Veja as dicas de cultivo de cactos e suculentas nesse bate-papo ao vivo com a querida Izabel Duva Rapoport na página da revista Bons Fluidos no Facebook.
COMO CULTIVAR CACTOS E SUCULENTAS – LIVE: BONS FLUIDOS
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE CACTO E SUCULENTA?
Todo cacto é uma suculenta, mas nem toda suculenta é cacto. As suculentas são uma grande família de plantas capazes de armazenar água em seu interior.
As suculentas em geral conseguem sobreviver à falta de água e excesso de luz. São plantas capazes de armazenas umidade no tecido carnudo de seus caules, folhas e raízes e que desenvolveram sistemas de redução de perda de água.
A principal diferença entre suculentas e cactos é que os cactos possuem aréolas, que são pequenos círculos salientes de onde nascem rebentos, espinhos e flores.
Os espinhos servem para proteger os cactos de serem comidos por animais, promover sombra do sol intenso e impedir a circulação de ar pela epiderme da planta evitando a perda de água.
QUAL É O SUBSTRATO IDEAL PARA O CULTIVO DE CACTOS E SUCULENTAS:
O substrato ideal é composto de:
2 medidas de areia (areia de construção. Não pode ser areia de praia por que tem muito sal!)
1 medida de terra
1/2 medida de humus de minhoca
E o vaso deverá ter um bom sistema de drenagem para evitar o apodrecimento das raízes, por isso coloque no fundo do vaso argila expandida (pode ser também pedrisco, brita e até isopor!) e manta de drenagem ou areia.
Para dar acabamento no vaso, é importante cobrir a terra com pedrisco para ajudar a conservar a umidade da terra, evitando que a superfície seque; eliminar as ervas daninhas e impedir o nascimento de musgos; reduzir a erosão do solo e evitar que respingue água nas plantas durante a rega.
COMO REGAR CACTOS E SUCULENTAS:
Essas plantas se adaptaram a viver em locais onde quase não chove então elas precisam de pouca água. Durante os meses quentes da primavera e verão, regue a cada 10 ou 15 dias. E nos meses mais frios e secos, regue a cada 20 ou 30 dias. Evite regar em excesso para que as raízes não apodreçam. Durante a fase de dormência, no inverno, eles necessitam de muito pouca água.
COMO LIMPAR AS PLANTAS:
As plantas com espinhos podem se encher de pó, principalmente na cidade de São Paulo. Além de ficarem feias, essa camada de pó e poluição impede a planta de fazer fotossíntese, o que acaba por prejudicar seu desenvolvimento. Com um pincel macio e bastante cuidado, você pode limpar as pequenas concavidades da sua planta. Pode também usar um secador de cabelos na posição FRIO, mantendo-o a uma distância de uns15 a 20cm da planta.
MANUTENÇÃO E PODA
Depois da floração, quando as flores ficarem murchas, arranque-as delicadamente com os dedos para manter a beleza e a saúde de sua planta.
Folhas e ramos secos ou danificados são uma porta de entrada para doenças e infecções. Portanto é necessário remover essas partes estragadas para manter a sua planta em boas condições.
DOENÇAS
As plantas cultivados em condições deficientes de temperatura e umidade, ou que tenham raízes frágeis, podem ser atacados por ferrugem. O fungo penetra na pele e ataca os tecidos da planta, que amolece e acaba por ficar negro. Se isso acontecer aos seus cactos, corte os caules saudáveis para usar como estacas e destrua o resto. Se a ferrugem atacar plantas cultivadas no exterior, aplique sulfato de cobre.
Veja mais sobre CACTOS E SUCULENTAS.
E ai? Você já cultivou cactos e suculentas? Qual é a sua experiência com eles? Conta para mim nos comentários abaixo.

Gosto dessa jardineira autoirrigável que mostrei no vídeo? Você pode comprá-la na loja online Toca do Verde!
Kit joaNinho
Acompanhe o ciclo de vida das joaninhas e depois solte-as na natureza!
Hotel dos insetos
Hospede insetos amigos das plantas no seu jardim. Use cupom NOFIGUEIREDO para ganhar 5% de desconto.
Tenho algumas, gostaria de saber diferenciar quais são de sol pleno e quais são de interior para fazer quadro vivo!ainda nao sei fazer!bjs.
Olá querida, os cactos geralmente são de pleno sol. As suculentas algumas são de meia sombra, mas a maioria é de sol mesmo.
Beijos floridos da Nô