O bico-de-papagaio, poinsétia ou Euphorbia pulcherrima, é nativo do México e cresce rapidamente nos climas quentes atingindo até 3m de altura em uma única temporada, formando um arbusto comprido, meio desajeitado, perene e lenhoso. Em lugares onde o inverno é mais rigoroso, suas folhas podem ser decíduas. Suas folhas são ásperas e medem de 10 a 20cm. É muito apreciado não pelas suas verdadeiras flores, que são minúsculas protuberâncias verde-amareladas na forma de cálices nas pontas dos galhos adultos, mas por suas grandes brácteas coloridas, que chegam a 30cm de largura e são formadas no inverno. As mais comuns são as de brácteas vermelhas, mas elas também podem ser rosadas, brancas e mescladas.
História: No México, os astecas consideravam o bico-de-papagaio como símbolo de pureza e chamavam-no de cuetlaxachitil e o utilizavam para a produção de tintas usadas em cosméticos ou tingimento de tecidos; com a seiva, produziam medicamentos contra a febre; as brácteas brancas são atualmente empregadas na produção de cremes depilatórios.
Do México ela foi levada para a Europa e no século XVII passou a ser usada como flor natalina, uma vez que ela floresce no inverno (época do Natal Europeu) e a forma das suas brácteas lembra a estrela de Belém.
O nome ponsétia é derivado de J.R. Poinsett (1779-1851), primeiro embaixador americano que serviu no México e que foi o responsável pela introdução e disseminação desta planta nos Estados Unidos. Em homenagem a ele essa planta passou a ser conhecida por poinsétia tanto nos Estados Unidos como na Europa. Os floricultores das Escandinávia e Estados Unidos foram os responsáveis pela criação de cultivares mais adaptados à decoração doméstica.
Aqui no Brasil, como o natal acontece no verão, os produtores que comercializam essas plantas forçam seu florescimento nesta época do ano manipulando fatores como noite artificial, temperatura e fertilizantes.
Utilização: Essas plantas são ótimas para a formação de renques, conjuntos ou plantadas isoladas, podendo ser podadas para formar uma ramagem mais compacta. Elas gostam de sol direto, noites longas e solo rico em matéria orgânica, úmido, bem drenado e ligeiramente ácido. Mas como são plantas tropicais que não gostam de geada. Multiplicam-se facilmente por estaquia, preparadas no final do inverno.
Em plantas mantidas no interior, as plantas de brácteas vermelhas mantêm-se como tal por umas 6 semanas enquanto que as com as brácteas brancas duram uns 2 meses.
Dica: se desejar muitas brácteas de tamanho médio, estimule o crescimento dos galhos cortando a ponta dos caules a cada dois meses até meados de fevereiro. Se quiser brácteas maiores, mas em menor quantidade, limite o número de caules. Na primavera de cada ano, pode as plantas a 15cm do solo para que nasça uma folhagem inteiramente nova.
Curiosidades: O gênero Euphorbia, com cerca de 2 mil espécies, recebeu este nome em homenagem a Euphorbus, médico grego do rei Juba II (52 a.C. a 23 d.C.) da Numíbia (hoje Argélia), que tratou uma doença do monarca com uma planta suculenta, denominada pelo rei de Euphorbia, nome depois mantido por Lineu.
As Euphorbias, são uma das poucas plantas que conseguem conservar por muito tempo suas flores em boas condições e o bico-de-papagaio é um belo exemplo disso.
Cuidado/atenção: seu látex (aquele leite) que sai do caule é tóxico! É importante tomar cuidado para que crianças não mastiguem partes desta planta, nem brinquem com seu látex. E se animais apresentarem sinais de mal-estar, é melhor procurar um veterinário.
Veja minha participação no programa Arte Brasil
Referências bibliográficas:
Lorenzi, Harri e Souza, Hermes Moreira de. Plantas ornamentais no Brasil: arbustivas, herbáceas e trepadeiras. 3a edição – Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2001.
Felippe, Gil. Venenosas: plantas que matam também curam/Gil Felippe; Maria Cecília Tomasi (aquarelas) – São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2009.
Smith, Jean Irwin. Árvores ornamentais na cidade de São Paulo. 1a edição – São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2000.
Enciclopédia de Plantas e Flores. São Paulo: Editora Abril Cultural, 1977.
Texto e fotos: Nô Figueiredo – A Menina do Dedo Verde paisagismo, decoração floral e design ambiental.
Gostou do post? Do site?
Conecte-se com a natureza curtindo e compartilhando meus posts e vídeos nas redes sociais! Eu te agradeço!
Beijos floridos de gratidão,
Nô Figueiredo – A Menina do Dedo Verde
Conexão com a natureza.
Tem muitos vídeos de origem do bico de papagaio e cuidados, mas não… como fazer uma muda!!! Minha vizinha tem e pedi uma muda, mas não sabemos como colher a muda!!!!
Olá querida,
As mudas devem ser feitas com as pontas dos ramos da planta. Corte um pedaço da ponta do ramo (usando uma faca ou tesoura limpa e afiada) com uns 15 a 20cm de comprimento no final do inverno, depois que acaba a floração e coloque num copo com água até começar a soltar as raízes, então plante num vaso ou no jardim. Deixe o copo num local bem iluminado, mas não no sol direto.
Beijos floridos da Nô
Olá ! Pode explicar melhor? A minha planta estava LINDA…quebrou umgalho grande e fiquei muito triste. Quero replantar, mas nào entendi muito bem. O corte deve ser reto ou na diagonal? Devo tirar as folhas?
Grata
Olá querida,
O corte deve ser na diagonal. Retire as folhas da parte de baixo e deixe só folhas no topo.
Beijos floridos da Nô
Tem muitos vídeos da origem do bico de papagaio e cuidados, mas não… como fazer uma muda!!! Minha vizinha tem e pedi uma muda, mas não sabemos como colhe!!!
Olá querida,
As mudas devem ser feitas com as pontas dos ramos da planta. Corte um pedaço da ponta do ramo (usando uma faca ou tesoura limpa e afiada) com uns 15 a 20cm de comprimento no final do inverno, depois que acaba a floração e coloque num copo com água até começar a soltar as raízes, então plante num vaso ou no jardim. Deixe o copo num local bem iluminado, mas não no sol direto.
Beijos floridos da Nô
Estamos em janeiro,posso fazer as mudas? A minha ainda está florida, mas posso fazer as mudas com os galhos que estão “sem flor”?
Olá Lu!
Pode sim!
Beijos floridos da Nô
Obrigada !! Já estava desistindo de procurar essa resposta!!
Olá Lu!
Que bom que achou!
Beijos floridos da Nô