Sabia que todo cacto é uma suculenta, mas nem toda suculenta é cacto?
As suculentas em geral conseguem sobreviver à falta de água e luz. São plantas capazes de armazenas umidade no tecido carnudo de seus caules, folhas e raízes e que desenvolveram sistemas de redução de perda de água.
A principal diferença entre suculentas e cactos é que os cactos possuem aréolas, que são pequenos círculos salientes de onde nascem rebentos, espinhos e flores.
Os espinhos servem para proteger os cactos de serem comidos por animais, promover sombra do sol intenso e impedir a circulação de ar pela epiderme da planta evitando a perda de água.
O substrato ideal é composto de: 2 medidas de areia / 1 medida de terra / 1/2 medida de humus de minhoca
E o vaso deverá ter um bom sistema de drenagem para evitar o apodrecimento das raízes, por isso coloque no fundo do vaso argila expandida e manta de bidim.
Para dar acabamento no vaso, é importante cobrir a terra com pedrisco para ajudar a conservar a umidade da terra, evitando que a superfície seque; eliminar as ervas daninhas e impedir o nascimento de musgos; reduzir a erosão do solo e evitar que respingue água nas plantas durante a rega.
Regas: Os cactus devem ser regados de 10 em 10 ou de 15 em 15 dias durante o verão e primavera. Evite regar em excesso para que as raízes não apodreçam. Durante a fase de dormência, no inverno, eles necessitam de muito pouca água.
Limpeza: as plantas com espinhos podem se encher de pó, principalmente na cidade de São Paulo. Além de ficarem feias, essa camada de pó e poluição impede a planta de fazer fotossíntese, o que acaba por prejudicar seu desenvolvimento. Com um pincel macio e bastante cuidado, você pode limpar as pequenas concavidades da sua planta. Pode também usar um secador de cabelos na posição FRIO, mantendo-o a uma distância de uns15 a 20cm da planta.
Depois da floração, quando as flores ficarem murchas, arranque-as delicadamente com os dedos para manter a beleza e a saúde de sua planta.
Folhas e ramos secos ou danificados são uma porta de entrada para doenças e infecções. Portanto é necessário remover essas partes estragadas para manter a sua planta em boas condições.
Doenças: os cactus cultivados em condições deficientes de temperatura e umidade, ou que tenham raízes frágeis, podem ser atacados por ferrugem. O fungo penetra na pele e ataca os tecidos da planta, que amolece e acaba por ficar negro. Se isso acontecer aos seus cactus, corte os caules saudáveis para usar como estacas e destrua o resto. Se a ferrugem atacar plantas cultivadas no exterior, aplique sulfato de cobre.
Referência bibliográfica:
HEWITT, Terry. 101 sugestões de cactos e plantas suculentas. Portugal: Livraria Civilização Editora, 1996.
Para assistir ao programa sobre cactos que foi ao ar no quadro Dicas de Jardinagem do programa Arte Brasil de Rogério Chiaravalli no canal rural com mais informações e imagens sobre cactos acesse:
Para mais info sobre CACTOS E SUCULENTAS.
Gostou do post? Do site?
Conecte-se com a natureza curtindo e compartilhando meus posts e vídeos nas redes sociais! Eu te agradeço!
Beijos floridos de gratidão,
Nô Figueiredo – A Menina do Dedo Verde
Conexão com a natureza.
Amo muiiiiiiiiiiiiiiiito tudo que leio aqui, e além de gostar muiiiiiiiito, aprendo muiiiiiiiiiiiiiito!!!
Oi Vera,
Muito bom saber que você gosta do meu trabalho e que aprende com ele!
Faço tudo com muito amor e carinho!
Obrigada pelos elogios e incentivo!
Beijos floridos,
Nô
Oii. Eu moro na finlandia e comprei um cacto. E agora aqui esta verao, e decidi por ele no sol. Mas a parte do cacto que esta recebendo sol, comecou a esbranquiçar. O resto do cacto esta verde…. sera que tenho q tirar do sol de novo? Pq no inverno eu deixo ele dentro de casa. A especie dele é gymnocalicium mihanovichii e tem mais ou menos 9 cm. Eu nao sei oq eu faco. Vc poderia me ajudar?
Olá querida!
Não, pode deixá-lo no sol. Pode ser algum fungo, já que mesmo no verão, o sol dos países nórdicos tem bem menor duração e incidência. Por isso, vá observando a planta e reduza as regas; a terra dele nunca pode ficar encharcada.
Beijos floridos da Nô
Muito legal mesmo,gostaria de comprar alguns tipos de cactos
Olá amado, é fascinante cultivar cactos e suculentas!
Beijos floridos da Nô
Olá, no meu caso, meu cacto fica mole e entorta somente quando pega sol? Vc saberia qual a causa disso?
Olá Teonis.
O cacto fica mole quando há excesso de rega. Cactos gostam de muito sol e muito pouca água. Talvez ele não esteja balanceado. Pense que são plantas de ambientes desérticos.
Beijos floridos da Nô
coloquei meu cacto no sol e ele amoleceu o que fazer?
Olá querida!
Você chegou a tranplantá-lo em novo vaso?
Com tem sido as regas?
Cactos precisam de uma rega a cada dez dias.
Beijos floridos da Nô
No!!! Me ajuda minha suculenta é uma rabo de burro, ta toda enrugada o que sera isso?
OI minha linda!!! tenho muitos cactos e suculentas.
é verdade que a suculenta tem que ficar no sol? e posso adubala? gual o adubo ideal pra ela? me responda pois amo
e aprendo muito com suas dicas!! bjs
Oi Ana Paula,
Sim, a maioria dos cactos e suculentas gostam muito do sol e de pouca água. Se você notar que a sua suculenta está com as folhas meio molengas, amareladas, é sinal de que ela precisa de mais sol. Mude-a para um local mais ensolarado e guarde ela se recuperar.
Beijos floridos,
Nô
Boa tarde.
Eu tenho uma suculenta e esses dias eu pulverizei ela com um Fertilizante Foliar, elas estavam lindas, mas acho que deixei elas no sol, e elas estão horríveis, da uma tristeza de ver elas assim, as folhas murcharam como se tivesse sido queimadas, o que eu devo fazer agora, me ajudem por favor.
No aguardo.
Oi Taís,
Quando você for pulverizar adubo ou óleo de neen, o ideal é fazer isso no final do dia. Nunca faça de manhã, nem deixe a planta exposta ao sol depois, como você já descobriu que não dá certo, por que queima as folhas, né?
Agora é tentar salvar a planta. Eu daria uma boa sprayada nela com água para tentar retirar o fertilizante que possa ter sobrado (faça isso à noite) e deixaria ela uns dias num local onde ela receba luz, mas não sol direto. Se quiser adubar, coloque um adubo para raiz, que você misture na água e regue o substrato do vaso.
E se você acreditar, converse com ela, coloque suas mãos um pouco acima dela e mentalize que das suas mãos está saindo uma linda energia verde curativa, que está curando a sua planta. Faça isso 1 vez por dia, por muitos dias. Eu recolhi uma árvore da felicidade que estava sofrida e mal cuidada e fui cuidando dela assim. Hoje ela está enorme, linda e maravilhosa!
Boa sorte e fé!
Depois me conta se deu certo!
Beijos floridos,
Nô
Oiee, obrigada ta dando certo ela está voltando a ficar linda…
Bjinhuss
Oba, que notícia boa!
🙂
Beijos floridos,
Nô
Olá! Ganhei um vaso com várias mudas de mandacaru finos. Como fazer para q os caules fiquem grossos, com tipo tronco?
Olá querida!
Pode ser uma outra espécie de cacto!
Beijos floridos da Nô
Oiii Nô!
Estou precisando de uma ajuda e vi seu blog e gostei muuiito!
Ganhei um cacto brasileirinho da minha filha e o mesmo esta apresentando cor amarronzada na base, não sei diferenciar, pois não esta mole, “podre”, as vezes me parece q cresceu e ficou na cor da terra, enfim, gostaria de te enviar uma foto, como faço!
Quero muuiito salva-lo e um rapaz disse q pode ser q ele tenha se recupardo de um possivel apodrecimento, isso é possivel!!!??
Muito obrigada
Att
Patricia
Oi Patricia,
Mande a foto por email para: nofigueiredo@ameninadodedoverde.com.br
Beijos floridos,
Nô
Estava procurando umas dicas de como cuidar de uma suculenta que havia ganhado de presente , não conhecia seu trabalho , mas agora podemos dizer que sou um de seus fãns , parabéns pelo lindo trabalho.
forte abraço.
Oi Jemeson,
Fico feliz que tenha gostado do meu trabalho! Faço tudo com muito carinho e dedicação!
Obrigada pelo elogio!
Beijos floridos,
Nô
Gostaria de salvar meu cacto, ele está apodrecendo desde a raiz creio que seja excesso de regas pode me ajudar?
Oi Fernanda,
Se ele está com o caule mole, deve ser mesmo excesso de regas. Suspenda já a rega e deixe a planta no sol por uns 20 dias sem regar.
Os cactos precisam de pouca água para sobreviver. São plantas de deserto habituadas a sobreviver sem água.
No inverno regue 1x a cada 20/30 dias. No verão 1x a cada 15 dias.
Beijos floridos,
Nô
Olá, parabens pelo site estou de casa nova, deixei um espaço no corredor lateral para um pequeno jardim, sou iniciante, comprei algumas mudas já as transplantei não obtive muito sucesso pois as folhas amarelam, quando brota alguma e feinha sem vida com furos, ex. a heliconia e a areca bambu; As suclentas ainda em vasos ficaram com as folhas molengas e com o tempo caem; uma outra que era verde escuro ficou quase preta e tb cai, por favor me ajude.
obrigada.
Oi Rosilene,
Esse corredor lateral pega sol direto? A areca bambú gosta de sol, mas a heliconia não. Na hora de plantar, precisamos analisar as condições de ensolação (quantidade de horas que bate sol num determinado local), se venta ou não, se normalmente o clima é quente ou frio… E só então escolher a plantas certa para o local. talvez você esteja colocando plantas de sol na sombra ou plantas de sombra no sol… Pode ser também que você esteja regando demais… Normalmente folhas molengas significam muita rega…
Depois do plantio, é comum algumas folhas amarelarem. É sinal de qua a planta está se adaptando à sua nova morada.
Beijos floridos,
Nô
Olá sou uma” jardineira” de primeira viagem, não tenho muito sucesso com as primeiras mudas, comprei mine rosas linda em vasos numa loja de departamento, em apenas tres dias todas as flores mudaram de cor, vermelhas ficaram tipo bonina e as amarelas quase brancas e muchas, e as folhas amarelas, gostaria de transplantas no chão, por favor me ajude.
meu pouco solo tem restos de construção e tem sol das 10h até as 17h.
Muito obrigada, seu site é lindo como as rosas.
Rosilene,
Antes de mais nada, calma!
Cuidar de plantas é uma delícia, uma terapia. Não pode ficar estressada achando que não vai dar certo. As mini rosas mudam de cor. Tenho uma mini roseira plantada no meu jardim e o tom das flores vai mudando. Isso é normal.
Pode ser que os restos de construção no seu jardim não estejam ajudando muito o desenvolvimento das plantas. A planta se alimenta dos nutrientes da terra, só que se a terra não tem nutrientes só resto de construção, a planta não terá como se alimentar. O ideal é retirar esse entulho da obra e colocar um pouco de adubo de minhoca, que é um ótimo fertilizante natural e ainda ajuda a melhorar a qualidade do solo.
Beijos floridos,
Nô
Olá…Eu gostaria de saber como cultivar com sucesso o Discocactus Horstii em vaso! Gostaria de alguma informação já que trata-se de um cacto diferenciado dos outros e tem um sistema de raízes frágeis. Vejo sempre em pesquisas que o metodo mais seguro seria o enxerto. Mas detesto enxertos…rsrs…Por isso busco informações para mante-lo saudável, feliz e próspero, mas em vaso de barro. Obrigado agradeço desde já qualquer ajuda!
Olá Jairo,
Confesso que não conheci esse cacto. Muito lindo! Fui pesquisar nos meus livros de cactos e só achei informações sobre ele em um livro em inglês, o que me espantou, pois descobri que ele é nativo brasileiro!
No livro diz que ele tem raízes que costumam apresentar podridão e que ele cresce devagar, por isso eles recomendam a enxertia. Mas concordo com você, fica feio demais… Também não gosto.
A maioria das suculentas e cactos que vieram originalmente de ambientes muito secos são considerados mais ou menos propenso a podridão, estas plantas crescem selvagem em áreas caracterizadas por uma boa drenagem, excelente ventilação, a alta temperatura com precipitação limitada e radiação solar intensa. Esta planta é bastante susceptível a qualquer excesso de umidade no substrato e no ar.
As plantas que são propensas à podridão devem ser cultivadas em um composto muito poroso e com boa drenagem. Com relação à rega: durante a estação de crescimento (primavera/verão) deixe o substrato secar completamente entre duas regas consecutivas, enquanto que durante a temporada de descanso de inverno – especialmente no caso de baixas temperaturas – eles precisam ser mantidos completamente secos. Planta-los em vasos de menores dimensões que possuam uma excelente drenagem é uma das práticas de crescimento mais eficaz. É também muito importante para garantir uma boa ventilação e uma boa exposição. A pulverização de fungicidas sistêmicos, especialmente no início da primavera e antes do fim do inverno pode ser indicado para manter as plantas saudáveis, especialmente quando as condições ambientais não são as ideais.
Depois me conta se deu certo e mande fotos quando ele florir! Fiquei curiosa!!!
Beijos floridos e boa sorte,
Nô
A pode deixar, madarei fotos sim…rsrs…Muito obrigado Nô por sua gentileza em me ajudar! Nô, eu sempre uso nos meus cactos um substrato bem simples, eu sempre faço o seguinte: 40% de areia grossa do rio, 40% de humus de minhoca e 20% de barro vermelho e faço uma mistura bem homogenea. As vezes eu subtraio 5% do barro para acrescentar 5% de carvão vegetal. Bem eu componho dessa forma porque é o que eu tenho disponivel aqui em minha região. Estou sempre pesquisando e tentando aperfeiçoar um substrato ideal. Também andei pesquisando que perlite é ótimo para adicionar ao substrato, mas não sei se tem aqui no comércio local e também, não dá mais tempo procurar porque meus cactos chegam sgunda-feira. Nô se você só tivesse esses materiais disponíveis (areia grossa, humus de minhoca, barro vermelho e carvão), em que proporção você montaria o substrato para o especifico caso do Discocatus??? Mais uma vez Nô muito obrigado…Um ótimo final de semana pra você…valeu!
Olá, tenho um cacto, e ele está apresentando uma coloração amarronzada na base, principalmente nos espinhozinhos dele que são amarelos, mas estão bem escuros… Não sei o que pode ser, já pesquisei em vários livros e sites… Gostaria que me ajudasse…
Oi Roberta,
Tudo bem?
Pode ser que ele esteja sendo atacado por algum fungo ou praga.
Adicione óleo de neen na água da rega. Aplique 1x por semana por 3 semanas. Deve dar certo.
Beijos floridos,
Nô
Olá! Te sigo já há algum tempo adoro teu trabalho mas nunca havia me comunicado. Estou precisando de um help!
É o seguinte: tenho um vaso de suculentas onde só uma especie esta sendo atacada esse vaso fica no sitio, saí a noite um dia e catei uma lesminha destas com casco pequena pensei que havia solucionado o problema só que cada vez que chego lá a planta está mais comida é capaz de chegar lá e encontra-la já no toco. Será que tens uma opinião o que está a atacando? outra coisa dá para recuperara-la?
Desde já agradeço a ajuda.
Abraços
Oi Janice,
Tudo bem?
Se você achou uma lesma no vaso, a chance dela estar atacando a planta é grande. Veja aqui dicas para acabar com pragas e doenças: http://www.ameninadodedoverde.com.br/site/?p=3096
Beijos floridos,
Nô
Tenho um cactos há um ano e ele não cresceu o tronco principal, mas cresceu um “braço”. Neste braço já se formou uma espécie de “nó” e ele continua crescendo, além disso ele desenvolveu grandes “pelos” e agora começou a aparecer alguns espinhos pequenos. Gostaria de saber se é possível podar e replantar, pois o caule principal está ficando feio, com algumas partes secando. Att, no aguardo
Oi Jaqueline,
Tudo bem?
Antes de poder dizer sim ou não, eu gostaria de ver uma foto da planta em questão. Será que você poderia mandar uma foto para meu email: nofigueiredo@ameninadodedoverde.com.br? Com a foto em mãos ficará mais fácil identificar que tipo de cacto é e se ele pode ser replantado ou não.
Aproveito para te convidar a se inscrever no blog da menina http://goo.gl/ysgp6z , na página da Menina no facebook: http://goo.gl/TyVr5u e a curtir o canal no youtube: http://goo.gl/lhuyB4
Beijos floridos de agradecimento, Nô
Oi, Nô…!
Menina do dedo verde e de ouro kkkk…meus parabens vc é muito iluminada, estou sempre te seguindo e aprendendo, agora resolvi ter umas plantinhas, então, vamos lá ao que está ocorrendo, areia não há mais eles usam agora areola pode ser?
Eu só Tenho um cacto ele é um gomo comprido alto de 40cm com fileiras de conjuntos de espinho e o espinho central é um pouco maiorzinho, ñ sei o nome, entaõ por algumas circunstâncias creio que ele ficou esquecido e desde que visito vc comecei a tratar dele e como estava com uma mancha escura de mais ou menos 10 cm coloco no sol 4 hs e verifico se precisa de agua e notei que na área escura já se vê um pouco o verde creio que está se recuperando, eu queria trocar o vaso está com pouca terra vejo algumas raizes , porém esbarrei na areia que só tem agora areola.
O que faço, areola serve?
Te agradeço
Bjs, menina de ouro.
Taniamara querida,
A areia a que me refiro é a areia de construção, que você acha em qualquer loja de material de construção. Aqui em São Paulo, um saquinho pequeno custa R$2,00. Não sei onde você mora. Pode ser que essa areia na sua cidade chame areola. O que não pode é usar areia de praia, por que a de praia tem muito sal e não é boa para as plantas.
Fico feliz em saber que você está aprendendo com as minhas dicas! Agradeço com o coração transbordando de alegria os seus elogios!
Aproveito para te convidar a se inscrever no blog da menina http://goo.gl/ysgp6z , na página da Menina no facebook: http://goo.gl/TyVr5u e a curtir o canal no youtube: http://goo.gl/lhuyB4
Beijos floridos de agradecimento, Nô
A Rosa E O Cacto escrita por Paulo Rodrigues
Em um lugar distante, havia um pequeno jardim, onde viviam, lado a lado, uma rosa e um cacto.
O cacto estava sempre triste, pois apesar de ser gentil e amável, seus longos espinhos afastavam os pequenos animais que ali passavam. Ele não tinha boa aparência, mas tinha bom coração. Todos o julgavam mal, antes de conhecê-lo. Ele não tinha nenhum amigo, pois dele ninguém se aproximava.
Já a rosa… Ah, a linda e perfeita rosa! Ela sempre fora a mais bela flor de todo o jardim. Todos a admiravam, ela era o centro das atenções naquele jardim. Todavia, ela era perversa e leviana. Tinha prazer em esconder seus espinhos abaixo das lindas pétalas e com eles perfurar o coração dos animaizinhos que dela se aproximavam. Adorava ver o sangue deles aos seus pés, pois ela se achava superior a todas as outras criaturas.
Dia após dia a cena se repetia. O cacto presenciava a crueldade da rosa e tentava alertar os animais, mas era tudo em vão, ninguém lhe ouvia.
Todos os dias, a assassina levava mais uma vítima, mais uma vida inocente. Ela zombava do cacto, dizendo: “Veja você, com sua simpatia, só conseguiu solidão. Incompetente. Você é horrível, um erro. Eu sou a mais bela de todo o jardim, todos me amam!”.
A crueldade da rosa se aplicava a todos a sua volta, inclusive ao pobre cacto, que chorava ao ouvir as palavras que a rosa lhe dizia, e chorava mais ainda, ao ver a próxima vítima caída aos pés dela.
Passaram-se as estações e veio o inverno. Um inverno muito rigoroso, como jamais ocorrera naquele jardim. Todas as plantas morreram.
Elas foram levadas ao criador, pois queriam um lugar em seu magnífico jardim.
O criador era muito sábio, escolhia os seres que habitavam seu jardim de acordo com seus atos em sua vida na terra. Ele conhecia cada feito, de cada um deles.
Formou-se uma fila para falar com o criador, ao final da fila, estavam a rosa e o cacto. A rosa menosprezava o cacto, dizendo que ele jamais teria um lugar no jardim.
A fila foi andando, e eis que finalmente chegou a hora da rosa ser julgada. Ela nem esperou uma palavra do criador, foi logo entrando pelos portões do jardim, mas antes que pudesse pisar o solo perfeito, o criador a parou e disse:
“Aonde pensas que vai, minha querida?”
Ela estacou, abismada, pois não acreditava no que estava ouvindo, nem falar conseguia direito. O criador continuou:
“Seu lugar não é aí. Você é perversa, portanto não há em meu jardim lugar para você.”
“Quanto a esse jovem cacto, esse tem um lugar especial. Apesar de tudo o que tu dizias a ele, apesar de tudo o que tu fazias, ele orava a mim todas as noites, intercedendo por ti.”
A rosa, incrédula, perguntou:
“O que fará com ele então mestre?”
O sábio olhou o bondoso cacto e perguntou-lhe qual era sua maior vontade. Ele respondeu:
“Senhor , creio que não sou digno de tanto, mas se queres me conceder um desejo, peço que me transforme em uma linda flor, para que ninguém jamais fuja de mim e para que me amem, assim como amo ao solo e a todas as criaturas.”
“Se queres, assim será feito.”
E o cacto foi transformado em uma bela rosa branca, tornou-se mais bonito que qualquer outra flor de qualquer jardim.
Ele olhou-se de cima a baixo e sorriu. Nunca havia se sentido tão feliz em sua vida. Agradeceu ao criador e caminhou em direção ao jardim. Porém, no meio do caminho, deteve-se. Voltou ao criador e perguntou:
“Bom mestre, o que será feito dela?”
“Ela receberá o castigo por seus atos. Será deixada no deserto, até que suas pétalas fiquem negras, secas e murchas e não haja mais uma gota de seiva em seu interior.”
A rosa gemeu. O cacto, que agora também era uma rosa, pediu:
“Mestre, suplico que não faça isso a ela. Ouça-me, por favor.”
“Filho, ela deve pagar por seus crimes. O que desejas que eu faça com ela?”
“Leve-a de volta ao mundo, coloque-a em um jardim semelhante ao que vivíamos. Mas com uma diferença: Que de agora em diante, ela seja um cacto, para que seja tratada como eu fui por todos estes anos, para que ela aprenda a amar e a respeitar os que dela se aproximarem. Que ela tenha uma segunda chance, e que um dia possa se juntar a mim aqui neste belo jardim.”
E assim foi feito.
Imagine Nô , vc terá para a eternidade um jardim…rsrs
Taniamara querida,
Que linda parábola! Adorei!
Agradeço que a tenha compartilhado comigo!
Beijos floridos repletos de amor e carinho,
Nô
Esqueci rs..rs..rs..
A Rosa E O Cacto escrita por Paulo Rodrigues
http://fanfiction.com.br/historia/232731/A_Rosa_E_O_Cacto/capitulo/1/
Oba! Que bom que você colocou a referência! Adoro quando as pessoas citam a fonte de onde tiraram a informação!
Beijos floridos de agradecimento,
Nô
Olá!
Tudo bem?
Querida Nô… se vc tiver um tempinho gostaria que entrasse nessa página http://www.growroom.net/board/topic/5016-vermiculita-retentor-ou-escorredor-de-aguas/.
Vermiculita – retentor ou escorredor de aguás?
Fiquei intrigada, como é isso?
Pois estou a procurar esse produto e está difícil.
Olá Taniamara,
A vermiculita, segundo a definição da Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Vermiculita) pode absorver até cinco vezes o seu peso em água. Nas formulas de substratos que eu ensino aqui: http://www.ameninadodedoverde.com.br/site/?p=235, ela é usada para ajudar a reter água no substrato.
Acho que ela pode tanto reter como escorrer a água. Depende da quantidade que ela é usada.
Beijos floridos,
Nô
Oi, comprei um mini-cacto ontem, e as aqueles espinhos pequenos estão ficando amarelados, o que pode ser?
Olá querido!
Deixe seu cacto na luz solar direta e regue bem pouco e poucas vezes.
Beijos floridos da Nô
Olá,
Adquiri um lindo exemplar de cacto, mas o mesmo, esta enrugado e mole. Alguns dias antes, coloquei água. Será que esse pouco de água já o afeto tanto?
Estou o deixando no sol direto para ver c ele volta ao normal. Esta certa minha solução?
Oi André,
Tudo bem? Com que frequência você tem regado ele? Se ele está mole e enrugado, provavelmente é excesso de água mesmo e foi uma ótima idéia deixá-lo no sol direto para ele “secar”. Cactos são plantas que se adaptaram a viver com pouca água no deserto. Se o seu está direto no tempo, pode ser que ele não esteja gostando das chuvas de verão. Onde você mora está chovendo muito? Se tiver, deixe-o para fora mas se tiver um beiral perto da casa, deixe-o embaixo do beiral, assim ele não receberá tanta chuva.
Você também pode trocar o substrato. Aqui tem receita de substrato para cactos: http://www.ameninadodedoverde.com.br/site/?p=235
Se você acreditar, eu sugiro que você converse com ele e diga o quanto você gosta dele e como gostaria de vê-lo bem. Esfregue as palmas das suas mãos e coloque-as viradas para baixo acima do cacto e imagine que uma linda luz verde de cura está saindo das suas mãos e indo para ele. Faça isso diariamente por uma semana e observe como ele se comporta. Plantas são seres vivos, e como nós adoram atenção, amor e carinho!
Tenho certeza de que com todos esses cuidados, ele logo ficará bom!
Por favor, me mantenha informada. Estou torcendo por ele!
Aproveito para convidá-lo a se inscrever no meu canal do youtube: http://bit.ly/13M8FWO
E a curtir a página da Menina no facebook: http://on.fb.me/14snM9l
Beijos floridos,
Nô Figueiredo – A Menina do Dedo Verde
Oi, Nô!
Escrevi para vc solicitando uma informação, inclusive achei um texto lindo de “Paulo Rodrigues” a ROSA E O CACTO. Eu achei lindo e quis comparetilhar com vc.
Espero não ter lhe magoado com algumas frases, pois, vc me ignorou. Ou talvez não tenha lido, não sei.
Abraços, querida e que Deus te ilumine.
Tania Mara querida,
Peço mil desculpas. Não estou te ignorando não. Eu realmente não vi as suas lindas mensagens. Eu viajei no final de semana do dia 21 e depois foi carnaval… Me desculpe, por favor!
Já respondi todas as suas perguntas. Fico feliz que tenha enviado mais uma mensagem e tenha me dado chance de me desculpar. Eu sempre respondo à todas as perguntas.
Da próxima vez, mande um email para mim: nofigueiredo@ameninadodedoverde.com.br
Aproveito para te convidar a se inscrever no blog da menina http://goo.gl/ysgp6z , na página da Menina no facebook: http://goo.gl/TyVr5u e a curtir o canal no youtube: http://goo.gl/lhuyB4
Beijos floridos de agradecimento, Nô
Olá Taniamara,
A vermiculita, segundo a definição da Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Vermiculita) pode absorver até cinco vezes o seu peso em água. Nas formulas de substratos que eu ensino aqui: http://www.ameninadodedoverde.com.br/site/?p=235, ela é usada para ajudar a reter água no substrato.
Acho que ela pode tanto reter como escorrer a água. Depende da quantidade que ela é usada.
Beijos floridos,
Nô
Boa tarde, tenho um cacto há bastante tempo, comprei ele bem pequeno e hj ele já está bem grande, mas algumas hastes estão morrendo, ficam amarelas, murchas e depois secam. Todo ano ele da flores lindas, esse ano abriram 4 flores, mas nasceu várias pequenas e caíram sem abrir. Gostaria de mandar uma foto para ver se vc consegue me ajudar a recuperar meu cacto!
Muito obrigada!
Bjos
Oi Juliana,
Tudo bem? Mande sim fotos para mim: nofigueiredo@ameninadodedoverde.com.br
Tomara que eu possa te ajudar a recuperar o seu cacto!
Aproveito para te convidar a se inscrever no blog da menina http://goo.gl/ysgp6z , na página da Menina no facebook: http://goo.gl/TyVr5u e a curtir o canal no youtube: http://goo.gl/lhuyB4
Beijos floridos de agradecimento, Nô
Que legal seu espaço aqui! Adorei o nome “a menina do dedo verde”, to precisando de um pouquinho deste dom. Andei lendo várias postagens sobre cactos e suculentas na tentativa de salvar o meu, que pelo que eu li, está quase afogado em irrigações … Vi sugestões de cortar a parte podre e replanta-lo, mas aqui me parece que a melhor sugestão seria colocá-lo para recuperar tomando um sol. Vou tentar pelo sol e pela minha energia, já que é o meu primeiro cacto e posso ainda piorar tentando corta-lo… Parabéns pelo site! Ameiiiii….
Oi Cristina,
Tudo bem? Seja sempre muito bem vinda aqui no meu espaço! O dom do dedo verde pode ser desenvolvido em todas as pessoas. Basta que a pessoa queira e goste de plantas e da natureza!
Às vezes, se o cacto estiver muito apodrecido, pode ser que ele não se recupere e dependendo da forma dele, fique realmente difícil cortá-lo. Acho que é uma boa idéia tentar salvá-lo deixando-o no sol, suspendendo a rega e mandando energia para ele. Tomara que ele se recupere! Mas se ele não se recuperar, não se desespere. Agradeça a ele pelos ensinamentos que ele te deu e peça para que ele descanse em paz. Compre outro e comece novamente, corrigindo os erros feitos com o anterior. Com o tempo, observação e pesquisa sobre modos de cultivo, seus dedinhos ficarão super verdinhos e você nunca mais matará um cacto afogado!
Aproveito para te convidar a se inscrever no blog da menina http://goo.gl/ysgp6z , na página da Menina no facebook: http://goo.gl/TyVr5u e a curtir o canal no youtube: http://goo.gl/lhuyB4
Volte sempre! Adorei a sua visita e suas doces palavras e elogios!
Beijos floridos de agradecimento, Nô
oi!!
comprei alguns cactos so que eles estão ficando feios e não lembro o nome deles!!
o que devo fazer?acho que eles estão apodrecendo,tem uma que esta muchando a raiz.e eu não sei porque!!!
me ajuda gosto muito delas e não queria perdelas!!!
SOCORRO!!!!
Oi Wanda,
Tudo bem? Se seu cacto está apodrecendo, é sinal de que você está regando ele demais.
Normalmente os cactos gostam de muito sol e pouca água.
Às vezes, se o cacto estiver muito apodrecido, pode ser que ele não se recupere e dependendo da forma dele, fica difícil cortá-lo. Acho que é uma boa idéia tentar salvá-lo deixando-o no sol, suspendendo a rega e mandando energia para ele. Tomara que ele se recupere! Mas se ele não se recuperar, não se desespere. Agradeça a ele pelos ensinamentos que ele te deu e peça para que ele descanse em paz. Compre outro e comece novamente, corrigindo os erros feitos com o anterior.
Aproveito para te convidar a se inscrever no blog da menina http://goo.gl/ysgp6z , na página da Menina no facebook: http://goo.gl/TyVr5u e a curtir o canal no youtube: http://goo.gl/lhuyB4
Beijos floridos de agradecimento, Nô
boa tarde!!!
Voçê vende ?e se sim como faço para compra pois gostei muito dos meus!!!
Oi Wanda,
Tudo bem?
Eu não vendo não. Só faço projetos e implantações de jardins, não comercializo plantas. Fico feliz de saber que gostou dos meus.
Aproveito para te convidar a visitar e se inscrever no blog da menina http://goo.gl/ysgp6z, a página da Menina no facebook: http://goo.gl/TyVr5u e a curtir o canal no youtube: http://goo.gl/lhuyB4
Beijos floridos de agradecimento, Nô
Quero cultivar cactos mas não sei como cuidar
Oi Margarida,
Tudo bem?
Os cactos são bem fáceis de cuidar. Gostam de muito sol e pouca água.
Dá uma lida nesses posts: http://www.ameninadodedoverde.com.br/site/?cat=388
Neles tem várias dicas de cultivo de cactos e suculentas.
Aproveito para te convidar a visitar e se inscrever no blog da menina http://goo.gl/ysgp6z, a página da Menina no facebook: http://goo.gl/TyVr5u e a curtir o canal no youtube: http://goo.gl/lhuyB4
Beijos floridos de agradecimento, Nô
Olá, Nô,
Tenho um mini-cacto, ele está mole e o caule se separou da raiz, ele quebrou. Quero muito salvá-lo, como posso fazer?! Por favoor me ajuude, eu amo muito ele.
Obrigada desde já.
Boa noite.
Olá amada,
Tente recuperá-lo colocando o caule sobre areia úmida e vamos torcer para que ele crie novas raízes.
Você provavelmente deve ter colocado muita água nele. Cactos não gostam de muita água. São plantas que se acostumaram a viver no sol e com pouca água.
Boa sorte!
Beijos floridos da Nô
meu cacto secou e minha suculenta está murcha.. o que devo fazer?
Olá amada,
Se seu cacto secou total, talvez ele já esteja morto. Infelizmente.
E a sua suculenta, também. Que pena.
Será que você regou demais? Essas plantas gostam de bem pouca água…
Beijos floridos da Nô
Olá Nô! Esses dias eu estava olhando o meu cacto e percebi que ele está ficando enrugado. Gostaria de saber o motivo dele ter ficado assim e o que eu posso fazer para recuperar ele.
Olá amada,
Pode ser que ele esteja enrugando por excesso de água. Suspenda a água por um mês e veja se ele melhora.
Beijos floridos da Nô
Olá Nô, amei seu site e a atenção em que responde os comentários. Amo plantas, tenho uma palmeira leque e um buxinho que ficam na minha varanda. Recentemente resolvi comprar cactos e suculentas, porém as suculentas não estão ficando bonitas. Onde moro faz muito calor, até nessa época. Elas estão com uma folham murchas e meio amareladas, não sei o que é, estou molhando uma vez por semana e onde ela ficam bate o sol da tarde, agora não estou deixando elas diretamente no sol. Gostaria de te mandar uma foto pra vc ver, não sei como faço. Gosto muito delas e queria ver elas bem lindinhas. rs O que faço?
Desde já agradeço.
Olá querida, fico feliz de saber que você amou meu site e a atenção com que respondo aos comentários.
Os cactos e suculentas gostam de muito sol e pouca água. Pouca mesmo! Talvez estejam ficando murchas e amareladas por excesso de água. Suspenda a rega por 1 mês, mesmo que a sua cidade seja muito quente. Essas plantas estão acostumadas a viver com bem pouca água e se damos água demais elas amarelam e ficam murchas. Elas são quase que o oposto das outras plantas. E coloque-as no sol.
Se quiser, pode também trocá-las de vaso e colocando um substrato específico para elas: https://nofigueiredo.com.br/como-fazer-substrato-para-cactos-e-suculentas/
Espero ter respondido às suas dúvidas.
Se ainda quiser mandar fotos, escreva para falecom@nofigueiredo.com.br
Beijos floridos da Nô
Obrigada Nô, vou parar de regar e botar no sol. Já troquei elas de vaso e coloquei substrato específico. Vou rezar pra elas ficarem bonitas novamente. Achei que estava amarela e murcha por falta de água. Rsrs
Muito obrigada!!!
Abraço
Oi querida,
Esse é um erro muito comum. Com as outras plantas, quando ficam amarelas e murchas, geralmente é por falta de água. Mas com os cactos e suculentas é o contrário. Quanto mais regamos, pior elas ficam…
Que elas se recuperem logo!
Beijos floridos da Nô
Espero que elas se recuperem logo!
Beijos floridos da Nô
É possível ressuscitar uma suculenta?
Minha plantinha era do tipo Echeveria. Caíram todas as folhas após a coloração mudar rapidamente de verde para azul acinzentado escuro.
Só restou o pequeno caule meio murcho e com um tom claro e triste de marrom.
Ela ficava no meu quarto e nunca tomava sol diretamente, apenas a luminosidade que entra pela janela.
Ela pode ser salva?
Olá querida,
Infelizmente acho que ela já deve ter morrido, né? Sinto muito. Ela precisa de sol direto e pouca água.
Beijos floridos da Nô
Oi minha flor, boa tarde. Eu peguei um cacto que estava morrendo no trabalho. Ele era verde claro só que a cada dia que passa ele fica verde escuro(nao sei se o saudável é verde claro ou escuro, visto que no trabalho ele estava morrendo com a caule ja apodrecido), O que pude fazer foi replantar as mudas. Como sei o que esta acontecendo e como posso salva-lo?
Olá querida,
Será que você poderia mandar fotos para eu ver o que está acontecendo e poder te ajudar melhor? Meu email é falecom@nofigueiredo.com.br
Beijos floridos da Nô
No, boa tarde,
Me tira uma dúvida: se eu deixar o mini cacto no mesmo potinho que eu comprei, com o mesmo substrato da certo? Ou necessariamente eu tenho que replantar com este substrato indicado por você?
Olá querida,
Se você quiser que seu mini cacto cresça e se desenvolva, é melhor replantá-lo usando o substrato que indico.
Beijos floridos da Nô
Oi, eu tenho um cacto que no inicio era bem pequeno, agora ta enorme com varios “galhinhos” crescendo, ele estava ficando muito alto e mal ficava em pé, bem molengo, hoje quando fui tirar ele da janela a parte mais alta quebrou, to com medo de ele morrer, o que eu faço???
Olá Nô, suas informações são ótimas. Tenho um pequeno mandacaru cujas folhas começaram a cair há umas duas semanas. Se encostar nele cai uma folha. Se balançar a mesinha onde ele está, cai uma folha. Eram dois tronquinhos, um se foi, perdeu todas as folhas e murchou. O outro parece estar indo pelo mesmo caminho. Eu havia trocado a terra do vasinho um pouco antes do problema começar. Pode ser a terra? Ou excesso de água? Tem solução?
Olá querida, será que é mandacaru mesmo? Mandacaru, que eu saiba, não tem folhas. Só espinhos…
Se o cacto murchou pode ser excesso de água sim. Já vi cacto morrer por muita água. A pessoa acha que a planta está murchando por falta de água e coloca mais água. Daí acaba de matar a pobrezinha…
Ele está no sol? Cactos gostam de sol direto.
Coloque-o no sol e suspenda a rega por 1 mês.
Converse com ele e diga o quanto você o ama e como quer que ele fique bom logo! Plantas adoram AAC: atenção, amor e carinho!
Vamos torcer para que ele se recupere logo. Vá me dando notícias.
Beijos floridos da Nô
Bom dia Nô, estou amando seu blog! Comprei dois mini cactos há 15 dias e só reguei uma vez ( tem 1 semana), um dos cactos está como se tivesse “soltando”, meio balançando e o outro está com a coloração verde escura próxima a raiz e quando sobe fica verde mais claro. Será que coloquei muita água? A terra dos dois está aparentemente seca (estão em vasos separados). O que devo fazer? Beijão
Olá querida,
Esse cacto meio soltando da terra… tente colocar uma luva para proteger a sua mão ou use um papel duro para segurar o cacto e fixá-lo melhor ao substrato.
Esse outro com coloração diferente… o ideal seria ver uma foto para tentar entender melhor o que pode estar acontecendo. Se quiser, mande fotos para falecom@nofigueiredo.com.br
Beijos floridos da Nô
Olá querida!
Pode ter sido muita água sim! Não se esqueça de deixá-los no sol direto, mas tome cuidado com as chuvas!
Beijos floridos da Nô
Bom diaaaa Nô!!! (08:28hs aqui em Belém do Pará.)
Amo teu trabalho e sempre que posso acompanho vídeos e dicas em teu site.
Após algumas mal sucedidas tentaivas(Sim, confesso: Já matei “afogados” alguns. Kkkk), parece que dessa vez… Estou pegando jeito.
Gostaria de saber informações sobre o cultivo de 3 espécies em particular, pois essas 3 são meu xodó (principalmente meu “peludinho” carinhosamente chamado de “Chiquinho”) kkkkk. Bem, aqui vão elas: Mammillaria Bocasana (meu peludinhos 😍), mammillaria Vetulia Brasília e Astrophytum Myriostgma. Há muito custo e pesquisa, consegui identificá-los, mas informações CORRETAS sobre o cultivo… aí é que são elas!!! Kkkkk
Um lindo e ensolarado dia!!!
Desde já, muito grata pela atenção. Abraços Andressa Oliveira
Olá querida!
Cactos são bem simples de cultivar! Sol direto, regas raras!
Não tem erro!
Beijos floridos da Nô
Bom dia, decidi trocar minha suculenta de vaso, por uma tecnica que encontrei na intenet para ser colocada em xicara para ornamentaçao. Minha suculenta aumentou de tamanho e as folhas perto do solo estao marrons e duas haste quebraram. Estou preocuoada, sera que ela esta morrendo?! Porque as hastes estão quebrando?! O que eu posso fazer para ela melhorar?!
Olá querida!
A xícara não tem furo embaixo para drenagem adequada da água, portanto pode ser que sua suculenta esteja com mais umidade do que precisa (ela é um cacto). Tente suspender as regas por um dia ou dois e só regue uma vez por semana ou duas.
Beijos floridos da Nô
Olá nô, boa tarde, por acaso acabei de entrar aqui a procura de salvar minhas suculentas, tenho 3 suculentas que estão no mesmo vaso, Rego com cuidado pois já tenho um tempo a mais de experiência e sei que elas não gostam tanto de água assim como os cactos, porém apenas uma delas está ficando com seu caule de uma coloração diferente e algumas folhas de baixo estão ficando murchas, será que é uma praga ou algo do tipo? quero salva-ĺa mais não sei o que pode ser.
Olá querida!
Pode ser fungo! Veja neste outro video aqui: https://youtu.be/iE0fCCB4Naw
Beijos floridos da Nô
Olá, comprei uma kalanchoe delagoensis a pouco tempo, assim que comprei ela estava linda, então troquei ela de lugar pois estava em um saquinho, desde então molhei apenas 1 vez e como está um tempinho mais frio onde moro prefiro não molha-lá mais, ela pega o sol da manhã, pois pesquisei e vi que ela gosta de sol, mas suas folhas estão ficando moles e algumas estão murchando e ficando pretas por completo e caindo, a raiz e tronco estão intactos, não sei o que estou fazendo de errado.
Olá querida!
Tente dar uma boa adubada e transplantá-la para um vaso maior, com bom substrato!
E veja se não está ficando com o substrato encharcado também!
Beijos floridos da Nô
tenho uma suculenta …tem um formatinho de cacto sem espinho
do dia pra noite amarelou e ficou amolecida….
tem salvação será?
Olá querida!
Provavelmente você colocou água em excesso. Espere secar totalmente o solo.
Beijos floridos da Nô
tenho uma suculenta …tem um formatinho de cacto sem espinho
do dia pra noite amarelou e ficou amolecida….
tem salvação será?
Olá querida!
Pode ter sido excesso de água!
Tente transplantar em novo vaso e regue apenas quando o substrato estiver seco.
Beijos floridos da Nô
Ola… tenho um cacto e ele sempre foi muito bem… alias achei na rua e salvei….mas agora ele esta enrugando, como se estivesse muchando… não sei o que é? notei que minha costela de Adão pegou uma praga… sera que pode ser? não vejo nada nele…
Olá querida!
Cactos gostam de bastante sol direto e bem pouca água. Às vezes, quando eles murcham, é por que foi regado em excesso. Reduza as regas (1 vez por semana e pouca quantidade) e deixe exposto ao sol.
Como está a aparência da costela-de-adão?
Beijos floridos da Nô
olá, estou começando agora a cuidar de cactus, porém ele esta ficando na minha mesa do escritorio,onde onde o ar condicionado fica ligado o tempo todo.
ele esta com umas bolinhas brancas oque deve ser?
Olá querida!
Cactus precisa de muito sol direto! Ele pode estar ficando com fungos.
Beijos floridos da Nô
oi, ganhei um pedaço de mandacaru, deixei secar por 7 dias, depois plantei, por gentileza, quando posso colocá-lo no sol?obrigado
Olá querido!
Já pode coloca-lo no sol sim.
Beijos floridos da Nô!
Olá Nô!
Primeiro quero agradecer pelas dicas!!!!!
Segundo quero tirar uma duvida em relação ao meu cacto mandacaru. Ele está com umas ramificações laterais que devido ao espinhos, estão danificando o caule principal. Além dessas ramificações estarem bem danificadas também.
Quero saber se posso cortar esses “galhos” laterais sem causar dano a planta.
Mais uma vez muito obrigado dicas que tem me ajudado muito com as minhas plantas no meu apartamento.
Bjs
Olá querido!
Você pode ate retirar esses ramos laterais, mas a cicatriz é bem feia…
Deixe-o como está, essa é sua natureza. É só uma sugestão.
Beijos floridos da Nô
Oi, Nô!
Eu não entendi muito bem as medidas do substrato: “medidas de areia / 1 medida de terra / 1/2 medida de humus de minhoca”. Eu já comprei os 3, mas não sei a proporção. E devo misturá-los na hora de plantar? Preciso replantar meus cactos e estou um pouco perdida.
Muito obrigada pela atenção 🙂
beijo
Olá querida!
É assim, se você for usar uma xícara de chá como medida, são 2 xícaras de chá de areia, 1 xícara de chá de terra e 1/2 xícara de chá de humus de minhoca. Misture tudo numa bacia ou vasilha e replante seus cactos completando com essa mistura seus vasos.
Beijos floridos da Nô
Olá Boa tarde! Parabéns pelo conteúdo! Comecei recentemente a adquirir plantinhas e estou meio perdida na seguinte questão:
Ganhei um cacto candelabro de mais ou menos 1,20m que estava vivendo na sombra e com rega abundante toda semana. Coloquei num ambiente externo e ele clareou bastante e agora surgiram umas manchas brancas que estão ficando secas como se estivessem cozido ou queimado, mas eu não tenho certeza se é isso. Aconteceu após um dia de sol muito forte, por isso associei com queimaduras. Gostaria de saber se preciso manter este cacto na sombra, qual a quantidade de rega para uma planta deste porte (mudei a rega para pouca água e quinzenal) e se é necessário cortar estas partes afetadas (nas dobras onde ele é mais fino, perto dos espinhos). Também gostaria de saber se pode ser outra coisa, não achei fotos de lesões iguais na internet. Muito obrigada desde já pela ajuda 🙂 Grande abraço!
Olá querida!
Muito obrigada!
Cactos são plantas que não gostam de muita água, são de ambientes desérticos. Também gostam de muito sol. Por isso você tem cometido dois equívoco; o primeiro é não deixá-lo no sol direto e o segundo é regá-lo abundantemente. Ele precisa justamente do contrário. Pode regá-lo uma vez por semana ou a cada dez dias e sem encharcar. É pouca água mesmo. Se ele já estava encharcado e foi colocado no sol, essas folhas devem ter morrido. Pode cortar essas partes sim.
Beijos floridos da Nô