Aprenda como cultivar exacum ou violeta alemã. Uma linda planta que tem florzinhas azuis, violetas ou brancas e que são levemente perfumadas!

Exacum ou violeta alemã: como cultivar!

ORIGEM E CARACTERÍSTICAS

O exacum (Exacum affine) ou a violeta alemã ou violeta persa, é uma planta herbácea, bienal, que atinge de 30 a 50cm de altura. É originária do Iêmen e seu florescimento é muito bonito!

Exacum ou violeta alemã (Exacum affine)

Exacum ou violeta alemã (Exacum affine)

 

FOLHAS E FLORES

Seu caule é bem ramificado, desde a base, com ramos quadrangulares e folhagem densa. As folhas são cerosas, ovaladas de coloração verde-escura, com três nervuras bem marcadas.

Exacum ou violeta alemã (Exacum affine)

Exacum ou violeta alemã (Exacum affine)

 

As flores são pequenas, perfumadas, com cinco pétalas e anteras amarelas salientes. As flores podem ser azuis, violáceas ou brancas. E acontecem no principalmente no verão. Ocorrem ainda variedades anãs e de flores dobradas. Impossível resistir ao charme dessas delicadas florzinhas.

Exacum ou violeta alemã (Exacum affine)

Exacum ou violeta alemã (Exacum affine)

 

CULTIVO

Luminosidade

Geralmente é cultivada em vasos e jardineiras. No jardim fica linda formando maciços a pleno sol, principalmente no Sul do Brasil.

Se ela estiver no jardim, proteja-o do sol forte do meio do dia no verão, para evitar que suas folhas e flores queimem. No entanto, no inverno ela cresce melhor se estiver no sol.

Em locais quentes, ela pode ser cultivada em dentro de casa, desde que em local bem iluminado.

 

Substrato

Ela gosta de solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos regulares. Veja aqui como fazer um bom substrato para ela.

 

Rega

Para generalizar, podemos dizer que 3x por semana quando está quente e/ou seco e 2x quando está quente e/ou úmido. Veja mais dicas de rega aqui.

 

Pragas e Doenças

Ela pode sofrer podridão cinzenta (Botrytis sp) e ser atacada por ácaros e insetos. Veja no vídeo como fazer inseticidas caseiros para protege-la e combater essas doenças.

 

Multiplicação

Para multiplicá-la, faça estacas ou plante sementes, no final do inverno para que ela floreça no verão.

 

Atenção: é uma planta ANUAL!

Quando cultivada em vaso ela se comporta como planta anual, ou seja, depois da floração ela começa a entrar numa fase de declínio até morrer.

No jardim ela deverá ser renovada a cada 2 anos, pois ela tem o ciclo bienal.

E quanto a sua planta se for, não fique triste. É assim mesmo. Esse é o ciclo de vida dela. É um ciclo de vida mais curto mesmo. Você não fez nada de errado no cultivo, ok? Agradeça por ela ter enfeitado e trazido cor e alegria para a sua casa e desapegue-se. Sem culpas!

 

E você? Gostou a violeta alemã? Já tentou cultivar essa planta? Qual foi a sua experiência com ela? Conta para mim nos comentários abaixo.

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: [email protected] e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

E você também pode se inscrever aqui no site e fazer parte da minha lista VIP. Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

Siga-me no instagram e no facebook. Procure por nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Você encontra tudo para jardinagem na loja online Toca do Verde!

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro