Lírio da paz: aprenda agora como cuidar, replantar, regar e o que fazer para que sua planta floresça novamente!

LÍRIO DA PAZ – Dicas de Cultivo, Replantio, Rega e muito mais!

Eu sou apaixonada por lírio da paz

É uma planta que sempre tenho em casa! O lírio da paz mais comum é o Spathiphyllum wallisii, uma planta nativa da Venezuela e Colômbia.

 

Faz tempo que você não troca sua planta de vaso?

Eu tenho esse vaso já há algum tempo. Confesso que ele está comigo há um tempo, um bom tempo. Já nem lembro mais quando o comprei. E eu ainda não troquei ele de vaso. Pois é. Casa de ferreiro, espeto de pau, né? Eu vivo falando que a gente tem que trocar a planta de vaso e não troquei a minha desde que comprei! Olha só como as folhas estão mirradas e claras.

 

Seu lírio da paz não floresce?

Um dos motivos para seu lírio da paz não estar florescendo  ou estar meio mirrado como o meu, pode ser que ele esteja precisando de uma casa nova, ou seja, ser transplantado para um novo vaso.

 

Xaxim de Palmeira

Vou usar o Xaxim de palmeira. Já fiz vários vídeos usando esses xaxins e o resultado sempre foi excelente! As plantas adoram! Veja mais aqui.

Xaxim de Palmeira

 

Alta absorção de água

O Xaxim de Palmeira tem alta capacidade de absorção de água e nutrientes graças às fibras das palmeira que compõem o xaxim. Ele também é ótimo para as raízes, que conseguem se fixar nele!

 

Todas as plantas

O xaxim de palmeira pode ser usados para  todas as plantas, inclusive para as orquídeas, pois ele não tem tanino e nenhuma substâncias tóxicas para as plantas. O xaxim de palmeira pode ser usado inclusive para cactos e suculentas. É só controlar a quantidade e frequência de rega.

 

Recicle e adube!

E quando estiver na hora de replantar a planta para um outro vaso maior, você pode enterrar o xaxim de palmeira dentro do novo vaso ou direto no jardim, que ele irá se decompor e servirá de adubo para a planta!

 

Características

O lírio da paz é uma planta herbácea, vigorosa, ereta e rizomatosa. É uma planta perene, ou seja, que dura mais do que 1 ano. Se você cuidar bem dela, ela irá durar vários anos.

 

Frio não!

O lírio da paz é uma planta que não gosta de temperaturas baixas, sendo mais indicada para o cultivo nos trópicos.

 

O lírio da paz não tem caule

Suas folhas nascem direto da base da planta que pode atingir de 30 a 40cm de altura. Sua folhagem é muito ornamental! Suas folhas são verdes, brilhantes e não tem pelos. Existe um cultivar que tem as folhas variegadas, ou seja, com manchas brancas. É mais raro de encontrar, mas muito bonito!

 

Charme são as inflorescências

O charme do lírio da paz são suas inflorescências brancas que aparecem acima das folhas como se fossem bandeiras brancas. Daí seu nome popular lírio da paz. Essas inflorescências aparecem principalmente na primavera e no verão. As inflorescências são formadas por uma espata branca, que é uma folha modificada para atrair os polinizadores, e uma espiga central, onde nascem várias florzinhas.

 

Verde e depois seca

Com o tempo a inflorescência vai ficando verde e depois seca. É normal. Faz parte do ciclo da planta. É só podar a haste floral perto de onde ela nasce na base da folha.

 

luz filtrada

Como é uma planta originária das florestas, ela gosta de luz filtrada, mas não de sol direto nela. Por isso o lírio da paz pode ser cultivado dentro de casa ou apartamento em vasos e jardineiras, desde que fique perto de uma janela ou varanda que receba bastante luminosidade, mas não sol direto nele. Pode receber o solzinho da manhã, até no máximo às 9h30/10h00 da manhã e o sol do final do dia, depois da 4h da tarde.

 

sol do meio dia? Nem pensar!

Se ele estiver num local onde bate o sol do meio do dia, suas folhas ficarão verdes claras e podem queimar ou ficar secas nas pontas. Se esse for o caso da sua planta, mude-a para um local mais sombreado.

 

Mas também não é breu, né?

Tem gente que acha que só por que ele pode ser cultivado dentro de casa ou apartamento coloca ele num lugar onde não bate sol e quer que ele floresça. Aí também não dá, né? Ele precisa de luz do sol para poder florescer. Então se o seu lírio está num lugar sombreado e não está florescendo, mude-o para um local mais iluminado, perto de uma janela.

 

 Como usar o lírio da paz?

No jardim, o lírio da paz fica lindo formando lindos maciços no jardim ou então em renques próximos a muros, formando bordaduras ou ao longo de caminhos em áreas sombreadas por árvores ou pergolados. Nunca a pleno sol. E é claro, fica super bem em vasos e jardineiras em interiores.

 

Substrato ideal

O substrato deve ser rico em matéria orgânica e ter boa drenagem.

 

xaxim de palmeira não precisa de camada de drenagem!

Mais uma vantagem de usar o Xaxim de Palmeira é que a gente não precisa fazer drenagem. É só colocar o substrato e plantar direto.

 

tamanhos dos xaxins

Os xaxins de palmeira são comercializados em 3 tamanhos, P, M e G e tem ainda um formato meia lua, perfeito para jardim vertical!

 

Quer multiplicar sua planta?

É bem fácil. É só separar as mudas que nascem ao redor da planta mãe.

 

Se você já tinha feito tudo o que ensinei acima e sua planta não floresceu

Vou te fazer mais uma pergunta: Quando foi a última vez que você adubou seu lírio da paz? Ele gosta de substrato com bastante matéria orgânica… Você pode adubar com húmus de minhoca, farinha de casca de ovo, borra de café ou fazer o adubo para estimular a floração.

 

Úmido mas não encharcado

O substrato deve ser mantido umedecido, mas nunca encharcado. Se você estiver cultivando no xaxim de palmeira, você não precisará regar tanto por que a água fica armazenada nas paredes do vaso e a planta irá absorvendo a água conforme sua necessidade.

 

Tem dúvida com relação à rega?

Vou te ensinar 2 truques: 1 observe a toalha no banheiro e a roupa no varal. Secou rápido? É sinal de que está quente ou seco. Sua planta provavelmente vai precisar de água. Demorou para secar? Deve estar frio ou úmido. Provavelmente sua planta não vai precisar de agua.

 

Use o dedo!

E para ter certeza, utilize esse instrumento maravilhoso que você tem na ponta da sua mão. Seu indicador! Faça o teste do dedo. Enfie o dedo fundo no substrato e sinta. Se está úmido e seu dedo saiu sujo, não precisa regar. Espere até o dia seguinte e teste novamente. Está seco? Seu dedo saiu limpo? Sinal de que precisa regar.

 

Na hora da rega

E quando for regar, regue a volta toda do vaso e espere até começar a sair água por baixo para parar de regar. Assim terá certeza de que o substrato está cheio de água.

 

Ainda tem dúvida?

Mas se mesmo assim você tem dúvida, o lírio da paz te mostra quando estiver precisando de água. Ela fica caidinha, triste e você logo vai perceber que ela está pedindo água. Se você deixar passar muito tempo sem regar, pode fazer uma rega de imersão, que é o nome chic para o truque do balde, que ensinei aqui.

 

Dia está muito quente?

Então borrife água nas folhas. O lírio da paz adora! Você pode aproveitar para dar um banho nele e tirar o pó e a poluição que acumula nas folhas e pode acabar impedindo-o de respirar e fazer fotossíntese.

 

Como limpar as folhas

Para limpar as folhas você usar um pano macio e úmido e limpar delicadamente as folhas do centro da planta para fora, com cuidado para não rasgar as folhas.

 

quer suas folhas brilhando?

E se quiser que as folhas do seu lírio da paz fiquem brilhando, borrife água com borra de café ou com o café que sobrou na garrafa térmica sem açúcar. Elas vão ficar lindas e brilhantes como se você tivesse passado brilha folhas!

 

planta que purifica o ar!

Ah, o lírio da paz é uma das plantas estudada pela Nasa e indicada para se ter dentro de casa ou escritório para remover gases tóxicos e deixar o ar mais limpo. Quer saber mais sobre as plantas que purificam o ar? Se inscreve aqui no meu site e ganhe o e-book das plantas que purificam o ar!

 

Mais um motivo

E eu também acredito que um outro motivo dela ter recebido o nome de lírio da paz se deve ao fato dela ser usada no feng-shui para harmonizar os ambientes e trazer paz e harmonia. Tem gente que vai me achar maluca, mas eu realmente acredito que as plantas são seres muito especiais.

 

Segredo de Sucesso de Cultivo

E lembre-se do segredo de sucesso de cultivo: AAC = Atenção, amor e carinho! Converse com a sua planta, troque energia com ela. Elogie e se mesmo assim ela estiver demorando para florir, dê bronca! Funciona!

 

E ai? O que você achou? Já conhecia essa planta? Qual foi sua experiência com ela? Conta para mim nos comentários abaixo.

 

Faça parte da minha Lista VIP e ganhe e-books de presente!

E você pode se inscrever aqui no site, fazer parte da minha lista VIP e ganhar e-books de presente!

Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: falecom@nofigueiredo.com.br e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

 

Instagram

Siga-me no instagram. Procure por @nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Kit joaNinho

Acompanhe o ciclo de vida das joaninhas e depois solte-as na natureza!

Hotel dos insetos

Hospede insetos amigos das plantas no seu jardim. Use cupom NOFIGUEIREDO para ganhar 5% de desconto.

Você encontra tudo para jardinagem na loja online Plantei.

Use o cupom VIMDANO para ganhar 5% de desconto na sua primeira compra.

Siga a Nô nas redes sociais

Banner Plantei