O passeio pelo Colibri Orquídeas continua! Agora vamos conversar novamente com o Ricardo e aprender como deixar suas orquídeas mais lindas!

Dicas para ter Orquídeas mais lindas!

Série sobre Cultivo de Orquídeas

Esse é o 4o de uma série de 5 vídeos de um especial que está passando aos domingos com vídeos gravados no Colibri Orquídeas. Veja o 1o vídeo da série e conheça uma MATERNIDADE DE ORQUÍDEAS, no 2o veja dicas de REGA, SUBSTRATO E FERTILIZAÇÃO e no 3o veja ORQUÍDEAS VARIADAS E SUAS PARTICULARIDADES.

O Colibri Orquídeas é uma empresa produtora e comercializadora de orquídeas que fica num sítio maravilhoso pertinho de São Paulo. Lá eles cultivam várias orquídeas diferentes, uma mais linda que a outra, priorizando o cultivo de orquídeas da Mata Atlântica.

 

QUAL É O SEGREDO DO COLIBRI ORQUÍDEAS?

O Colibri Orquídeas está localizado num região de serra, rodeado de Mata Atlântica, onde a amplitude térmica, que é a diferença entre as temperaturas mais altas e as temperaturas mais baixas durante o dia e durante a noite é bem pronunciada. E a maioria das orquídeas adora essa diferença de temperatura! E também tem bastante umidade relativa do ar graças à mata bem densa, bem úmida ao redor, que faz com que as plantas não sequem com a mesma rapidez que possam secar em uma região mais quente, mais seca como no interior de São Paulo, por exemplo.

 

O que é o substrato?

O substrato é aquele material aonde a planta se sustenta e da qual também se alimenta. Existem vários tipos de substratos:

 

Substrato para quem mora em local quente e seco

Para quem mora em lugares quentes e secos ou vai cultivar as plantas sob um telado ou ripado, o ideal é usar um substrato que drene muito rápido para a planta não ficar permanentemente encharcada e acabar apodrecendo as raízes.

O ideal seria fazer um substrato com carvão, casca de coco e casca de Macadâmia, lembrando que esse substrato necessita ser regado com bastante frequência.

Se você não quiser regar com tanta frequência, então acrescente um pouco de musgo, que é um conjunto de fibras que vai absorver a água e reter essa umidade por mais tempo, evitando regas tão frequentes.

É importante ir ajustando a quantidade de cada ingrediente ao clima da sua região.  Lembre-se que o substrato tem uma durabilidade. Quanto mais úmido ele permanece, mais rápido ele vai se decompor. E aí você terá que trocar o substrato com mais frequência para não prejudicar as plantas.

 

Substrato para quem mora em local frio e úmido

No Colibri Orquídeas eles usam musgo sfagno com a casca de arroz carbonizada. O musgo puro retém a umidade por muito tempo, fica encharcado e não permite um arejamento correto da raiz por que fica muito compactado e úmido. Eles costumam usar mais ou menos uma proporção de 2/3 de musgo esfagno e 1/3 de casca de arroz carbonizada.

 

Plantas epífitas

A grande maioria das orquídeas que a gente cultiva são epífitas, ou seja, na natureza elas vivem sobre tronco de árvores, com raízes bem expostas. Elas passaram milhares e milhares de anos se adaptando à essa situação onde as raízes ficam expostas, arejadas.

E a gente chega e quer enfiar ela em um vaso, dentro do substrato e quer que ela vai bem. E às vezes ainda colocar um cachepot por fora… e a gente quer que elas fiquem felizes ali!

Então para deixar o musgo mais arejado e menos compactado, a gente coloca por exemplo, casca de arroz carbonizada, que fará com que a água drene com mais rapidez e não vai deixar o substrato tão encharcado. A casca de arroz tem um formato de uma canaletinha que ajuda e escoar o excesso de água.

 

O que acontece com excesso de água no substrato?

Água em excesso pode facilitar o aparecimento de fungos, bactérias e até podridão na raiz.

 

Outros substratos para orquídeas:

Casca de pinus com carvão

Brita, pedra ou pedrisco

Pedra, pedrisco.

Importante é sempre ir observando e adaptando o substrato com as regas e com a sua rotina de cuidados.

 

Qual é o melhor vaso de cultivo?

Vaso de Barro

O vaso de barro é poroso e absorve a umidade. A umidade que está dentro ele absorve e depois ela evapora pela parte externa. Então as regas no vaso de barro são mais frequentes do que no vaso de plástico.

 

Vaso de Plástico

O vaso de plástico é como uma barreira. A água que entra aqui ou evapora pela superfície ou drena pelo fundo.

 

Cestinhas, caixinhas, gradinhas e leques de madeira

Esses suportes servem para tentar reproduzir a natureza, para que a planta tenha a sensação de que está num tronco de árvore. Podemos usar um pouco de musgo sfagno por baixo para reter um pouco de umidade ou colocar cascas grandes grosseiras para a planta se enraizar no próprio suporte. É ideal para plantas que gostam de raízes bem expostas com as vandas ou que florescem por baixo como a Stanhopea.

 

Para que serve o carvão?

O carvão é um elemento inerte, que não apodrece com facilidade. Ele dura muito. É de origem vegetal e quando ele é feito, quando é queimado, na parte de dentro formam-se vários orifícios, como se fossem cavernas, onde a água pode ficar armazenada e também fungos benéficos para a planta.

 

Como regar?

No Colibri Orquídeas eles regam a planta inteira por que na natureza quando chove, a chuva dá um banho na planta toda. não cai só nas folhas ou só no substrato.

Preste atenção apenas começar a esfriar e estiver chegando ou chegando uma frente fria, e o tempo está úmido e tempo frio e tem botões abrindo. O ideal é evitar molhar aqueles botões. Para que não tenha um choque de umidade, de temperatura mais baixa e que acabe fazendo com que pinte as pétalas e fique meio feio, principalmente se você estiver cultivando comercialmente.

 

Que tipo de água usar na rega?

No Colibri Orquídeas eles usam água de poço e água da chuva.

O problema da água clorada é mais quando a gente tira ela da torneira e vai direto para uso nas orquídeas. Porquê ela pode vir realmente com excesso de cloro que não é adequado para a planta naquela concentração. Então seria bom deixar a água descansando por um tempo para evaporar o cloro antes de regar.

 

Logo Colibri Orquídeas

Gostou? Quer comprar umas orquídeas para você? Dá uma olhada no site deles, todo com fotos das flores e explicações detalhadas de cultivo! colibriorquideas.com.br

Siga no instagram: @colibri_orquideas

E no facebook: @colibriorquideas

 

Eu fiquei apaixonada pelas orquídeas deles! Queria levar todas para casa!!! <3 <3 <3

 

ESTRÉIA DE VÍDEOS NO YOUTUBE

Agora é possível programar uma estréia no Youtube. Então uns dias antes da quinta e do domingo eu já posto no canal a miniatura do vídeo que será postado. Aquela fotinho da capa do vídeo. E você pode clicar ali para receber um lembrete avisando que o vídeo irá começar. Se você for de acordar cedo, às estréias são às 7h da manhã, poderá interagir comigo, por que geralmente estou online e a gente poderá interagir. É muito legal!

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

 

Lista VIP

E você também pode se inscrever aqui no site e fazer parte da minha lista VIP. Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

 

Instagram

Siga-me no instagram. Procure por nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Você encontra tudo para jardinagem na loja online Toca do Verde!

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro