Orquídea baunilha: confira as dicas de cultivo da orquídea baunilha (Vanilla planifolia), um tipo de orquídea terrestre e trepadeira.

Orquídea Baunilha: Dicas de Cultivo

Condimento precioso

Sabia que as sementes secas da baunilha são um dos condimentos mais caros do mundo? 

Seu nome vem do espanhol, Vainilla, quer dizer pequena vagem. As orquídeas do gênero vanilla são popularmente chamadas de Baunilha em português.

 

Característica da planta

A baunilha é uma planta herbácea, terrestre e trepadeira. Geralmente possui caule verde, cilíndrico e crescimento monopodial. Pode atingir até 30 metros de comprimento!

Ela possui dois tipos de raízes. As raízes terrestres e também raízes adventícias, que surgem ao nível dos nós, para que a planta possa se fixar melhor no suporte onde está sendo conduzida.

Baunilha – Orquídea Terrestre

 

FOLHAS

Suas folhas tem uma textura rígida, que chamamos de coriáceas. São alternadas, ovais ou lanceoladas e verde-escuras. Em algumas espécies podem ser reduzidas.

Detalhe das folhas da baunilha

 

FLORES

Essas plantas não cultivadas pela beleza de suas flores, mas pelo aroma de seus frutos. Mesmo assim as flores como as flores típicas das orquídeas, com 6 partes. São bonitas e grandes, e podem ser solitárias ou em cachos. As cores variam de amarelo a esverdeado, ou verde-claro, sendo que o labelo costuma ser de um amarelo mais forte. Infelizmente duram pouco tempo, mas deixa o ar com um rico perfume.

Depois de polinizadas por abelhas e beija-flores e originam frutos alongados e cilíndricos, que demoram 6 a 9 meses para amadurecer. Fora dos locais de origem elas precisam ser polinizada manualmente, utilizando uma vara pontuda em cada flor. Veja aqui o vídeo que fiz no Colibri Orquídeas onde a Márcia poliniza uma orquídea.

 

FRUTOS

Os frutos colhidos devem ficar amadurecendo de 6 a 9 meses, depois colhidos e secos ao sol. Na sequência são envolvidos em cobertas de lã especiais para induzir a fermentação e finalmente são curados em caixas herméticas de metal.

As melhores favas são cheias, ternas, flexíveis e resistentes, de coloração castanho escuro e cobertas por cristais aromáticos e vem do México.

Favas de baunilha

 

USOS DAS FAVAS

As favas de baunilha são amplamente utilizadas na culinária, fornecendo um toque especial em chocolates, café, cremes, sorvetes, bolos e tortas.

Sua fragrância também é utilizada na confecção de perfumes, cosméticos e produtos de higiene pessoal.

Dizem que a baunilha é um poderoso afrodisíaco!

A baunilha possui mais de 250 ingredientes ativos, entre eles a vanilina, substância responsável por aquele gosto irresistível.

 

DICAS DE CULTIVO

As baunilhas gostam de meia-sombra.

Quando for plantá-las utilize estacas compridas, com uns 80cm de comprimento que devem ser amarradas a tutores, como ripas de madeira de 1,5 metros ou tronco de árvores, pelo menos no início, antes de se fixarem pelas raízes adventícias.

O substrato deve ser fértil e enriquecido com matéria orgânica.

Adube regularmente com matéria orgânica.

A rega deve ser periódica e a polinização, manual.

 

SORVETE DE BAUNILHA

Sabia que sabor de sorvete preferido no mundo é a baunilha? As pessoas nem sempre conseguem diferenciar a baunilha real da artificial, mas as notas dadas para os sorvetes feitos com baunilha real são sempre mais altas.

Pesquisadores estão constantemente buscando alternativas mais baratas para atender a um mercado de 5,5 milhões de toneladas de baunilha consumidas por ano no mundo!

Estão tentando criar baunilha de outras fontes como óleo de cravo, lignina (um composto da madeira) e até uma bactéria encontrada no solo que é capaz de transformar em baunilha uma substância química comum das frutas e beterrabas.

 

E aí? Você gosta de baunilha? Você já tinha visto as vagens da baunilha? Sabia que a baunilha era uma orquídea? Já cultivou essa planta? Conta para mim nos comentários abaixo.

Faça parte da minha Lista VIP e ganhe 3 e-books!

E você pode se inscrever aqui no site, fazer parte da minha lista VIP e ganhar 3 e-books!
Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

 

ESTRÉIA DE VÍDEOS NO YOUTUBE

Agora é possível programar uma estréia no Youtube. Então uns dias antes da 5af e do domingo eu já posto no canal a miniatura do vídeo que será postado. Aquela fotinho da capa do vídeo. E você pode clicar ali para receber um lembrete avisando que o vídeo irá começar. É muito legal saber antes o assunto do vídeo que irá ao ar, né?

 

Instagram

Siga-me no instagram. Procure por @nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro