Venha passear comigo e conhecer o Jardim Botânico Carlos Thays em Buenos Aires, na Argentina, onde passei o carnaval com meu marido!

Jardim Botânico Carlos Thays em Buenos Aires, Argentina

Pequeno mas bem sortido!

O passeio pelo Jardim Botânico Carlos Thays em Buenos Aires é muito agradável e descontraído. O parque é relativamente pequeno, muito arborizado e bonito.

 

Jardins Clássicos na Entrada

Perto da entrada, ficam os jardins mais clássicos, com traçados que lembram os jardins franceses, italianos e tem até um em estilo oriental.

 

Bosques no fundo

Na parte do fundo do jardim, tem plantas de várias partes do mundo agrupadas por continentes, formando bosques por onde passeamos em trilhas de saibro.

 

jardim das borboletas 🦋

O jardim botânico conta ainda com uma coleção de ervas aromáticas e um jardim das borboletas! Amei esse jardim, cheio de flores e borboletas voando por todo lado!

Jardim das Borboletas dentro do Jardim Botânico Carlos Thays

Jardim das Borboletas dentro do Jardim Botânico Carlos Thays

 

Estufa Francesa

Olha essa estufa em estilo Art Noveau que linda! Ela foi premiada na Exposição Universal de Paris de 1900.

Estufa Art Noveau

Estufa Art Noveau

 

escola de jardinagem

Lá também tem uma biblioteca de botânica e a Escola de Jardinagem do Governo da Cidade.

Escola Municipal de Jardinagem

Escola Municipal de Jardinagem

 

Carlos Thays

A ideia de criar um jardim botânico foi do paisagista e arquiteto francês Carlos Tahys, que foi Diretor Parques e Passeios de  1892  a 1898, quando morou com sua família na mansão de estilo inglês que ocupa a área central do parque.

Durante o período que ele morou lá, aproveitou para criar diversos jardins ao redor da casa, que é hoje o prédio central do complexo.

 

inauguração

O jardim botânico foi oficialmente inaugurado em setembro de 1898. Nessa mesma época, Thays criou diversas áreas verdes importantes em Buenos Aires.

 

Objetivo do jardim Botânico

Inicialmente o objetivo do Jardim Botânico era estudar as mais variadas espécies de plantas, abrir espaço para paisagistas criarem e proporcionar um espaço de lazer para os moradores da cidade. Em 1996, o Jardim Botânico se tornou um Patrimônio Histórico Nacional.

 

Conservação da biodiversidade e educação ambiental

O jardim botânico ocupa uma área de mais de 7 hectares, abriga mais de 6.000 espécies vegetais e é dedicado à conservação da biodiversidade e educação ambiental.

Passear por suas trilhas é uma boa oportunidade para conhecer mais sobre a flora nativa e sobre a flora em geral.

 

Ninféia-azul

Uma das plantas que mais me chamou atenção foi a Ninféia-azul, que estava super florida!

Ninféia-azul

Ninféia-azul

 

Origem

A ninféia-azul (Nymphaea caerulea) é originária da África do Sul. É uma planta herbácea, tuberosa e aquática emersa. Note que o vaso fica submerso, dentro do lago.

Detalhe do vaso submerso de ninféia-azul

Detalhe do vaso submerso de ninféia-azul

 

Folhagem

As folhas são grandes arredondadas e com um recorte no canto, como se tivessem tirado um pedaço da pizza! Elas São sustentadas por longos pecíolos que deixam elas expostas na superfície da água.

 

Floração

As flores são um espetáculo! São grandes, azuis, muito lindas, com estame amarelo, que faz com que pareça que elas estão iluminadas por dentro! Elas também ficam flutuando na água, um pouco acima das folhas.

Ninféia-azul

Ninféia-azul

 

Xiii, sumiu… 

Durante o inverno as folhas desaparecem, para surgirem novamente na primavera.

 

Substrato

Os tubérculos da ninféia precisam de uns 30cm de lôdo para prosperarem e os lagos devem ter de 50 até 70cm de profundidade.

 

Luminosidade

É uma planta que precisa de sol direto!

 

Multiplicação

A multiplicação é feita pelos tubérculos e também pelas sementes que muitas vezes germinam espontaneamente na água!

Sou apaixonada por essa flor! Acho um verdadeiro espetáculo da natureza!

 

Domingo que vem eu conto mais um pouco da minha viagem a Buenos Aires! Fique de olho!

 

E aí? Gostou de passear comigo e conhecer um pouquinho de Buenos Aires? Conta para mim o que você achou nos comentários abaixo do vídeo.

 

Faça parte da minha Lista VIP e ganhe 2 e-books!

E você pode se inscrever aqui no site, fazer parte da minha lista VIP e ganhar 2 e-books!

Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

 

ESTRÉIA DE VÍDEOS NO YOUTUBE

Agora é possível programar uma estréia no Youtube. Então uns dias antes da 5af e do domingo eu já posto no canal a miniatura do vídeo que será postado. Aquela fotinho da capa do vídeo. E você pode clicar ali para receber um lembrete avisando que o vídeo irá começar. É muito legal saber antes o assunto do vídeo que irá ao ar, né?

 

Instagram

Siga-me no instagram. Procure por @nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Você encontra tudo para jardinagem na loja online Toca do Verde!

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro