 dias.

Detalhe flores da orquídea grapete

Detalhe das flores da orquídea grapete

 

Quando as flores são polinizadas, elas produzem frutos alongados e verdes, com nervuras longitudinais marcadas e numerosas sementes pequeninas.

 

Folhagem

Apesar de florescer bastante, o que mais se destaca é seu efeito entouceirado e suas folhas grossas e plissadas. Os cultivadores de orquídeas não costumam dar muita bola para ela, que muitas vezes é vendida como planta comum de jardim.

Possui pequenos pseudobulbos, de onde saem folhas grandes, plissadas, verde vibrantes, Formando uma linda touceira.

Detalhe das folhas da orquídea grapete

Detalhe das folhas da orquídea grapete

 

Substrato e rega

Ela gosta de solo úmido, mas não encharcado. Quando não estiver florida e durante o inverno, quando ela entra em repouso vegetal, diminua as regas.

Como é uma orquídea terrestre, ela pode ser cultivada diretamente em canteiros adubados com húmus de minhoca, como forração, ou em maciços ou bordaduras, em locais semi-sombreados ou até mesmo ensolarados. Também pode ser cultivada em vasos ou jardineiras. É bom misturar um pouco de areia no substrato para que ele fique mais permeável.

 

Orquídea violeta

Ela tem uma parente, a orquídea-violeta (Spathoglottis plicata), cujas flores são roxo-escuras. Seu florescimento é mais intenso em regiões de clima quente e úmido, como nas regiões litorâneas. Alô pessoal do norte e nordeste! Essa planta deve ir super bem na região de vocês! Aproveitem! Ela não gosta muito frio nem de geada, por isso não deve ir muito bem no sul do país.

 

Adubação

Adube-as no começo da primavera, do verão e do outono com humus de minhoca, farinha de casca de ovo, borra de café ou com a adubação para estimular a floração.

 

Multiplicação

As duas se multiplicam por divisão de touceira.

 

INGREDIENTE SECRETO DE CULTIVO

E o lembre-se do ingrediente secreto de cultivo: AAC = atenção + amor + carinho!

 

E aí? O que você achou da orquídea grapete? Já conhecia essa planta? Já cultivou? Conta para mim nos comentários abaixo.

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

 

Faça parte da minha Lista VIP

E você também pode se inscrever aqui no site e fazer parte da minha lista VIP. Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

 

Instagram

Siga-me no instagram. Procure por @nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Você encontra tudo para jardinagem na loja online Toca do Verde!

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro