Ludisia: linda orquídea terrestre! Aprenda agora como cultivar essa linda orquídea terrestre popularmente conhecida como orquídea-jóia (Ludisia discolor).

Ludísia: linda orquídea terrestre! Conhece?

É ou não é uma orquídea?

A ludísia é uma orquídea um pouco diferente das orquídeas mais comuns como as phalaenopsis, que são epífitas. As ludísias são terrestres ou rupícolas, ou seja elas podem ser plantadas no jardim, como a arundina, por exemplo!

 

É muita beleza!

Essa orquídea é bem especial pois tanto sua folhagem como suas flores são muito ornamentais! Ela é originária de Burma e da Malásia, no Oriente.

 

FLORES

Suas flores são pequenas e delicadas, medem 1,3cm x 1,3cm de dimensão e cada haste floral pode ter até 40cm de altura! As flores são carnosas, brancas, com um pequeno detalhe amarelo.

Detalhes das flores da Ludisia

 

A florada costuma acontecer entre o fim do inverno e início da primavera e as flores duram uns 20 dias. A floração é do tipo espiga e as flores vão se abrindo da base até o topo.

Após a floração, as hastes florais secam. Então pode-as rente ao substrato. Esse é um bom momento para aproveitar e transplantá-la para um novo vaso maior ou para o jardim.

Como eu falei no começo, não são só as flores o charme dessa planta. Mesmo quando ela não está florida, ela é bonita e diferente. 

 

FOLHAS

Suas folhas são aveludadas, brilhantes em tons de bronze, com nervuras que variam do cobre ao prateado, de acordo com a variedade.  O verso das folhas é avermelhado. Existe ainda uma variedade albina, com folhas verde claras e apenas um leve toque acobreado no verso da folha. 

Essas folhas chamam tanto atenção que seu nome científico é Ludisia discolor, sendo que discolor quer dizer com duas cores diferentes.

 

Onde Plantá-la?

Ela fica linda quando plantada no jardim como forração, em locais sombreados. Ela não aceita pisoteio. Ela não tem pseudobulbos, mas tem rizomas que no começo são eretos, mas depois se tornam curvos e prostrados em sua base, de acordo com o crescimento. 

Orquídea ludísia começando a pender para o lado

 

A Ludísia ainda pode ser cultivada em vasos, ficando linda em ambientes internos como salas de estar, escritórios…. Já que ela não precisa de sol direto e pode até ficar um pouco afastada de janelas mais ensolaradas. 

Ela também vai muito bem em terrários, pois adora o ambiente úmido e quente que se forma. Veja aqui como fazer terrários.

 

Como mantê-la sempre bonita?

Para mantê-la sempre bonita, remova as folhas e hastes florais secas. Quando o rizoma estiver muito alongado, é sinal de que a planta está perdendo o vigor, então replanta-a.  

 

Como fazer uma muda?

Para fazer uma muda, pegue uma estaca de um broto lateral e coloque num copo com água para ela soltar as raízes. Depois plante-a no substrato. Também pode-se dividir as touceiras já enraizadas. Por sementes é mais difícil. 

 

Iluminação e rega

Ela gosta de sombra (80 a 90% de sombrite) e solo úmido mas não encharcado. Na primavera e verão, regue com maior frequência e no outono e inverno, diminua a frequência, pois ela entra em dormência.

 

Substrato ideal

O Substrato deve ser bem drenável e pode conter areia, pedrinhas e também materiais que ajudem a reter água como casca de pinus, fibra de palmeira, carvão, vermiculita, esfagno, terra vegetal… Gosto de usar a receita do substrato básico que ensino aqui.

Se for plantá-la no jardim, é bom misturar areia grossa e terra vegetal e também fibra de palmeira, vermiculita, turfa, esfagno, etc, para que as raízes possam se desenvolver melhor.

Ela não gosta de solos argilosos ou encharcados, onde apodrece rapidamente. 

 

ADUBAÇÃO

Com relação à adubação, adube no final do inverno, começo do verão e começo do outono. Não precisa adubar no começo do inverno por que ela entra em dormência.

 

 

E aí? O que você achou da ludísia? Já conhecia essa planta? Já cultivou-a? Conta para mim nos comentários abaixo.

 

Faça parte da minha Lista VIP e ganhe 3 e-books!

E você pode se inscrever aqui no site, fazer parte da minha lista VIP e ganhar 3 e-books de presente!

Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

 

ESTRÉIA DE VÍDEOS NO YOUTUBE

Agora é possível programar uma estréia no Youtube. Então uns dias antes da 5af e do domingo eu já posto no canal a miniatura do vídeo que será postado. Aquela fotinho da capa do vídeo. E você pode clicar ali para receber um lembrete avisando que o vídeo irá começar. É muito legal saber antes o assunto do vídeo que irá ao ar, né?

 

Instagram

Siga-me no instagram. Procure por @nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro