Jardim da Luz no Centro de São Paulo: o parque mais antigo da cidade inspirado nos parques franceses.

Jardim da Luz no centro de São Paulo

Parque mais antigo de São Paulo

O parque Jardim da Luz foi criado em 1798 como Horto Botânico e aberto ao público em 1825 como Jardim Público da Luz. É o mais antigo parque público do município e foi tombado pelo CONDEPHAAT em 1981.

 

Inspiração européia

A arquitetura desse parque foi claramente inspirada na arquitetura dos parques europeus. Há com lagos artificias, chafarizes, um aquário subterrâneo embaixo da estátua da Diana (que infelizmente não estava funcionando quando visitamos), uma gruta com cascata (a cascata também não estava funcionando), um mirante e um ponto de bonde. Um dos lagos, o Lago da Cruz de Malta, tem 13 espécies de peixes nativos dos Rios Tietê e Paraíba do Sul (o lago parecia estar bem sujo e mal cuidado. Não sei se tinha algum peixe vivo ali). Fiquei triste de ver como o parque estava abandonado e mal cuidado.

 

Museu a céu aberto

O parque é uma espécie de museu a céu aberto, com uma exposição permanente de esculturas de vários artistas brasileiros como Victor Brecheret, Leon Ferrari, Amílcar de Castro, José Resende, Marcelo Nietsche e muitos outros.

Escultura no Jardim da Luz

Escultura no Jardim da Luz

Escultura no Jardim da Luz

Escultura no Jardim da Luz

Escultura no Jardim da Luz

Escultura no Jardim da Luz

Oásis Verde

O parque também é um oásis de área verde bem no coração de São Paulo, e tem várias árvores centenárias, lindas!

 

Pinacoteca de São Paulo

Ao lado do parque da Luz está a A Pinacoteca de São Paulo, que é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade. Foi fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo é o museu de arte mais antigo da cidade.

 

A Pina

A Pina, como é carinhosamente chamada, está instalada no antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios, projetado no final do século XIX pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, que também projetou o Teatro Municipal. No final da década de 90, o espaço passou por uma ampla reforma com projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Achei que a reforma da Pina ficou maravilhosa! Conseguiram integrar super bem a parte nova com a antiga e ainda trouxeram a luz natural para dentro do prédio, deixando tudo mais bonito!

 

O acervo

O acervo original da Pinacoteca foi formado com a transferência de 20 obras do Museu Paulista da Universidade de São Paulo de importantes artistas da cidade como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Antônio Parreiras e Oscar Pereira da Silva. Com o passar dos anos formou um significativo acervo, com quase 10 mil obras.

Saiba mais sobre a Pina.

Estação da Luz

Do outro lado da Praça da Luz está a Estação da Luz. O projeto da estação foi elaborado na Inglaterra por Charles Driver, famoso por criar estações de trens em seu país de origem.

 

Tecnologia inglesa

A estrutura metálica da estação e os equipamentos para a iluminação da estação foram importados da Grã-Bretanha. O tijolo aparente e as estruturas metálicas da gare são os elementos construtivos predominantes. Ela foi inaugurada em 1901.

 

A ligação do interior com o litoral

Essa estação fazia a ligação das fazendas cafeeiras do interior do estado com o principal porto do país, o porto de Santos, no litoral paulista. Acho muito linda essa estação! Aliás, adoro estações de trem.

 

Jardim Público

O conjunto formado pela estação e o jardim da Luz, na época chamado de Jardim Público, logo se tornou um cartão postal da cidade e o imponente relógio da torre da estação, se destacava como ponto mais alto da região.

 

Qual é a sua opinião?

E aí? O que achou desse passeio pela Luz? Você já conhecia o parque da Luz? A Pinacoteca? A estação da Luz? O que você achou desses lugares? Conta para mim nos comentários abaixo.

 

Vamos compartilhar!

Qual parque você gosta de visitar? Faça um videozinho e me mande por email para: fal[email protected] que posto no meu canal! Vamos compartilhar os parques queridos!

 

Curta, comente e compartilhe!

Então se você gosta do meu trabalho, se você quer que eu continue fazendo os vídeos, me ajude a continuar produzindo. Curta os vídeos e escreva algum comentário.Quando mais você interagir, mais meu canal irá crescer e atingir mais pessoas! Pode ficar tranquilo (a) que eu respondo sempre. Confesso que não é no mesmo dia, nem sempre eu consigo, mas eu respondo todas as dúvidas.

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

E você também pode se inscrever aqui no site e fazer parte da minha lista VIP. Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

Siga-me no instagram. Procure por nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Você encontra tudo para jardinagem na loja online Toca do Verde!

Clique abaixo para visitar a loja

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro