ORQUÍDEA AZUL: Polêmica e Diferente! Saiba tudo: dicas de cultivo, curiosidade e polêmica ao redor dessa orquídea.

ORQUÍDEA AZUL: Polêmica e Diferente!

ORQUÍDEA PHALAENOPSIS

A orquídea azul é uma orquídea phalaenopsis, a orquídea mais cultivada ultimamente por que vai muito bem dentro de casa ou apartamento, além de ter uma floração bastante durável!

 

Tudo o que ela precisa para viver bem é:

  1. Bastante claridade, mas não sol direto nela.
  2. Ficar num local fresco e arejado
  3. Receber água nas folhas vários dias na semana
  4. Não ficar com água empoçada nas raízes

 

E por que existe uma polêmica em torno dela?

Por que na realidade não existe orquídea phalaenopsis azul na natureza. Essas flores foram tingidas de azul!

No vídeo dá para ver bem que tem um buraquinho no caule e que ao redor dele está tudo azulado. Colocaram uma seringa com corante azul alimentício e foram injetando aos poucos a tinta azul na haste floral para que as flores originalmente brancas ficassem assim azuladas.

 

O que fazer quando acabar a floração?

Depois que acabar a floração, retire os arames que seguram as hastes florais para não machucar os olhos.

Então com uma tesoura limpa e afiada pode as hastes florais o mais embaixo e próximo das folhas possível e aplique algo para selar o corte.

 

Para selar o corte

Para selar o corte pode ser canela em pó que é um ótimo cicatrizante, ou pasta de dentes, esmalte, tinta… qualquer coisa que vede temporariamente o corte e impeça a entrada de fungos e doenças.

Local mais adequado para cultivo

O local deverá ter bastante claridade mas não poderá receber sol direto na planta, pois poderá queimar suas folhas.

O local deverá ser agradável de ficar. Um local fresco e ventilado.

 

Faça um teste

Para ter certeza de que o local é adequado, faça um teste. Fique no local no meio do dia por umas 2 horas num dia quente de verão e veja como se sente. Se você se sentir bem, sua planta ficará feliz ali. Se você não aguentar ficar, sua planta provavelmente irá sofrer ali e o pior é que ela nem tem pernas para poder sair correndo, né? Que dó!

 

Como regar

Regue periodicamente as folhas e deixe cair um pouco de água no substrato. Eu gosto de regar com um borrifador. Acho mais fácil. Não é necessário encharcar o substrato. É melhor regar todos os dias um pouco do que muito uma vez por semana.

 

Atenção com as raízes

Tome cuidado para não deixar as raízes sufocadas dentro de um cachepot. Na natureza a maioria das orquídeas vive em troncos e galhos de árvores. Elas não são parasitas, apenas usam a árvore como suporte. Suas raízes ficam expostas e ventiladas. E nunca ficam encharcadas de água. Quando chove, a água cai, molha as raízes e escorre para baixo.

 

O que fazer para que ela floresça novamente

Para que sua orquídea volta a florescer, é importante adubá-la com frequência.

Se você não tem muito tempo para ficar aplicando vários adubos diferentes como os que o Reinaldo ensina nesse vídeo aqui, adube mensalmente com bokashi, um adubo orgânico fermentado, que deverá ser aplicado sempre no mesmo local na borda do vaso ou então você pode usar um porta-adubo como esse ou até fazer uma trouxinha usando um pedaço de tecido, TNT, meia de nylon rasgada…

Como Adubar Orquídeas – parte 1

Como Adubar Orquídeas – parte 2

 

1 ano depois

Depois de aproximadamente 1 ano sua planta irá florir novamente! Só que essa nova floração não será azul. Será branca, que é a cor original das flores.

 

Você gosta?

Confesso que eu fico um pouco incomodada com essas flores coloridas artificialmente. Tudo bem que o corante usado é um corante alimentício, como aqueles que a gente usa para decorar bolos e doces, mas mesmo assim… sei lá. Acho estranho. Não sou muito adepta de coisas artificiais. Acho que a natureza já é tão maravilhosa do jeito que é, tem tantas cores lindas, que não precisamos colorir artificialmente uma planta e ainda cobrar mais por ela.

 

E você, o que acha? Já conhecia a orquídea azul? Você gosta de orquídeas? Já cultivou? Conta para mim nos comentários abaixo.

 

Faça parte da minha Lista VIP e ganhe e-books de presente!

E você pode se inscrever aqui no site, fazer parte da minha lista VIP e ganhar e-books de presente!

Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: falecom@nofigueiredo.com.br e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

 

Instagram

Siga-me no instagram. Procure por @nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Kit joaNinho

Acompanhe o ciclo de vida das joaninhas e depois solte-as na natureza!

Hotel dos insetos

Hospede insetos amigos das plantas no seu jardim. Use cupom NOFIGUEIREDO para ganhar 5% de desconto.

Você encontra tudo para Jardinagem na loja online Plantei.

Use o cupom VIMDANO para ganhar 5% de desconto na sua primeira compra.

Siga a Nô nas redes sociais.

Banner Plantei