A helicônia é uma planta tropical linda, que tem uma inflorescência colorida, exuberante, duradoura e que vira um ponto de destaque em qualquer jardim!

Helicônia

Quase 200 espécies de Helicônia

Existem quase 200 espécies de helicônias pelo mundo, sendo que pelo menos 30 delas são nativas do Brasil! Acho todas lindas, mas se fosse escolher a minha preferida, acho que seria a Heliconia rostrata, também conhecida por helicônia, caetê, caeté, bananeira-do-brejo ou bananeira-ornamental.

As helicônias lembram as bananeiras, pois tem folhas ovaladas-alongadas marcadas por central saliente e flores muito, muito vistosas e coloridas!

 

Flores vistosas e coloridas

Sou apaixonada pelas suas inflorescências pendentes, longas com brácteas que lembram barcos, curtas e largas de um vermelho vivo com as margens amarelo e verde. Acho um escândalo! Fico com falta de ar cada vez que vejo uma touceira dessa florida! Olha só que lindeza! Não é um arraso! É de parar o quarteirão, como diria meu avô.

Detalhe flor Heliconia rostrata

Detalhe flor Heliconia rostrata

 

Ah, e não sou só eu que gosto delas, os beija-flores também adoram as helicônias!

 

Dicas de Cultivo

Algumas helicônias gostam de sol, outras de meia sombra. A Heliconia rostrata pode ser cultivada tanto no sol, como na meia sombra. E fica linda como planta isolada, formando um grande grupo de destaque no jardim e também formando renques. Ela é originária da Amazônia peruana e brasileira, principalmente do Acre e atinge de 2 a 3m de altura.

 

Substrato fértil 

As helicônias em geral gostam de terra fértil, pois são plantas de mata, e gostam de ser irrigadas a intervalos.

 

Flor de corte

As inflorescências são formadas durante quase o ano todo, por isso que ela também é cultivada para produção de flor de corte para compor arranjos florais.

 

Multiplicação

Ela se multiplica por divisão de touceira e por sementes. É uma planta espaçosa, que vai se espalhando e com o tempo talvez precise ser controlada.

Essa helicônia não gosta de baixas temperaturas de inverno, sendo indicada para cultivo nos trópicos e subtrópicos quentes.

 

Regiões Quentes

Alô pessoal do Norte, Nordeste e demais regiões quentes do Brasil. As helicônias são perfeitas para enfeitar os jardins de vocês! Ao invés de ficar tentando cultivar uma planta que não vai bem na sua região, foca numa planta linda e maravilhosa como essa e seja mais feliz!

 

E aí? O que você achou da helicônia? Já conhecia essa planta? Já cultivou? Conta para mim nos comentários abaixo.

 

Faça parte da minha Lista VIP e ganhe 2 e-books!

E você pode se inscrever aqui no site, fazer parte da minha lista VIP e ganhar 2 e-books!

Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

ESTRÉIA DE VÍDEOS NO YOUTUBE

Agora é possível programar uma estréia no Youtube. Então uns dias antes da 5af e do domingo eu já posto no canal a miniatura do vídeo que será postado. Aquela fotinho da capa do vídeo. E você pode clicar ali para receber um lembrete avisando que o vídeo irá começar. É muito legal saber antes o assunto do vídeo que irá ao ar, né?

Instagram

Siga-me no instagram. Procure por @nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Você encontra rizomas de helicônias variadas na loja online Toca do Verde!

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro