Londres: conheça um pouco dessa linda cidade onde a tradição e o moderno se misturam nessa viagem que fiz com meu marido em setembro desse ano.

Londres

LIGAÇÃO ESPECIAL

Eu tenho uma ligação especial com Londres. Desde menina sou apaixonada por essa cidade! Lembro que quando tinha uns 11 anos eu falei para minha mãe que eu queria aprender inglês, mas que tinha que ser inglês britânico… Então fui estudar na Cultura Inglesa, uma escola de inglês britânico que tem aqui em São Paulo. Lá tinha um pôster com uma imagem de Londres e o seguinte texto: When a man is tired of London, he is tired of life. Em português isso seria algo como: quando um homem está cansado de Londres, ele está cansado da vida! Uau! Londres é uma cidade maravilhosa! Consegue unir o antigo, o clássico, o tradicional, com o super moderno! Mil culturas diferentes juntas! Muito legal!

 

1 semana de sol!

Já fui para Londres algumas vezes, mas essa semana que passei lá agora em setembro foi mais especial. Pegamos 1 semana de sol direto! Uau! Londres é conhecida por ser uma cidade fria e chuvosa…

E como estava no final do verão, ainda estava muito florida. Fiquei encantada com o capricho com que os comerciantes enfeitam as lojas e bares. Olha só quantas jardineiras e cestas de flores espalhadas pela cidade!

 

os londrinos amam o sol!

Outra coisa interessante que observei foi que os londrinos adoram o sol e como eles tem poucos dias de sol, quando tem sol eles ficam no sol. Olha essa praça na hora do almoço. Quase todo mundo está sentado no sol. Não é como aqui, que a gente procura a sombra…

E nos parques, tem cadeiras para alugar e tomar sol! Aqui à vezes tem cadeiras para alugar, mas é na praia, né? Nunca vi cadeiras para alugar nos parques daqui…

 

mapa mundi ao contrário

Olha essa instalação de globo terrestre que vi numa rua.

Nô Figueiredo e o mapa mundi ao contrário

Observe que ele está “ao contrário” do que estamos acostumados a ver. O mapa-mundi como aprendemos na escola foi totalmente influenciado pela Europa. A Europa está no centro do mundo. Mas pense bem. Se o mundo é redondo, não tem centro. Nem lado certo. Tanto faz. Norte e Sul são apenas convenções… O Brasil poderia ficar no centro do mundo… Por que não? Adoro esses mapas diferentes que fazem a gente olhar o mundo de uma outra forma…

 

national gallery

Teve um dia que fomos visitar a National Gallery, um museu maravilhoso que tem em Londres. Aqui aproveito para fazer um parêntese e contar que os museus são todos gratuitos lá, você acredita? Eles valorizam a cultura e acham que ela deve estar disponível para todos. Achei maravilhoso!

 

Serpentine – Chucs Restaurants

Outra coisa que me chamou atenção foi esse bar dentro do Hyde Park, o central Park de Londres. A gente foi visitar o museu que tinha ao lado do bar e na saída resolvemos entrar para tomar uma água. Por fora não achamos nada do bar, mas por dentro… Uau! Olha só que arquitetura mais linda! Esse ba/restaurante chamado de Serpentine – Chucs Restaurants foi projetado por uma arquiteta  iraquiana-britânica chamada Zaha Hadid identificada com a corrente desconstrutivista da arquitetura.

 

zaha hadid

Zaha Hadid foi a primeira mulher a receber o premio Pritzker de Arquitetura em 2004, pelo conjunto de sua obra. Em 2015 ela novamente quebrou a hegemonia masculina, ao ser laureada com a medalha de ouro do Royal Institute of British Architects.Viva Zaha! Que exemplo de mulher! Que cada vez sejamos reconhecidas pelos nossos trabalhos! Infelizmente ela faleceu jovem, aos 65 em março 2016, em decorrência de um ataque cardíaco.

 

Coluna Claraboia projetada por Zaha Hadid

Achei demais a ideia que ela teve de fazer colunas com claraboias no topo. Algo entre futurista e místico. Primeiro tive a sensação de estar dentro de um disco voador, depois elas me remeteram a Nossa Senhora. E você, o que achou? Gostou desse projeto dela?

 

Domingo que vem vou te levar para conhecer um pouco de Amsterdam, que visitei logo depois de Londres.

 

E o que achou de Londres? Já visitou essa cidade? Conta para mim nos comentários abaixo

 

Faça parte da minha Lista VIP e ganhe 3 e-books!

E você pode se inscrever aqui no site, fazer parte da minha lista VIP e ganhar 3 e-books de presente!

Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

 

ESTRÉIA DE VÍDEOS NO YOUTUBE

Agora é possível programar uma estréia no Youtube. Então uns dias antes da 5af e do domingo eu já posto no canal a miniatura do vídeo que será postado. Aquela fotinho da capa do vídeo. E você pode clicar ali para receber um lembrete avisando que o vídeo irá começar. É muito legal saber antes o assunto do vídeo que irá ao ar, né?

 

Instagram

Siga-me no instagram. Procure por @nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro