Ontem eu estava descendo uma rua quando dei de cara com mais essa maravilha da natureza:

O IPÊ BRANCO!


Encostei o carro e saquei a minha máquina para registrar esse momento de florada exuberante. Que heroína!

E hoje meu marido chegou em casa e falou: Nô, você viu aquela árvore de flor branca na descida da rua da farmácia? Que linda, né? Que árvore que é? Eu falei: é um ipê branco… Tá incrível, não é mesmo?

E lá fui consultar a minha bíblia… o livro do Lorenzi das árvores brasileiras para poder escrever direitinho sobre ele…

O ipê branco, Tabebuia roseo-alba,  é uma árvore nativa das florestas do sudeste do Brasil. É uma árvore extremamente ornamental, não somente pela florada exuberante (a foto diz tudo!) e pode ocorrer mais de uma vez ao ano, mas também pela folhagem densa de cor verde azulada e forma piramidal da copa.

É ótima e muito utilizada no paisagismo em geral, especialmente em ruas e avenidas, graças ao seu porte não muito grande, de 7 a 16m de altura.

Árvore versátil, adapta-se bem a terrenos secos e pedregosos, sendo muito útil em reflorestamentos com esses tipos de terrenos.

Referência bibliográfica:
LORENZI, Harri. Árvores Brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas do Brasil. vol. 1. 4a edição. Nova odessa, SP: Instituto Plantarum, 2002.

Gostou do post? Do site?
Conecte-se com a natureza curtindo e compartilhando meus posts e vídeos nas redes sociais! Eu te agradeço!Beijos floridos de gratidão,

Nô Figueiredo – A Menina do Dedo Verde
Conexão com a natureza.