MANACÁS: GUIA COMPLETO DE IDENTIFICAÇÃO! Veja agora as características de cada planta e como aprender a diferenciá-las. 

MANACÁS: GUIA COMPLETO DE IDENTIFICAÇÃO!

OLFATO

Vamos começar usando o sentido do olfato para diferenciar os manacás. O manacá-de-cheiro (Brunfelsia uniflora) e o manacá-gigante (Brunfelsia pauciflora) possuem flores perfumadas. Já as flores dos manacás-da-serra e manacá-da-serra-anão infelizmente não tem cheiro.

 

VISÃO

Agora vamos usar a visão. As flores dos manacás-da-serra (Tibouchina mutabilis) e manacá-da-serra-anão (Tibouchina mutabilisNana’) são bem parecidas. Elas são brancas, roxas claras e roxas mais escuras. Tem gente que pode chamar de rosa claro e rosa escuro.

Manacá da Serra anão: Exuberância de flores no inverno

 

Já as flores do manacá-de-cheiro e manacá-gigante são azul-violetas, lilás e brancas.

Manacá de cheiro

 

PROFUSÃO DE CORES

E o mais legal é que todas essas plantas ficam super coloridas, com flores de cores diferentes ao mesmo tempo.  As cores vão variando graças aos polinizadores. Um  verdadeiro espetáculo da natureza!

 

MANACÁ DA SERRA

O manacá-da-serra (Tibouchina mutabilis) é uma árvore também é conhecida por culpeúna, jacatirão, flor-de-maio, flor-de-quaresma, jacatirão-de-capote, jaguatirão, pau-de-flor e jacatirão-de-Joinville.

 

CARACTERÍSTICAS

O manacá-da-serra pode atingir de 7 a 12m de altura e seu tronco tem 20 a 30cm de diâmetro. Suas folhas são rígidas e com nervuras bem marcadas.

 

PIONEIRA

É uma planta pioneira, característica da encosta úmida da Serra do Mar, ocorrendo desde o Rio de Janeiro até Santa Catarina. Ela gosta de pleno sol e sendo muito empregada em áreas de reflorestamento para preservação.

 

DESTAQUE NA SERRA DO MAR

Essa árvore florida é um verdadeiro espetáculo! Sempre reparo nela quando desço para o litoral de São Paulo. Nas matas ao longo das estradas de novembro a até fevereiro, ela sempre chama atenção com suas flores cor-de-rosa e brancas que se destacam no meio da massa verde.

 

QUARESMEIRA

Há também a variedade Tibouchina granulosa, que tem as folhas e flores bem parecidas que as do manacá-da-serra. Ela é popularmente conhecida por quaresmeira, flor-da-quaresma, quaresmeira-roxa e quaresma.

 

FLORAÇÃO

Suas flores geralmente são roxas ou rosadas, mas não mudam de cor. As flores aparecem duas vezes ao ano: de junho a agosto e de dezembro a março (quando a florada é mais abundante).

 

ARBORIZAÇÃO URBANA

Essas duas árvores são muito usadas em arborizações urbanas, podendo ser plantadas em calçadas de ruas estreitas e sob copas de árvores. Aqui em São Paulo existem vários exemplares das duas espécies. Adoro quando estão floridas!

MANACÁ-DE-CHEIRO

O manacá-de-cheiro (Brunfelsia uniflora) é um arbusto lenhoso, perene e ereto.  Ele é nativo das regiões de altitude do Sul e Sudeste do Brasil. Atinge de 2 a 3m de altura. Suas folhas são elíptico-ovaladas e mais delicadas que as dos manacás-da-serra. As nervuras não são tão aparentes e marcadas.

 

ONDE CULTIVAR

Apesar de apreciar clima mais ameno, onde floresce mais abundantemente, pode ser cultivado em quase todo o território brasileiro.

O manacá-de-cheiro pode ser cultivado tanto a pleno sol como em locais um pouco mais sombreados, sob copas de árvores. Veja mais aqui.

 

MANACÁ-GIGANTE

O manacá-gigante (Brunfelsia pauciflora) também é um arbusto grande, perene e ereto, que pode atingir de 2 a 3m de altura. Suas folhas são um pouco mais rígidas que o manacá-de-cheiro. São também verde-escuras, brilhantes e onduladas. Como o manacá-de-cheiro suas flores são maravilhosas e azul-violetas ao abrir, depois ficam lilás ou lavanda e finalmente brancas.

 

MAIS FLORES

Para ter florações mais ricas e abundantes, cultive a pleno sol e em climas mais amenos. Entretanto, ele também pode ser cultivado a meia sombra.

 

COMO DIFERENCIAR

A forma de diferenciar um do outro é através das folhas. As folhas do manacá-de-cheiro (Brunfelsia uniflora) são menores, elíptico-ovaladas e mais delicadas que as do manacá-gigante (Brunfelsia pauciflora).

As folhas do manacá-gigante (Brunfelsia pauciflora) são um pouco maiores, mais rígidas, onduladas, verde-escuras e brilhantes.

MANACÁ-DA-SERRA-ANÃO

O manacá-da-serra-anão (Tibouchina mutabilisNana’) é arbusto que atinge até 3m de altura e já começa a florescer com apenas 50cm de altura! Ele também é popularmente conhecido por manacá-da-serra e cuipeuna.

Deve ser cultivado sempre a pleno sol e é uma planta sensível a geada. Veja mais sobre o manacá-da-serra-anão.

 

COMO DIFERENCIAR OS MANACÁS

A melhor forma de diferenciar os manacás é com relação à época de floração. A árvore manacá-da-serra (Tibouchina mutabilis), o manacá-de-cheiro e o manacá-gigante florescem na primavera e verão.

Já o manacá-da-serra-anão (Tibouchina mutabilisNana’) é o único que floresce no inverno, trazendo cor e beleza na época mais fria do ano.

 

COMO UTILIZAR NO JARDIM

Todos os manacás ficam lindos como pontos focais no jardim, quando plantados isolados ou então formando grupos em amplos espaços ou renques ao longo de muros e cercas.

Os manacás arbustivos podem ser cultivados em vasos, de no mínimo 50cm de altura x 50cm de diâmetro, com substrato simples, composto de terra vegetal ou terra de jardim, húmus de minhoca e areia de construção. Nunca use areia de praia. Tem muito sal e pode matar a planta. Veja como montar um vaso aqui nesse link ou abaixo na descrição do vídeo.

Os manacás arbóreos ficam melhores quando cultivados no jardim.

 

ÉPOCA DE FLORAÇÃO

Então lembre-se a árvore manacá-da-serra floresce no verão e o arbusto, o manacá-da-serra-anão floresce no inverno. Então se você quiser cultivar o manacá-da-serra-anão deverá comprá-lo florido no inverno para ter certeza de que está levando a planta certa!

 

E ai? O que você achou? Já conhecia os manacás? Sabia como diferenciá-los? Já cultivou alguma delas? Qual você mais gosta? Conta para mim nos comentários abaixo.

 

Faça parte da minha Lista VIP e ganhe e-books de presente!

E você pode se inscrever aqui no site, fazer parte da minha lista VIP e ganhar e-books de presente!

Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: falecom@nofigueiredo.com.br e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

 

Instagram

Siga-me no instagram. Procure por @nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Kit joaNinho

Acompanhe o ciclo de vida das joaninhas e depois solte-as na natureza!

Hotel dos insetos

Hospede insetos amigos das plantas no seu jardim. Use cupom NOFIGUEIREDO para ganhar 5% de desconto.

Você encontra tudo para Jardinagem na loja online Plantei.

Use o cupom VIMDANO para ganhar 5% de desconto na sua primeira compra.

Siga a Nô nas redes sociais.

Banner Plantei