Não faça isso com as suas plantas: aprenda agora como evitar os erros mais comuns de cultivo de plantas para que as suas verdinhas fiquem sempre lindas!

Não faça isso com as suas plantas!

Agora vou te contar algumas coisas que talvez você não saiba mas que a sua planta não gosta!

 

Mudança Não!

Sabia que plantas não gostam de ficar mudando de lugar? Pois é. Pensa numa floresta. Uma semente brota num local e lá ela vai ficar para o resto da vida. Ela não tem pernas nem pés para poder andar e mudar de lugar. Ela tem raízes e essas raízes ficam fixas no solo.

 

A internet das plantas fica dentro da terra!

É através das raízes que a planta se alimenta e se comunica com as outras plantas. Sabia que estudos recentes descobriram que existem uns microrganismos no solo, chamados de microrizas, que funcionam como a internet das plantas! Esses microrganismos levam informação de uma planta para outra!

 

Socorro, estou sendo atacada!

Por exemplo, quando uma planta está sendo atacada, eles mandam mensagens de uma planta para a outra se preparar para o ataque! Esses microrganismos também ajudam a planta a obter o alimento que ela precisa. Rola uma simbiose entre eles. Um ajuda o outro! Legal demais, né?

 

De dia no sol, de noite dentro de casa

Recebo muitos comentários de gente que fica mudando a planta toda hora de lugar. De dia deixa no sol, de noite coloca para dentro de casa. Isso não dá certo.

 

Tempo de adaptação

Cada vez que mudamos a planta de lugar, ela demora um tempo para se adaptar ao local. E se toda hora ela tem que se adaptar a um local novo, ela acaba ficando louca e não consegue fazer o que precisa para ficar bem e saudável, por que toda hora tem que se adaptar a um novo ambiente!

 

Se ela não gostou, mude!

É claro que se você colocou a planta num local e depois de um tempo começa a ver que ela não está feliz ali, mude-a de lugar! O que não pode é ficar mudando todo dia!

 

Hora de trocar o vaso!

Outra coisa que a planta não gosta é de ficar muito tempo no mesmo vaso. Na natureza ela tem todo espaço do mundo para espalhar suas raízes, mas no vaso, não.

 

A cada 3 anos

No vaso as raízes ficam contidas e depois de alguns anos no mesmo vaso, as raízes acabam tomando conta do vaso todo e não sobra mais substrato para a planta se alimentar. Então planta em vaso tem que ser transplantada a cada 3 anos, mais ou menos.

 

Assim que a gente chega em casa

O ideal é quando a gente compra a planta, assim que possível, já transplantar ela para um vaso novo, maior, com substrato bem adubado.

 

Substratos para plantas em geral

Para as plantas em geral, ervas e temperos costumo fazer um substrato usando 1 medida de terra comum de jardim ou terra vegetal, 1 medida de húmus de minhoca e 1 medida de areia. Veja aqui como fazer!

 

Substrato para cactos e suculentas

Para cactos e suculentas, faço 1 medida de terra comum de jardim ou terra vegetal, 1 medida de húmus de minhoca e 2 medidas de areia. Eles gostam de substrato que drene rápido! Veja aqui como fazer!

 

Como Montar o vaso

Na hora de montar o vaso, coloco 1 camada de argila expandida, mas também pode ser isopor picado, rolha de garrafa, caco de telha de barro ou pedaço de vaso de barro… e por cima, coloco um pedaço de manta de drenagem. Já vi gente falando que coloca jornal, mas com o tempo o jornal irá se biodegradar e perder o poder de drenagem. Também não pode ser feltro ou tecido de algodão, por que eles também apodrecem e perdem o poder drenante.

 

Cadê o sol?

Planta não gosta de ficar no escuro. A maioria das plantas e principalmente aquelas que tem flores ou que produzem frutos, gostam de sol direto. Existem poucas plantas que florescem dentro de casa. Aqui nesse post falo sobre 3 plantas que florescem dentro de casa, dá uma olhada!

Já as folhagens, muitas ficam bem dentro de casa, mas sempre precisam ficar perto de uma janela que receba bastante luz!

 

Pesquise

Então, quando adquirir uma planta nova, procure saber qual é a quantidade de luz que ela precisa para ficar bonita e saudável. Por que se você colocar uma planta que gosta de sol direto num local sombreado, ela vai ficar feia e pode até morrer. O contrário também acontece. Se você colocar uma planta que gosta de locais mais sombreados no sol, ela vai queimar e acabar morrendo.

 

Muita água? Pouca água?

Outro erro comum é com relação à rega. Tem gente que rega todo dia e acaba matando a planta afogada. Se você gosta de regar todo dia, cultive plantas que gostam de muita água, como as samambaias e lírios da paz ou então segure seu ímpeto de rega!

Se, ao contrário, você é do tipo que esquece de regar suas plantas, coloque alarmes programados no celular para lembrar de regar! Ou então cultive em vasos auto-irrigáveis, assim você não matará sua planta de sede. Veja mais sobre rega aqui.

 

Pó não, por favor!

E sabia que as plantas não gostam de ficar sujas de pó? Pois é, quando cultivamos dentro de casa, muitas vezes as folhas ficam cheias de pó, pois elas não recebem água da chuva que funciona como um banho de limpeza. Então cabe à nós, que a cultivamos, providenciar o tal banho de limpeza.

 

Banho de limpeza

Você pode pegar um pano macio e úmido e passar delicadamente pelas folhas para limpá-las ou então borrifar águas nas folhas. As samambaias adoram receber água nas folhas!

 

Como limpar cactos e suculentas?

Já os cactos e suculentas não. Mesmo na rega, o ideal é regar apenas o substrato deles e nunca regar as folhas. Para limpar o pó use um secador no modo frio ou um pincel limpo.

 

Conecte-se com a sua planta

Procure sempre observar a sua planta. Interagir com ela. Se conectar com ela. Você irá perceber quando ela está com sede e quando ela não está bem.

 

Inseticidas Caseiros

Aqui tem um vídeo onde falo sobre inseticidas caseiros, caso você note que sua planta foi atacada, você poderá prestar os primeiros socorros para ela antes de partir para inseticidas mais fortes.

 

AAC

Lembre-se de que as plantas adoram AAC: atenção, amor e carinho! Esses são os maiores segredos do sucesso de cultivo de plantas! Converse com a sua planta. Diga o quanto você a ama e como ela é importante para você! Elogie quando ela te presentear com flores! Quem não gosta de atenção, amor e carinho?

 

E aí? O que você achou? Você já fez algum desses erros? Qual é a sua dificuldade no cultivo de plantas? Conta para mim nos comentários abaixo.

 

Faça parte da minha Lista VIP e ganhe 2 e-books!

E você pode se inscrever aqui no site, fazer parte da minha lista VIP e ganhar 2 e-books!

Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

 

ESTRÉIA DE VÍDEOS NO YOUTUBE

Agora é possível programar uma estréia no Youtube. Então uns dias antes da 5af e do domingo eu já posto no canal a miniatura do vídeo que será postado. Aquela fotinho da capa do vídeo. E você pode clicar ali para receber um lembrete avisando que o vídeo irá começar. É muito legal saber antes o assunto do vídeo que irá ao ar, né?

 

Instagram

Siga-me no instagram. Procure por @nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Você encontra tudo para jardinagem na loja online Toca do Verde!

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro