Sabe aquele corredor esquecido, perto da área de serviço?

Pois é, ele agora virou a sensação da casa! Olha que linda que ficou essa horta!

E para separar cada tempero, utilizamos os tagetes ou cravo-de-defunto (Tagetes erecta L. e Tagetes patula L.), uma planta herbácea, anual, ereta, que pode atingir até 1m de altura. Suas folhas têm um cheiro forte e as flores são pequenas, em tons amarelos e alaranjados. A propagação se faz pela germinação das sementes.


 

O tagetes possui uma substância eficaz no controle de larvas de mosquitos. As raízes dessa planta secretam susbtâncias que fazem com que os nematóides e lesmas não ataquem as plantas ao seu redor.

Os tagetes, além de enfeitarem a horta e protegerem os temperos dos ataques de nematóides e lesmas, ainda podem ser utilizados para fazer pulverizações nas outras plantas da sua casa para repelir insetos.

 

Pulverização de Tagetes:
Ingredientes: 1 kg de folhas e/ou talos de tagetes e 10 litros de água.
Preparo: Misture 1 kg de folhas e/ou talos de tagetes em 10 litros de água, leve ao fogo e deixe ferver durante meia hora ou então deixe de molho (picado) por dois dias.
Aplicação: Coe o caldo obtido e pulverize as plantas atacadas.

 

E o bacana é que esses caixotes têm o fundo falso para a água infiltrar direto no solo! Além disso, os temperos ficam numa altura agradável para colher e cuidar.

Ah, essa tinta preta do lado de dentro é neutrol, um impermeabilizante que foi usado para que a umidade da terra não passe para a madeira.

 

 Antes era assim… Sem graça, né?

 

Esse jardim foi projetado e executado com a paisagista Anna Luiza Moraes, minha mãe.

Para ver mais fotos desse jardim acesse o álbum no Flickr: Horta no corredor

Referência bibliográfica: Felippe, Gil. Venenosas: plantas que matam também curam. São Paulo: Editora Senac, 2009.

Gostou do post? Do site? Conecte-se com a natureza curtindo e compartilhando meus posts e vídeos nas redes sociais! Eu te agradeço!

Beijos floridos de gratidão,
Nô Figueiredo – A Menina do Dedo Verde
Conexão com a natureza