Olha que linda essa orquídea, conhecida por arundina ou orquídea bambu, que pode ser plantada no jardim e que tem um florescimento muito vistoso!

Orquídea bambu, para plantar no jardim!

Essa orquídea é um pouco diferente das orquídeas que vemos por aí, as phalaenopsis, cattleyas e dendróbiuns da vida.

A arundina (Arundina graminifolia) é uma orquídea terrestre, ereta, semi-herbácea, rizomatosa, entouceirada e não ramificada. Ela tem aspecto de bambu e é originária de Burma.

 

OLHA QUE ALTAS!

A arundina pode atingir de 1,20m a 2,30m de altura (eu tenho 1,65m de altura)

Nô Figueiredo e as arundinas (Arundina graminifolia)

Nô Figueiredo e as arundinas (Arundina graminifolia) – foto: Leonardo Ronqui

 

FLORES E FOLHAS

Suas folhas parecem as folhas das gramíneas, com a nervura central destacada. E tanto a sua ramagem como o seu florescimento, são muito ornamentais!

Suas flores aparecem nas pontas dos ramos e são branco-lilases com o labelo roxo e aparecem na primavera e no verão.

Arundina (Arundina graminifolia)

Arundina (Arundina graminifolia) – foto: Leonardo Ronqui

 

COMO CULTIVAR

Ela até pode ser cultivada a meia sombra, mas irá florescer pouco. Ela gosta mesmo é de sol direto, de preferência que ela seja plantada na face norte, para que ela possa receber sol o tempo todo e não ficar torta procurando o sol.

Fica linda em jardineiras altas ou no jardim formando renques ao longo de muros, muretas e paredes ou formando conjuntos isolados no meio do gramado em amplos espaços, onde cria um efeito espetacular!

A arundina gosta de solo fértil, rico em matéria orgânica, permeável e irrigado periodicamente. Veja aqui como adubar.

Para generalizar, podemos dizer que 3x por semana quando está quente e/ou seco e 2x quando está quente e/ou úmido. Veja mais sobre rega.

Ela floresce melhor em regiões de clima quente e úmido, não sendo indicada para cultivo na região Sul do Brasil, nem para locais com inverno frio, pois ela não tolera geadas.

Para multiplicá-la, divida as touceiras ou pegue estacas-ponteiros das brotações laterais.

Canteiro de arundinas

Canteiro de arundinas (Arundina graminifolia) – foto: Leonardo Ronqui

 

Bom demais poder cultivar uma orquídea no jardim, à pleno sol, né? Essa orquídea é maravilhosa, você não acha? Conta para mim nos comentários abaixo.

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

E você também pode se inscrever aqui no site e fazer parte da minha lista VIP. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

Sabia que você também pode me seguir no instagram e no facebook? Procure por nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui.

Você encontra tudo para jardinagem na loja online Toca do Verde!

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro