Gerânio: aprenda agora como cultivar e plantar essa linda planta que tem uma floração maravilhosa e super colorida e ainda resolver os problemas de cultivo!

Gerânio: como cultivar e plantar! Aprenda agora!

Pelargonium peltatum

O gerânio, também conhecido por gerânio-pendente, pelargônio-pendente, pelargônio e gerânio-hera (Pelargonium peltatum) é uma planta herbácea, perene, pendente e pouco ramificada. Suas folhas são lisas, brilhantes e com recortes que lembram as folhas da hera. Elas podem ter de 5 a 8cm de comprimento.

gerânio

floração

Suas floradas maravilhosas acontecem na primavera e verão. As flores são sustentadas por hastes longas, pendentes e podem ser de várias cores, simples ou dobradas. Aparecem principalmente na primavera e no verão.

Depois da floração, pode os galhos pela metade para estimular o crescimento de novas flores.

 

Onde cultivar

Geralmente cultivamos gerânios em vasos e jardineiras como planta pendente, sempre a pleno sol. Eles também ficam muito bonitos quando plantados em patamares, acentuando o efeito pendente.

 

Substrato

O substrato deve ser rico em matéria orgânica, permeável e irrigada e intervalos.

Gosto de usar o substrato básico ou o simples, composto de 1 medida de terra ou substrato pronto, 1 medida de húmus de minhoca e 1 medida de areia de construção. Veja mais sobre substratos.

 

Rega

Precisam de muita luz e água em abundância, mas o substrato não deve ficar encharcado demais. Espere secar um pouco para regar novamente. Saiba mais sobre como regar suas plantas.

Certifique-se que o vaso ou jardineira tenha uma boa drenagem para que a água não fique empoçada no fundo e apodreça as raízes. Não borrife água nas folhas, pois os gerânios gostam de atmosfera seca.

 

Origem

Os gerânios são originários da África, mas apesar disso, não são de regiões quentes da África. Sei que o pessoal do Norte, Nordeste, Centro-oeste, Rio de janeiro e interior de São Paulo não vai ficar muito feliz em saber que os gerânios prosperam melhor em locais com temperatura mais amena ou baixas, como no sul do Brasil e em áreas de altitude do Sudeste. Sinto muito.

 

Replantio e multiplicação

Se a sua planta estiver em vaso ou jardineira, replante-a a cada primavera ou verão.

Multiplicam-se facilmente por estacas, principalmente se cortadas logo antes do começo da primavera e postas a enraizar em local protegido, tipo uma estufa.

 

Ataques de pragas e doenças

Os gerânios são sensíveis e podem sofrer ataques de pragas e doenças. Vou te ensinar agora o que fazer:

Se seu gerânio tiver folhagem abundante, mas poucas flores, pode ser que você esteja adubando demais. Suspenda a adubação por um tempo e depois volte a adubar com adubo menos rico em nitrogênio. Saiba mais sobre adubação.

Se a folhagem estiver retorcida e os brotos aparecerem ao nível do solo, provavelmente é alguma doença provocada por bactérias. Infelizmente não tem cura. Destrua-a e não a utilize para fazer novas mudas.

Se os ramos forem muito longos e houver muita distância entre as folhas, provavelmente a luminosidade não está sendo suficiente. Mude a sua planta para um local mais iluminado, de preferência do lado de fora da casa onde ela poderá receber sol direto.

Se a base do caule estiver escura, apodrecida, provavelmente é alguma doença provocada por fungos, que está associada ao excesso de água e às temperaturas baixas. Infelizmente não tem cura. Destrua-a e não a utilize para fazer novas mudas.

Se insetinhos brancos voarem da planta quando ela é tocada, use óleo de neem ou algum outro inseticida. Atenção: aplique o óleo de neem ou inseticida sempre no final do dia.

Se as folhas mais baixas ficarem amareladas, com manchas marrons, é sinal de que a planta está precisando de mais água. O solo deve estar excessivamente seco. Regue com mais regularidade e mantenha boas condições de ventilação. Mas lembre-se de não regar as folhas, só o substrato, ok?

Se aparecerem manchas arredondadas de cor amarelo-pálidas e depois de manchadas as folhas começarem a ficar retorcidas é sinal de que sua planta foi atacada por vírus. Infelizmente também não há cura para ela. Destrua-a.

Se a folhagem e os caules ficarem avermelhados pode ser consequência de quedas acentuadas de temperatura durante a noite. O ideal é mudar o vaso para um local mais protegido e quente.

 

AAC

Lembre-se de que as plantas adoram AAC: atenção, amor e carinho! Esses são os maiores segredos do sucesso de cultivo de plantas! Converse com a sua planta. Diga o quanto você a ama e como ela é importante para você! Quem não gosta de atenção, amor e carinho?

 

gerânios

 

Esses gerânios lindos são da Uemura Flores & Plantas:

Rua Baumann, 963 – Vila Leopoldina – São Paulo

tel: 3641-1004

7:00 às 17:30 de Seg. à Sabado
09:00 às 14:00 aos Domingos e Feriados

Site da Uemura e Instagram

 

Gerânios na jardineira autoirrigável da Tramontina

 

Você gostou da jardineira autoirrigável que ganhei da Tramontina? Linda demais, né?

Saiba mais no site da Tramontina e no Instagram

E aí? O que você já conhecia o gerânio? Como você cultiva essa planta? Qual foi sua experiência com ela? Conta para mim nos comentários abaixo.

 

Faça parte da minha Lista VIP e ganhe 3 e-books!

E você pode se inscrever aqui no site, fazer parte da minha lista VIP e ganhar 3 e-books!
Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

 

ESTRÉIA DE VÍDEOS NO YOUTUBE

Agora é possível programar uma estréia no Youtube. Então uns dias antes da 5af e do domingo eu já posto no canal a miniatura do vídeo que será postado. Aquela fotinho da capa do vídeo. E você pode clicar ali para receber um lembrete avisando que o vídeo irá começar. É muito legal saber antes o assunto do vídeo que irá ao ar, né?

 

Instagram

Siga-me no instagram. Procure por @nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Compre tudo para jardinagem na loja online Toca do Verde!

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro