Adoro quando começo a ver as delicadas flores amarelas do ipê colorindo a cidade e criando tapetes sobre as calçadas!
Tabebuia chrysotricha (ipê amarelo) – foto: Nô Figueiredo
Sabia que a flor do ipê amarelo é considerada a flor nacional do Brasil?
Dizem que é por que além dele estar sempre florido no 7 de setembro, a árvore quando floresce fica desprovida de folhas, formando uma massa amarela que se destaca no verde das nossas matas… Igual à nossa bandeira!
O MAIS COMUM
Existem vários tipos de ipês amarelos. Aqui em São Paulo, o mais comum é a Tabebuia chrysotricha, que atinge de 4 a 10m de altura, cujo tronco varia de 30 a 40cm de diâmetro e floresce durante os meses de agosto e setembro. Segundo Lorenzi, é uma árvore extremamente ornamental, principalmente quando em flor; é a espécie de ipê-amarelo mais cultivada em praças e ruas de nossas cidades. Muito útil para arborização de ruas estreitas e sobre redes elétricas em virtude de seu pequeno porte.
Durante o inverno, as folhas do ipê-amarelo caem e a árvore fica completamente despida. No início da primavera, entretanto, ela cobre-se inteiramente com sua floração amarela, nos presenteado com um maravilhoso espetáculo! Quanto mais frio e seco for o inverno, maior será a intensidade da florada.
Tabebuia chrysotricha (ipê amarelo) – foto: Nô Figueiredo
Tabebuia chrysotricha (ipê amarelo) – foto: Nô Figueiredo
PARA ÁREAS DEGRADADAS
Há também a Tabebuia ochracea, cuja altura varia de 6 a 14m e apresenta o tronco mais tortuoso de 30 a 50cm de diâmetro. Segundo Lorenzi, seu florescimento exuberante é um belo espetáculo da natureza, que estimula seu emprego no paisagismo em geral; infelizmente seu uso na arborização urbana é bastante escasso até o momento. Como planta adaptada a terrenos secos, é útil para plantios em áreas degradas de preservação permanente.
DA REGIÃO NORTE
No norte do nosso país, a Tabebuia serratifolia, que varia de 8 a 20m de altura e tronco de 60 a 80cm de diâmetro, já vem sendo largamente utilizada nas cidades. Segundo Lorenzi, durante sobrevôo da floresta amazônica ela destaca-se por ser extremamente bela quando florida, sobressaindo do resto da vegetação.
TERRENOS BREJOSOS E ÁREAS CILIARES DEGRADADAS
Nos terrenos brejosos e reflorestamento de áreas ciliares degradadas, a Tabebuia umbrellata é presença indispensável. Com seus 10 a 15m de altura e tronco que varia de 40 a 50cm de diâmetro, é extremamente ornamental e perfeitamente adaptada tanta na mata primária quanto nas formações secundárias.
O MAIS ALTO DE TODOS
E o mais alto de todos os ipês amarelos, o Tabebuia vellosoi, com seus 15 a 25m de altura e 40 a 70cm de diâmetro de tronco, o escolhido por decreto federal como “árvore símbolo do país”, é mais apropriado para arborização de parques e praças.
VALORIZAÇÃO DO IPÊ
O reconhecimento do ipê não vem somente pela exuberância de sua beleza e pela grossura de sua casca, característica que deu origem ao nome – em tupi, ipê significa árvore cascuda. Resistente e durável, a madeira é valorizada para aproveitamento em obras de construção civil e naval. É utilizada como matéria-prima para produção de tacos para assoalho, dormentes, mourões, vigas, eixo de roda de carroçaria, parquê e peças de marcenaria e carpintaria. No entanto, devido à grande procura pelos madereiros, essa condição transformou-se em ameaça à planta.
Tabebuia chrysotricha (ipê amarelo) – foto: Nô Figueiredo
COMO PRESERVAR
Um meio de preservar a espécie tem sido o aproveitamento de seu plantio em praças e em outros lugares públicos, além de preencher margens de ruas e estradas. Com boa tolerância à poluição urbana, a árvore proporciona um bonito efeito decorativo nas cidades. Ainda é recomendada para reflorestamento e reposição de mata ciliar, desde que o terreno não esteja sujeito a inundações.
De tronco levemente tortuoso, com ramos grossos e irregulares e copa arredondada, o ipê pode atingir até 30 metros e altura. As regiões tropicais são o principal ambiente para o cultivo, mas a planta também conta com bom desenvolvimento em áreas de cerrado e caatinga.
COMO CULTIVAR:
INÍCIO – viveiros e lojas de produtos para jardinagem vendem mudas de ipê amarelo. É a opção mais indicada para quem quer cultivar poucas unidades e para os menos experientes em plantio de árvores. As mudas são originadas de sementes, que ficam seis meses em sacos plásticos até a emergência. Com 20 centímetros de altura, ela está pronta para ser cultivada no local definitivo. No entanto, para paisagismo há exemplares mais altos e com desenvolvimento mais vigoroso.
PLANTIO:
O ipê amarelo não deve ser plantado sob o sol diretamente, nem em áreas com geadas, apesar de tolerar temperaturas baixas. Recomenda-se associar seu cultivo com outras plantas, como jequitibá e cedro. Ambientes mais adequados para o plantio são locais baixos, com solos úmidos, profundos, boa drenagem e textura argilosa.
BERÇOS (ANTIGAS COVAS)
As medidas dependem do tamanho da muda. O mínimo indicado é 20 x 20 x 20 centímetros, porém as covas podem ser abertas 40 x 40 x 40 centímetros no caso de plantas mais altas. Deixe espaçamento de 3 x 3 metros entre linhas. Em alamedas, ou à margem do caminho de entrada da propriedade rural, a distância deve ser aumentada para 5 x 5 metros.
REPRODUÇÃO
O processo de reprodução inicia-se quando a árvore atinge três anos de idade. Como é uma espécie hermafrodita, o ipê amarelo necessita de um agente polinizador para se reproduzir. O vento e a abelha mamangava são os principais responsáveis pela dispersão do pólen das flores.
USO
Sem comprovação científica, o ipê da espécie Tabebuia alba é usado como remédio caseiro em algumas regiões do país, sobretudo no Nordeste. A entrecasca do caule serve para tratar gripes, resfriados e tem efeito diurético; a casca ajuda no combate à inflamações. Embora pouco difundido, até as flores podem ser consumidas cruas ou cozidas em saladas, caso a árvore não tenha sido tratada com agrotóxicos.
PODA
É necessário fazer podas no inverno. Faça de limpeza para evitar nós entre os galhos e o surgimento de brotos no tronco, cujo desenvolvimento concorre com o crescimento da planta. Aplicação de podas de condução é boa para manter a árvore com porte menor.
Referência bibliográfica:
Sites consultados:
Linda demais essa árvore, né? Sou apaixonada por ela!
Gostou do post? Do site? Conecte-se com a natureza curtindo e compartilhando meus posts e vídeos nas redes sociais! Eu te agradeço!
Beijos floridos de gratidão,
Nô Figueiredo – A Menina do Dedo Verde
Conexão com a natureza

Pela fotos podemos notar que Handroanthus chrysotrichus não e bom plantar em baixo de fiação, como e muito difundido na internet, porque ele pode crescer e futuramente atingir a fiação a, Handroanthus chrysotrichus pode sim alcançar de 15 até 20 metros de altura. Não recomendável planta ipês debaixo de fiações de poste. Apesar que Handroanthus chrysotrichus e muitas cidades utilizado na arborização não fica bonito, pouca folhas, tronco fino e não saindo disso.
Sim, é muito importante verificar o tamanho que a árvore atinge na maturidade antes de plantar embaixo da fiação.
Beijos floridos da Nô
Acredito com passar dos anos Handroanthus chrysotrichus possa fica mais belo, igual da sua foto, ele parece se desenvolver um pouco mais lento, nas cidade em comparação com ipês rosa, utilizado também no paisagismo.
Belas fotos e informações. Uma pequena correção. O mais alto de todos os ipês amarelo é o ipê “preto” (handroanthus arianeae) que atinge até 40 m de altura com tronco de 150cm. Há ainda o handroanthus riodocensis, endêmico da bacia do Rio Doce, que pode atingir até 35m de altura.
Olá querido,
Agradeço os elogios e as correções. Vivendo e aprendendo, não é mesmo?
Adoro ipê amerelo! Adoro ipês! Adoro árvore florida!!!
Beijos floridos da Nô
A espécie de ipê amarelo Handroanthus vellosoi por um decreto do então presidente Jânio Quadros em 1961 foi considerado a “Flor Símbolo do País”, já o pau brasil é a Árvore Nacional pela Lei 6.607/1978.
Olá querido,
Agradeço pelos esclarecimentos.
Beijos floridos da Nô
Adorei as informações sobre Ipê Amarelo, isto vale para as outras cores também, plantei em minha calçada chamado ipê de jardim amarelo fui informada que ele não atinge uma altura máxima de de 4m a seis metros, mas há fiação, creio que terei que fazer podas anu. Você conhece esta espécie???
Olá querida!
O ipê-de-jardim é uma graça, mas não é a mesma planta que o ipê de verdade.
Ele realmente não cresce muito, mas talvez você precise podá-lo sim. Quando precisar, chame a subprefeitura da sua região!
Beijos floridos da Nô
Corrigindo: …fui informada que ele atinge uma altura máxima de de 4m a 6m…
Olá querida!
Sim, isso mesmo! Ele cresce até 6M!
Beijos floridos da Nô
m 27 de junho de 1961 o presidente Jânio Quadros decretou a flor do Ipê Amarelo como um dos símbolos do Brasil. O mesmo decreto tornou o Pau-brasil a árvore símbolo nacional. O nome cientifico do Ipê Amarelo é Tabebuia vellosoi Toledo, da família Bignoniaceae.
Olá querido!
Sim! Demais, né?
Beijos floridos da Nô