Ano passado eu me encantei com essa orquídea no Ceasa:

 

Orquídea Ludisia discolor – foto: Nô Figueiredo – A Menina do Dedo Verde

 

Suas flores são pequenas e delicadas, medem 1,3 x 1,3cm de dimensão e cada haste floral pode atingir até 40cm de altura!

 

Orquídea Ludisia discolor – foto: Nô Figueiredo – A Menina do Dedo Verde

 

E foram um conjunto impressionante! A florada costuma acontecer entre o verão e o inverno e as flores duram uns 20 dias. Após a floração, as hastes florais secam. Então pode-as rente ao substrato. Eu aproveitei e a transplantei para um vaso maior.

Orquídea Ludisia discolor – foto: Nô Figueiredo – A Menina do Dedo Verde

 

Usei o substrato básico, pois ela é uma orquídea terreste.

Ela gosta de meia sombra e solo úmido mas não encharcado.

Para fazer uma muda, pegue uma estaca de um broto lateral e coloque num copo com água para ela soltar as raízes. Depois plante-a no substrato.

Mesmo quando ela não está florida, ela é bonita e diferente. Suas folhas são aveludadas e possuem uns riscos avermelhados. O verso das folhas é totalmente avermelhado. Suas folhas chamam tanto atenção que seu nome científico é Ludisia discolor, sendo que discolor quer dizer com duas cores diferentes.

Ela é originária de Burma e da Malásia, no Oriente.

 

Veja mais sobre ORQUÍDEAS.

 

 

Referências:

WATANABE, Denitiro. Orquídeas: Manual de Cultivo: 506 fotos de espécies. São Paulo: AOSP – Associação Orquidófila de São Paulo, 2002.

HARRISON, Loraine. Latim para Jardinistas. Mais de 3.000 plantas explicadas e detalhadas. São Paulo: Editora Europa, 2012.

Curso de Cultivo de Orquídeas com o Engenheiro Agrônomo Juscelino Nobuo Shiraki na Escola Municipal de Jardinagem no Parque Ibirapuera

Sites: Meu Cantinho Verde e Orquídeas no Apê

 

 

Gostou do post? Do site? Conecte-se com a natureza comentando, curtindo e compartilhando meus posts e vídeos nas redes sociais! Eu te agradeço!

 

Beijos floridos de gratidão,

Nô Figueiredo – A Menina do Dedo Verde

Conexão com a natureza

 

Banner Plantei