Não mate suas plantas no verão: aprenda tudo o que você precisa saber para que suas plantas fiquem lindas e saudáveis na estação mais quente do ano!

GUIRLANDA DE BROMÉLIAS

Você sabe?

Você sabe como começou esse costume de colocar guirlandas na porta? Sabia que elas são mais antigas que o Natal? Já pensou em fazer uma guirlanda com plantas naturais?

 

Antes de cristo

As guirlandas já eram usadas bem antes do nascimento de Cristo. Os romanos antigos comemoravam o solstício de inverno que acontece quando o Sol atinge a maior distância angular em relação ao plano que passa pela linha do equador. Embora sua data não seja a mesma em todos os anos, geralmente acontece lá pelo dia 22 de dezembro e marca o começo do inverno. Eles faziam umas tranças redondas de feno e trigo ou com galhos recém cortados. Muitas vezes eles presenteavam parentes e amigos com essas guirlandas como símbolo de amizade e boa sorte.

 

Depois de Cristo

Depois o cristianismo adotou a guirlanda, que passou a marcar o mês de nascimento de Cristo. Sua forma redonda, circular, representa a eternidade, como também o ciclo da vida, de nascimento e morte e nunca tem fim.

 

Natal no inverno

No hemisfério norte o natal acontece no inverno e lá as únicas plantas que sobrevivem ao frio e à neve, são os pinheiros, por isso usamos essas plantas para enfeitar a casa.

 

Natal no verão!

Só que nós estamos no Brasil! E aqui o natal acontece no verão!!! Então eu resolvi inovar e fazer uma guirlanda com bromélias fireball.

 

Bromélias Fireball

O nome científico da toda vermelha é Neoregelia fireball e da verde é Neoregelia ampulacea. Essas bromélias são originárias do Brasil. São plantas perenes, rizomatosas, epífitas e muito ornamentais!

Bromélia fireball (Neoregelia fireball)

 

Bromélia fireball verde (Neoregelia ampulacea)

 

As folhas são dispostas em rosetas compactas e tem consistência rígidas.

 

Flores para poucos

As flores são apenas para quem é observador. Pois elas são muito pequenas e aparecem lá dentro do copinho da planta. São azul-lilás. Muito pequeninas e delicadas.

Detalhe da flor da bromélia fireball

 

Mais sol, mais cor

Elas se adaptam tanto ao pleno sol como à sombra. Atenção, quanto maior for a luminosidade do local onde ela for cultivada, mais forte será a coloração das suas folhas.

 

Onde cultivar

Essas bromélias são muito usadas em jardins verticais e em troncos de árvores. Podem também ser utilizadas em bordaduras e até formando conjuntos em jardins. Ficam lindas também em vasos e jardineiras.

 

rega

Se ela ficar direto no sol, a rega deverá ser mais frequente, umas 4 vezes por semana. No entanto, se ela ficar em ambiente interno ou mais sombreado, a rega deverá ser apenas 1x por semana.

 

substrato

O substrato deve ser feito de material fibroso, podendo ser 50% de terra vegetal e 50% de casca de pinus. Podemos usar também fibra de palmeira ou esfagno.

 

multiplicação

Essa bromélia pode atingir 20cm de diâmetro na fase adulta. Para multiplicá-la, o ideal é separar os filhotes que saem da planta mãe. Espere eles atingirem de 1/2 a 3/4 do tamanho da planta adulta para separá-lo.

 

Você vai precisar de:

1 guirlanda de cipó

Algumas bromélias fireball vermelha e verde

1 rolo de fita de ráfia larga e estreita

1 rolo de arame encapado

Sfagno ou musgo barba de bode

 

Passo a passo da montagem da guirlanda

Retire as bromélias dos vasos e o excesso de substrato

Arrume as bromélias ao redor da guirlanda

Cubra o substrato com sfagno ou barba de bode

Amarre com o arame encapado (pode ser com fio de nylon também)

Para segurar as bromélias e o substrato, enfaixe com a fita de ráfia mais larga e depois arramate com a fita de ráfia mais fina.

Se quiser, coloque luzinhas, bolinhas ou o que mais sua imaginação mandar!

E na parte de cima, pode colocar um laço.

 

Guirlanda de bromélias criada pela Nô Figueiredo

 

Fácil demais, né? O que você achou? Gostou do resultado? Ficou com vontade de fazer uma para você também? Conta para mim nos comentários abaixo.

 

Essas lindas bromélias foram gentilmente cedidas pela loja Uemura Flores e Plantas e foram produzidas pela Veiga Bromélias.

Uemura Flores & Plantas:

Rua Baumann, 963 – Vila Leopoldina – São Paulo

tel: 3641-1004

7:00 às 17:30 de Seg. à Sabado

09:00 às 14:00 aos Domingos e Feriados

Site da Uemura e Instagram

Site consultado: Cecília Dale

 

Faça parte da minha Lista VIP e ganhe 3 e-books!

E você pode se inscrever aqui no site, fazer parte da minha lista VIP e ganhar 3 e-books de presente!

Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

 

ESTRÉIA DE VÍDEOS NO YOUTUBE

Agora é possível programar uma estréia no Youtube. Então uns dias antes da 5af e do domingo eu já posto no canal a miniatura do vídeo que será postado. Aquela fotinho da capa do vídeo. E você pode clicar ali para receber um lembrete avisando que o vídeo irá começar. É muito legal saber antes o assunto do vídeo que irá ao ar, né?

 

Instagram

Siga-me no instagram. Procure por @nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro