Mini Cacto ou Cacto-dedal: Dicas de Cultivo desse xuxuzinho que nos presenteia com delicadas florzinhas e que pode ser cultivado dentro de casa ou apartamento!

MINI CACTO ou CACTO-DEDAL: Dicas de Cultivo!

Mini cacto

O cacto-dedal (Mammillaria gracilis ‘Fragilis’) é um cacto muito delicado e pequenino. Parece de brinquedo de tão pequenino que é. Ele é nativo do México.

 

Características

O cacto-dedal é muito ramificado na base e suas hastes são facilmente destacáveis. Essas hastes são cilíndricas e pode atingir até 10cm de comprimento por 3cm de diâmetro.

 

Mas não se engane

Apesar do seu tamanho diminuto ele é um cacto. E como tal, tem o corpo coberto de espinhos!  Observe como os espinhos ficam dispostos ao redor das hastes formando estrelas de espinhos. Os espinhos são folhas modificadas pelos cactos para garantir proteção contra ataques de bichos e evitar a perda de água, criando um ambiente mais fresco.

Cacto-dedal ou mini cacto (Mammillaria gracilis ‘Fragilis’)

 

Cuidado na manipulação

Quando for manipulá-lo é melhor tomar cuidado com os espinhos. Use uma luva própria para isso ou então enrole um papel ao redor da planta.

Cuidado que espeta!

 

Você mora em apartamento?

Para quem mora em apartamento tenho uma boa notícia! Esse cacto pode ser cultivado dentro de apartamento desde que perto de uma janela que receba bastante claridade.

 

Não fique triste!

Se você mora em casa e tem jardim, não fique triste. Ele também fica bem no sol como esses que estou cultivando aqui do lado de fora de casa.

 

Substrato ideal

O substrato ideal é o substrato para cactos e suculentas que ensino nesse vídeo aqui, que é composto de 1 medida de terra, 1 de húmus de minhoca e 2 medidas de areia de construção.

 

Cacto que gosta de água?

Diferente da maioria dos cactos que não gosta muito de  água, o cacto-dedal gosta de regas frequentes o ano todo. O importante é o substrato ser bem drenável para que a água não fique empoçada e acabe apodrecendo as raízes.

 

Adubação

Podemos adubá-lo regularmente com adubo para estimular a floração que ensino aqui ou usar adubos específicos para cactos e suculentas.

 

Floração

E a surpresa é que ele floresce várias vezes ao ano. Suas flores são pequeninas e delicadas, de cor amarelo creme. Eu faço uma festa cada vez que abre uma flor nova! Chamo todo mundo em casa para ver, tipo foto, posto nas redes sociais…

Mini cacto ou cacto-dedal florido

 

Segredo de Sucesso de Cultivo

Costumo brincar que o segredo de sucesso de cultivo é AAC: atenção, amor e carinho! As plantas adoram quando a gente conversa com elas, elogia, tira fotos… Quem não gosta de atenção, amor e carinho, né?

 

E você, o que achou? Você gosta de cactos? Já conhecia o mini-cacto ou cacto-dedal? Já cultivou essa planta? Conta para mim nos comentários abaixo.

 

Faça parte da minha Lista VIP e ganhe e-books de presente!

E você pode se inscrever aqui no site, fazer parte da minha lista VIP e ganhar e-books de presente!

Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: falecom@nofigueiredo.com.br e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

 

Instagram

Siga-me no instagram. Procure por @nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Kit joaNinho

Acompanhe o ciclo de vida das joaninhas e depois solte-as na natureza!

Hotel dos insetos

Hospede insetos amigos das plantas no seu jardim. Use cupom NOFIGUEIREDO para ganhar 5% de desconto.

Você encontra tudo para Jardinagem na loja online Plantei.

Use o cupom VIMDANO para ganhar 5% de desconto na sua primeira compra.

Siga a Nô nas redes sociais.

Banner Plantei