Erva Cidreira: sabia que existem 3 tipos de plantas conhecidas por cidreira? Aprenda dicas de cultivo e usos com a Sabrina Jeha da Sabor de Fazenda.

Erva Cidreira

3 ERVAS DIFERENTES CHAMADAS DE CIDREIRA

Ervas aromáticas de famílias diferentes, que tem sabores e aromas mais cítricos, reconfortantes e são usadas para fazer infusões relaxantes, são chamadas de Cidreiras. Na Sabor de Fazenda, viveiro de ervas e temperos orgânicos, eles cultivam e comercializam 3 espécies que são popularmente chamadas de Cidreira:

 

Capim Cidreira, Capim Limão, Cidreira de Capim, Capim Santo, Chá de Estrada…

O capim cidreira ou cidreira (Cymbopogum citratus) é originário da Índia. A planta forma uma bela touceira perene e muito aromática, sendo largamente cultivada e utilizada no Brasil como uma infusão aromática, calmante e digestiva.

Erva cidreira ou capim limão

Erva cidreira ou capim limão

 

Usos

Todas as suas partes são úteis: folhas são usadas em infusões ou para extração dos óleos essenciais, a parte branca da base, pode ser picada bem fininha e usada em molhos, sopas e saladas, muito popular na culinária tailandesa. Por isso essa planta também aparece listada no livro das PANC, as plantas alimentícias não convencionais, do Knupp e do Lorenzi. Veja mais sobre as PANC.

 

Dicas de Cultivo

O capim cidreira pertence à família das Poaceae ou das Gramineas, é uma erva que não apresenta exigências no cultivo. Precisa de sol  direto e um belo espaço no jardim ou então um vaso grande para pode se espalhar. Não exagere na rega, pois ele não gosta de solo encharcado. Se beneficia muito com podas de limpeza, principalmente no inverno, quando fica mais feia, pois não gosta muito de frio. Sua reprodução, é por divisão de touceiras.

 

Atenção

Pessoas que tem sensibilidade estomacal ou pressão baixa, devem evitar o suco ou a infusão.

 

 

Melissa, Cidreira de Folha ou Cidreira Verdadeira

A melissa (Melissa officinalis) é originária da Europa e Ásia. Essa delicada erva da família das Lamiaceae, possui um suave aroma de limão que se perde quando as folhas são secas de forma inadequada. Na Europa, suas flores são muito visitadas pelas abelhas que produzem um mel de excelência qualidade, mas aqui no Brasil, dificilmente ela floresce. É uma planta herbácea perene, aromática, ramificada desde a base, ereta, de 30-60 cm de altura. Flores de cor creme, dispostas em ramos auxiliares.

Melissa

Melissa

 

Usos medicinais

A melissa é largamente cultivada devido suas propriedades medicinais: ansiolítica, diurética, evita a formação de gases, melhora a digestão e ajuda em cólicas menstruais e intestinais. As folhas podem ser utilizadas para aromatizar saladas e licores. Seu macerado pode ser utilizado como repelente de insetos. Tanto as folhas como as flores da melissa são utilizadas medicinalmente.

Dicas de cultivo

A melissa prefere climas quentes, mas não tolera o calor excessivo. Por isso vai bem em locais parcialmente sombreados. Não gosta de invernos rigorosos e geadas. Prefere solo rico em matéria orgânica, com boa umidade e bem drenado. Ela pode ser cultivada em vasos, jardineiras ou canteiros. Não precisa de muita profundidade. As podas de limpeza são muito boas para a planta, portanto use-a sem dó! Propaga-se por sementes, divisão de touceira e por estaquia.

 

 

Cidreira de árvore, Falsa Melissa

Essa cidreira (Lippia alba) é nativa da América do Sul. É uma espécie super rústica e de fácil cultivo, da família das Verbenaceae! É uma planta semi arbustiva, que pode atingir até 1,5m de altura e pode receber várias podas, se regenerando rapidamente. Seus ramos são finos, esbranquiçados, arqueados, longos e quebradiços.

Suas pequenas flores com coloração azul-arroxeadas, rosa e lilás que dão uma graça ao jardim e as abelhas nativas adoram.

melissa de árvore

melissa de árvore

 

Usos medicinais

A cidreira de árvore possui propriedades sedativas, relaxantes, ansiolíticas, digestiva além de ser expectorante…ela também harmoniza com outras ervas aromáticas fazendo excelentes blends.

 

Dicas de cutlivo

É uma planta de fácil cultivo, que adapta-se bem a vários tipos de solo. Necessita de um espaço moderado a grande, visto que precisa de profundidade para que suas raízes cresçam adequadamente, por isso prefere canteiros a vasos já que esses precisam ser mais profundos.

 

Você encontra mudas dessas 3 cidreiras na Sabor de Fazenda:

http://www.sabordefazenda.com.br/

Loja: Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo, SP

Tel: +55 (11) 2631-4915

Segunda: das 13h as 17h
Terça a sábado: das 8h as 17h

Instagram: @sabordefazenda

Facebook: SabordeFazendaErvaseTemperos

 

 

E aí? Você já conhecia essas cidreiras? Já cultivou alguma delas? Já usou medicinalmente? Qual foi sua experiência? Conta para mim nos comentários aqui abaixo.

 

ESTRÉIA DE VÍDEOS NO YOUTUBE

Agora é possível programar uma estréia no Youtube. Então uns dias antes da quinta e do domingo eu já posto no canal a miniatura do vídeo que será postado. Aquela fotinho da capa do vídeo. E você pode clicar ali para receber um lembrete avisando que o vídeo irá começar. Se você for de acordar cedo, às estréias são às 7h da manhã, poderá interagir comigo, por que geralmente estou online e a gente poderá interagir. É muito legal!

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

 

Faça parte da minha Lista VIP

E você também pode se inscrever aqui no site e fazer parte da minha lista VIP. Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

 

Instagram

Siga-me no instagram. Procure por @nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Você encontra tudo para jardinagem na loja online Toca do Verde!

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro