Gloxínia: aprenda agora 4 jeitos diferentes de multiplicar essa linda planta nativa brasilieira. Nossa “tulipa” tropical!

Gloxínia: 4 Jeitos Diferentes de Multiplicar

PLANTA QUE REVIVE COMO FÊNIX?

Você também fica triste quando uma planta sua morre? Eu fico arrasada! Mas nem sempre quando uma planta perde as folhas é sinal de que ela morreu. Vou falar agora sobre uma planta brasileira, que tem uma floração maravilhosa e que revive como uma fênix! Essa planta é a gloxínia, também conhecida como cachimbo ou siningia (Sinningia speciosa)!

 

Descrição

A gloxínia é uma planta brasileira, parente das violetas. Ela é uma planta herbácea e possui raiz tuberosa, como a beterraba e a cenoura. Na raiz tuberosa os nutrientes se acumulam dentro da raiz, embaixo da terra, e o caule fica acima da superfície. Só que diferente da beterraba e da cenoura, a gloxínia não tem caule. Ela é acule. Ela pode atingir de 15 a 25cm de altura.

 

Folhas

Suas folhas são carnosas e aveludadas. Atualmente os cultivares cultivados tem as folhas e flores grandes e são resultado de cruzamentos de espécies nativas.

 

Flores

As flores são eretas e podem ser simples ou dobradas e aparecem em diversas cores, como rosas, pink, roxas, violetas, e podem ser mescladas e até pontilhadas. São muito lindas e vistosas! Costumam aparecer no verão.

 

Manipulação dos produtores

E se ela floresce no verão, como é que agora, no inverno ela está florida?

Ah! Boa pergunta! Sabia que os produtores de plantas conseguem manipular as condições ambientais nas estufas? Eles podem aumentar ou diminuir a quantidade de luz diária, a umidade e a temperatura e assim fazer com que a planta ache que está no verão e floresça.

 

BICO-DE-PAPAGAIO

É a mesma coisa que acontece com o bico-de-papagaio, ou poinsétia. Essa planta, de origem mexicana, costuma florescer no inverno. Aqui no hemisfério sul, o inverno acontece no meio do ano. Se você procurar perto da sua casa, deve encontrar arvoretas de poinsétia floridas agora. Tenho visto várias perto de casa. Mas como ela floresce no inverno no hemisfério norte, ela ficou conhecida como flor do natal. Os produtores aqui no Brasil também manipulam as condições de luz, umidade e temperatura, para que elas floresçam no Natal quando é nosso verão.

 

Como cultivar

Elas gostam de terra vegetal com bastante matéria orgânica, bem drenável e com regas regulares.

 

Dormência – Fênix

As gloxínias entram em dormência no inverno. Elas perdem todas as folhas e flores e parece que a planta morreu. Por isso, não jogue fora o seu vaso!

  • Coloque-o num local onde ele não receba água e não regue a sua planta nesse período.
  • No começo da primavera leve o vaso para um local iluminado, o ideal é um local que receba o solzinho da manhã, e volte a regar.
  • Como uma fênix, ela irá acordar do soninho do inverno, brotar e te presentear com folhas e flores!
  • Tem gente que retira o bulbo da terra, lava, seca e guarda-o num local seco e fresco para o replantio no final do inverno, começo da primavera.

Atenção: é importante anotar na agenda para lembrar de replantar!

 

Onde cultivar

As gloxínias podem ser cultivadas em vasos e jardineiras.

Elas gostam de meia sombra, mas com bastante claridade. É uma planta que tolera o frio.

Em casa eu cultivo a gloxínia numa bancada que fica em frente à uma janela que recebe bastante luz solar.

 

Rega

Lembra que no começo do vídeo eu falei que a gloxínia é parente das violetas? Pois é, como as violetas, elas também não gostam de água nas suas folhas e flores. Então eu costumo levantar as folhas para regar apenas o substrato ou então coloco água no cachepot, espero uns 15min para a planta absorver a água necessária e então jogo a água restante em outra planta.

 

Multiplicação

A gloxínia pode ser multiplicada pelos bulbos, folhas postas a enraizar na água ou no substrato ou por sementes postas a germinar no outono. Veja no vídeo acima 4 várias técnicas para multiplicar gloxínia.

 

Onde comprar?

É engraçado, não é em qualquer Garden que encontro gloxínia à venda. Geralmente só encontro em supermercados.

 

E aí? O que você já conhecia a gloxínia? Como você cultiva ela? Como você faz a multiplicação dela? Conta para mim nos comentários abaixo.

Faça parte da minha Lista VIP e ganhe 3 e-books!

E você pode se inscrever aqui no site, fazer parte da minha lista VIP e ganhar 3 e-books!
Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

 

ESTRÉIA DE VÍDEOS NO YOUTUBE

Agora é possível programar uma estréia no Youtube. Então uns dias antes da 5af e do domingo eu já posto no canal a miniatura do vídeo que será postado. Aquela fotinho da capa do vídeo. E você pode clicar ali para receber um lembrete avisando que o vídeo irá começar. É muito legal saber antes o assunto do vídeo que irá ao ar, né?

 

Instagram

Siga-me no instagram. Procure por @nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro