Olha que linda que ficou essa horta vertical com 7 ervas que montei! Super fácil de manter e sem perigo das plantas morrerem por falta de água!
HORTA VERTICAL COM 7 ERVAS
Que delícia que é cultivar ervas em casa e poder deixar os pratos mais saborosos, nutritivos e saudáveis com ervas colhidas na hora!
Se você não tem espaço no chão para cultivar as ervas, não tem problema. Você pode ter uma horta vertical e cultivar várias ervas em vasos!
Para que as ervas se desenvolvam bem, elas precisam de:
- Espaço para crescer
- Bastante luminosidade, no mínimo 4 horas de sol direto por dia
- Bastante água
- Adubo mensalmente quando estão em vaso ou a cada 2 meses se estiverem no jardim.
Olha só que lindos esses vasos! Estou apaixonada por eles! Eles já vem com o nome das ervas e tem um sistema de autoirrigação que torna o cultivo muito mais fácil. E para completar, você pode comprar o kit que vem com a treliça e as argolas para fixação dos vasos, que deixa qualquer parede muito mais charmosa, além de que cabe em qualquer lugar! Você encontra o kit horta vertical com os vasos, as argolas de fixação e a treliça na loja online Toca do Verde!

Horta Vertical 7 ervas – foto: Nô Figueiredo
As ervas que crescem mais, o alecrim e o manjericão, eu plantei em vasos maiores e as outras em vasos menores.
Essas mudas lindas e orgânicas são lá da Sabor de Fazenda e foram cultivadas com todo amor e carinho, mas agora elas já estão apertadas nesses vasinhos e precisam de mais espaço para poder crescer e se desenvolver.
SUBSTRATO PARA ERVAS E TEMPEROS
1 medida de terra
1 medida de húmus de minhoca
1 medida de areia para o substrato ficar bem aerado
COMO MONTAR OS VASOS AUTOIRRIGÁVEIS
Pegue o vaso, arrume a base transparente, que é onde fica armazenada a água, coloque o caninho que serve para colocar a água e ajeite o barbante que trará a água para as raízes.
Depois coloque uma camada de pedrisco ou argila expandida e um pouco do substrato descrito acima.
Então arrume o barbante para que ele fique parecido com os cabelos do cebolinha e centralize a muda no vaso.
Para finalizar complete com o substrato nas laterais.
Depois encha a parte transparente do vaso com água.
Pronto! Nos primeiros dias é bom regar na parte de cima do vaso até que a planta se adapte ao novo vaso. Depois é só completar sempre que a água estiver acabando no fundo transparente. Perfeito para quem esquece de regar!
As 7 ervas que na minha opinião não podem faltar na sua horta são: alecrim, manjericão, salsa, cebolinha, hortelã, orégano e tomilho.
ALECRIM
O alecrim (Rosmarinum officinalis) é uma erva aromática perene originária da Europa. Quando plantada no jardim pode atingir até 2m de altura! Como ele cresce muito, usei o vaso maior para que ele tenha bastante espaço para se desenvolver. O alecrim gosta de bastante sol e climas quentes. Solo seco, arenoso e bem drenado.
O alecrim é um ótimo tônico rejuvenescedor do cérebro! Ele melhora a concentração e a memória. Acalma a ansiedade, diminui a depressão e a exaustão. Como ele estimula o fluxo sanguíneo para a cabeça, ele também é ótimo para dor de cabeça, enxaqueca e a tensão muscular. Ele ainda é diurético e intensifica a eliminação de toxinas. É antiinflamatório, alivia a artrite e a gota.
Seu chá quente é ótimo para febre, catarro, dor de garganta, resfriados, gripes e infecções das vias respiratórias.
Com seu chá faça bochechos para aliviar aftas, estomatites e gengivites.
O alecrim também pode e deve ser usado na culinária. Por exemplo: batatas ao forno com alecrim e sal grosso ficam deliciosas e são super fáceis de fazer!
Só não tome seu chá à noite, por que ele é estimulante e você pode ter dificuldades para dormir… E quem tem pressão alta deve evitar.
Saiba mais sobre o alecrim.
MANJERICÃO
O manjericão (Ocimum basilicum) é originário da Índia. O manjericão pode atingir até 1m de altura, por isso vou plantá-lo num vaso grande também. Suas flores são comestíveis e ficam agrupadas em inflorescências tipo espigas. Suas sementes também são comestíveis e saborosas. Recomendam podar as espigas de flores quando elas começam a se formar, para que sua planta fique mais cheia.
O manjericão gosta de sol pleno, solo bem drenado e rico em matéria orgânica. Não gosta de clima muito frio. Nem de solo encharcado. O manjericão é uma erva que dura um tempo. Depois de um ano e meio, dois anos mais ou menos ela começa a ficar feia e morre. É normal. Esse é o ciclo de vida dela. Mas não se preocupe. É bem fácil fazer mudas. Pegue um pedaço da ponta do ramo com uns 15 a 20cm de comprimento e deixe num copo com água que logo ele solta raízes e você poderá plantá-lo.
Essa erva aromática é muito saborosa e tem a propriedade de acalmar a mente e trazer paz de espírito. Seu chá funciona como um sedativo leve, combate dores de cabeça, enxaqueca e gastrite. O manjericão também ajuda a eliminar os gases do estômago e dos intestinos. E aumenta a lactação.
Gargarejos e bochechos com o seu chá morno são ótimos para acabar com aftas.
Adoro colocar suas folhas misturadas na salada e comer uma pasta com molho de pesto é uma delícia! Tomate e queijo também combinam maravilhosamente bem com o manjericão. Azeite e vinagre temperados com manjericão são também um sucesso!
Saiba mais sobre o manjericão.
HORTELÃ
A hortelã (Mentha piperita) é nativa da Europa e Norte da África. É uma erva é rasteira que se espalha pelo jardim, por isso é muito bom cultivá-la em vaso.
A hortelã gosta de sol direto e solo rico em nutrientes e bem drenado. No inverno ela costuma ficar feia, seca, mas na primavera ela rebrota com força total!
A hortelã é uma erva muito refrescante! No verão é uma delícia tomar água com folhas de hortelã, e mesmo o seu chá quente tem esse efeito refrescante. Essa erva é usada como calmante, para tratar fadiga em geral, má digestão, flatulência, cólicas intestinais e hepáticas, problemas digestivos em geral, prisão de ventre, vômitos e enjoos na gestação, intoxicações, asma, bronquite, sinusite, tosse, gripe, resfriados e febres, dores de dente, nevralgia facial. É também um ótimo vermífugo pois inibe o desenvolvimento dos ovos de lombriga, por isso os árabes sempre colocam hortelã no kibe cru.
O chá gelado é ótimo para aliviar o enjoo, além de ser muito refrescante.
O chá morno pode ser usado para gargarejos e bochechos nas inflamações da boca, gengivas.
Saiba mais sobre a hortelã.
ORÉGANO
Adoro também o ORÉGANO (Origanum vulgare), que é nativo da Europa. Essa planta herbácea e perene, pode atingir até 80cm de altura.
Ele gosta de clima ameno e pleno sol. Solo leve e bem drenado. Propaga-se por sementes, estaquias e divisão de touceiras
O orégano fica ótimo em pratos italianos, com molhos de tomate, queijos e pizzas.
E medicinalmente podemos usá-lo para tratar de distúrbios estomacais, como má digestão, flatulência, problemas menstruais, reumatismo e cólicas. É estimulante e levemente laxativo.
TOMILHO
Outra erva que eu adoro é o tomilho (Thymus vulgaris), que também é nativo da Europa. É uma planta semi arbustiva, de ciclo perene, que atinge até 50cm de altura.
Ele gosta de clima temperado e subtropical com bastante sol e não é exigente com relação ao solo. Propaga-se por sementes e estaquia dos ramos jovens.
O tomilho pode e deve ser usado na culinária. Tempera deliciosamente carnes, aves e peixes. E também pratos com tomate e queijos.
Medicinalmente ele tem efeito expectorante, combate a tosse, bronquite crônica, catarro nas vias respiratórias, infecções gerais, inflamações boca e garganta. Ajuda a eliminar gases intestinais. É cicatrizante ajudando nas picadas de insetos, feridas e queimaduras.
SALSA
Na horta não pode faltar a salsa, ou salsinha como a gente chama carinhosamente essa erva (Petroselinum sativum), que junto com a cebola e o alho é usada diariamente aqui em casa. Ela é nativa da Europa e Oeste da Ásia. Essa planta tem um ciclo anual. Ou seja, nasce, cresce, se desenvolve, floresce, solta muitas sementes e morre dentro de um ano. Mas como ela solta muitas sementes, sempre tem salsinha na horta. Ela atinge até 45cm de altura e gosta de clima ameno e sol pleno, solo rico em nutrientes e bem drenado. Ela só não gosta é de geadas.
A salsinha também pode ser usada medicinalmente! Seu chá é indicado para cistite, nefrite, inflamação da uretra, icterícia, menstruação difícil, cólicas, hemorragia uterina.
A salsinha tem uma companheira inseparável, que é a cebolinha. As duas foram o que chamamos de cheiro verde, o aroma mais tradicional da culinária brasileira do Sul e Sudeste. No Norte e Nordeste, o coentro é mais usado que a salsinha, mas como eu moro em São Paulo, para mim a salsinha é mais importante que o coentro e não pode faltar na minha horta!
CEBOLINHA
E para finalizar, vou plantar a cebolinha (Allium fistulosum), essa erva é bulbosa, perene e de pequeno porte. Provavelmente também é originária da Europa. Seus bulbos são brancos e alongados e suas folhas são verdes, compridas e cilíndricas, como tubos ocos, inflados desde a base. Após um período frio ela emite a inflorescência, com flores de coloração branca-esverdeada.
Ela gosta de solo bem drenado e não suporta o encharcamento. Necessita de sol pleno e tolera geadas pouco intensas. Pode ser cortada muitas vezes, rebrotando com facilidade e rapidez. Multiplica-se por sementes e por divisão de touceiras.
Além de ser muito utilizada como tempero. Ela também é rica em vitamina C, é um bom anti-séptico, é boa para tosse, funciona também como cardiotônica, cicatrizante, diurética, emoliente, estimulante, hipoglicemiante, laxativa. Para gripes e resfriados é ótima também por que é expectorante!
COMO FAZER CHÁ DE ERVAS
Para fazer chá dessas ervas, fazemos uma infusão. Fervemos a água e depois colocamos sobre algumas folhas e flores numa xícara de chá e abafando por 5 a 10 minutos para que a planta solte todo o seu poder curativo antes de tomar.
IMPORTANTE:
Antes de fazer uso contínuo dessas ervas, converse com o seu médico ou fitoterapeuta.
E ai? Você já tem uma horta na sua casa? Você usa as ervas para incrementar os seus pratos e para melhorar a sua saúde? Qual é a sua experiência com elas? Conta para mim nos comentários abaixo do vídeo.
Compre o KIT HORTA VERTICAL com os vasos autoirrigáveis, as argolas de fixação e a treliça na loja online Toca do Verde!
Kit joaNinho
Acompanhe o ciclo de vida das joaninhas e depois solte-as na natureza!
Hotel dos insetos
Hospede insetos amigos das plantas no seu jardim. Use cupom NOFIGUEIREDO para ganhar 5% de desconto.
Amei suas dicas! Fiz uma horta suspensa com vasos de parede. Estão todas indo de vento em polpa.
Olá querida, fico feliz em saber disso! Que fiquem cada dia mais lindos!
Beijos floridos da Nô
Boa tarde
Gostaríamos de verificar se estão utilizando esses produtos abaixo em seus processos.
Fornecemos em todo território nacional. Seguem abaixo as descrições dos produtos:
Vermiculita expandida
Produto mineral feito para absorver e reter líquido, som e calor. É ótimo para nivelar lajes e aumentar o isolamento térmico e acústico na construção civil. Também é usado para aromatização, controle ambiental, agricultura, jardinagem e paisagismo.
Bentonita sódica aditivada
Uma espécie de argila formada com montmorillonita e outros componentes. Fica inchada após contato com água e forma um fluido gelatinoso e com muita viscosidade. Seu tamanho chega a aumentar 20 vezes devido ao intenso inchamento. Material muito versátil e com diversas aplicações.
Argila expandida
A argila expandida são pequenas pedras de argila arredondadas e leves. O produto, usado geralmente em arranjos florais e jardins, tem a função de drenar a água, uma vez que o excesso de água na terra e nas raízes causa o seu apodrecimento, ao tempo que decora o ambiente.
Aditivo de pega para argamassa
Recomendado para dar mais rapidez à pega da argamassa e aumentar a resistência. Bastante útil para reparos em estruturas, suporte de máquinas, trabalhos de concretagem, entre outros.
Aditivo para impermeabilização
É adicionado ao impermeabilizante de concreto e argamassa, melhora a impermeabilização das estruturas através de substâncias minerais que surgem na etapa de hidratação do cimento.
Mantas impermeabilizantes
Usadas para criar uma membrana que protege lajes e paredes. Os materiais têm uma ótima vedação contra a ação da água. As mantas são muito práticas, rendem bastante e são fáceis de aplicar.
Conheçam o nosso site: http://www.supriconstru.com.br
Muito obrigado.
Olá querido!
Obrigada pelas informações!
Beijos floridos da Nô