Você acredita que essa jóia da natureza é nativa do Brasil? Impossível ficar indiferente à sua floração que vem encher de cor o período do outono-inverno!

Suas flores parecem beija-flores, que adoram se banquetear com seu néctar. Elas podem ser  brancas, rosas, avermelhadas, pink ou multicoloridas e saem das pontas dos ramos que se bifurcam e pendem. São plantas herbáceas, epífitas, muito ramificadas e podem atingir de 30 a 60cm de altura.

Adoram locais que recebam bastante luz solar indireta (meia sombra) e de solo úmido mas não encharcado.

substrato ideal deve ter 1 medida de areia / 1 medida de terra / 2 medidas de humus de minhoca. Veja como fazer no VÍDEO.

Conforme as flores forem murchando, arranque-as para manter a saúde e a beleza da planta. Use seus dedos como pinça. Com o polegar e o indicador, puxe a flor com cuidado. Esse processo deverá ser feito várias vezes durante a floração.

Quando acabar a floração faça uma adubação pós floração: 1 colher de farinha de osso / 3 colheres de torta de algodão / 8 colheres de humus de minhoca. Veja como fazer no VÍDEO.

Depois de uns 3 meses faça a adubação para floração: 3 colheres de  farinha de osso / 1 colher de torta de algodão / 8 colheres de humus de minhoca. Veja como fazer no VÍDEO.

Enquanto a planta estiver dormente, durante o verão, conserve o solo mais seco e não adube.

Se quiser fazer uma muda, faça uma estaca com um pedaço de galho em qualquer época do ano, com exceção da época de floração

Veja mais dicas de cultivo no VÍDEO.

Flor-de-maio (Schulumbergera truncata)  Fotos: Mariliana Fernandes PieroniReferência bibliográfica:

LORENZI, Harri. Plantas ornamentais no Brasil: arbustivas, herbáceas e trepadeiras. 3a edição. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2001.

 

 

Gostou do post? Do site? Conecte-se com a natureza comentando, curtindo e compartilhando meus posts e vídeos nas redes sociais! Eu te agradeço!

 

Beijos floridos de gratidão,

Nô Figueiredo – A Menina do Dedo Verde

Conexão com a natureza