Cravina: uma planta que produz flores lindas, coloridas e comestíveis que não pode faltar no seu jardim e nem na sua mesa! Saiba tudo sobre ela agora!

Cravina

Nome e características

A cravina é originária da Europa e da Ásia. É uma planta herbácea, perene e entouceirada que atinge de 30 a 40cm de altura. Suas folhas são cerosas, lineares e sem pelos.

 

Flores

As inflorescências são solitárias, com flores simples, vermelhas, róseas, arroxeadas, brancas ou com mais de uma cor, como essas minhas.

Cravina (Dianthus chinensis)

Cravina (Dianthus chinensis)

Cravina (Dianthus chinensis)

Cravina (Dianthus chinensis)

 

Onde e como cultivar

Ela geralmente cultivada em jardins ou hortas, como bordadura ou até formando conjuntos ou maciços isolados

 

Iluminação

Deve ser cultivada no sol direto. Quanto mais horas de sol, melhor!

 

Clima

Prefere climas mais frios, como os de altitude do sul do país. Entretanto estou cultivando 3 mudas na minha horta que estão florindo direto! Estão indo muito bem aqui em São Paulo.

 

Substrato

Os canteiros devem ser ricos em matéria orgânica e boa drenagem

 

Rega

Os canteiros com cravina devem ser irrigados periodicamente

 

Multiplicação

Para multiplicar, coloque as sementes para germinar no outono, para elas florescerem no inverno e primavera.

 

É comestível!

A flor da cravina é comestível! Seu sabor lembra especiarias, um azedinho como o trevo-da-sorte. Algumas variedades perfumadas, podem ser usadas para decoração e até adicionadas em bolos. Também ficam lindas em saladas e até decorando sopas, risotos e qualquer prato que você queira dar uma incrementada! Veja aqui outras flores comestíveis! (playlist flores comestíveis). É muito legal a gente aumentar a variedade do que comemos e incluirmos flores na nossa alimentação para deixa-la mais rica, saborosa e nutritiva!

 

AAC = Atenção, amor e carinho!

Lembre-se de que as plantas adoram AAC: atenção, amor e carinho! Esses são os maiores segredos do sucesso de cultivo de plantas! Converse com a sua planta. Diga o quanto você a ama e como ela é importante para você! Quem não gosta de atenção, amor e carinho?

 

E aí? O que você achou? Você já cultivou a cravina? Qual é a sua experiência com ela? Conta para mim nos comentários abaixo.

 

Faça parte da minha Lista VIP e ganhe 2 e-books!

E você pode se inscrever aqui no site, fazer parte da minha lista VIP e ganhar 2 e-books!

Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

ESTRÉIA DE VÍDEOS NO YOUTUBE

Agora é possível programar uma estréia no Youtube. Então uns dias antes da 5af e do domingo eu já posto no canal a miniatura do vídeo que será postado. Aquela fotinho da capa do vídeo. E você pode clicar ali para receber um lembrete avisando que o vídeo irá começar. É muito legal saber antes o assunto do vídeo que irá ao ar, né?

Instagram

Siga-me no instagram. Procure por @nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Você encontra tudo para jardinagem na loja online Toca do Verde!

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro