Gengibre-azul: conheça e aprenda como cultivar esse lindo arbusto nativo brasileiro que nos presenteia com flores azuis maravilhosas!

Gengibre-azul

Planta pouco cultivada

Confesso que nunca vi essa planta à venda no Ceasa ou nos viveiros que visito. Não sei por que ela não é comercializada, pois é nativa brasileira e é muito linda!

Já vi em algumas calçadas aqui em São Paulo e quando estive no Petar vi umas mudas ao longo da trilha quando estávamos indo para as cachoeiras.

Gengibre-azul no Petar

Gengibre-azul no Petar

 

NOMES E CARACTERÍSTICAS

Essa planta tem vários nomes populares: gengibre-azul, marianinha, dicorisandra, cana-de-macaco e trapoeraba-azul. Seu nome científico é Dichorisandra thyrsiflora.

É um arbusto suculento, nativo do nosso querido Brasil, que atinge de 0,9 a 1,2m de altura, constituído de diversos caules eretos com nós e entrenós. Suas folhas são verdes brilhantes, espessas e carnosas.

 

FLORES

Suas inflorescências são eretas, ficam acima da folhagem e são formadas por pequenas florzinhas azuis que aparecem principalmente na primavera e outono.

Inflorescência de gengibre-azul

Inflorescência de gengibre-azul

Inflorescência de gengibre-azul

Inflorescência de gengibre-azul

Inflorescências de gengibre-azul

Inflorescência de gengibre-azul

 

ONDE CULTIVAR

Essa planta pode ser cultivada tanto a pleno sol como a meia sombra em quase todo o território brasileiro.

Fica linda como planta isolada como também em grupos ao longo de muros e paredes ou até formando maciços no meio de jardins, não importa o tamanho deles. Essa planta só não gosta muito de geada.

Ela gosta de solo rico em matéria orgânica e regas a intervalos.

 

MULTIPLICAÇÃO

Para multiplicá-la faça estacas, divida a planta ou use as sementes, que costumam germinar espontaneamente formando novas mudas perto da planta-mãe.

 

Essa é mais uma planta brasileira, fácil de cultivar e que nos presenteia com uma floração espetacular! Linda demais, né? E aí? O que você achou do gengibre-zul? Já conhecia essa planta? Já cultivou? Conta para mim nos comentários abaixo.

 

Faça parte da minha Lista VIP e ganhe 2 e-books!

E você pode se inscrever aqui no site, fazer parte da minha lista VIP e ganhar 2 e-books!

Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

ESTRÉIA DE VÍDEOS NO YOUTUBE

Agora é possível programar uma estréia no Youtube. Então uns dias antes da 5af e do domingo eu já posto no canal a miniatura do vídeo que será postado. Aquela fotinho da capa do vídeo. E você pode clicar ali para receber um lembrete avisando que o vídeo irá começar. É muito legal saber antes o assunto do vídeo que irá ao ar, né?

Instagram

Siga-me no instagram. Procure por @nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Você encontra tudo para jardinagem na loja online Toca do Verde!

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro