Confira agora no vídeo como cultivar aspargo (Asparagus densiflorus “Sprengeri”, Asparagus falcatus, Asparagus densiflorus “Myersii” e Asparagus officinalis). Existem vários tipos de aspargos. Muitos são apenas ornamentais e apenas um é comestível. São plantas bem resistentes, que adoram meia sombra e ficam super bonitas em vaso, jardineiras e até no jardim vertical:
COMO CULTIVAR ASPARGO
O ASPARGO MACARRÃO (Asparagus falcatus) é uma trepadeira rizomatosa, lenhosa e vigorosa, com muitos ramos e espinhos originária da Ásia tropical e África.
Sua folhagem é muito ornamental e é muito utilizada como planta pendente para vasos e jardineiras e até em jardins verticais. Também é utilizada como trepadeira apoiada em suporte, grade ou cerca, tanto a pleno sol como à meia sombra.
Suas inflorescências são curtas, com flores brancas, pequenas e perfumadas formadas no verão e que muitas vezes passam desapercebidas e depois se transformam em frutinhos vermelhos e redondos.
É uma planta muito resistente e fácil de manter. Ela só não gosta de baixas temperaturas.
Eu costumo regar 2 a 3x por semana na primavera e verão, ou quando está quente e/ou seco. No outono e inverno, ou quando está frio e/ou úmido, rego 1 a 2x por semana. Ela gosta de substrato mais úmido, mas não encharcado.
Para fazer uma muda, separe as brotações surgidas do rizoma, ou plante as sementes. Também é possível fazer estaquia da ramagem, mas é um pouco mais complicado.
Essa planta é muitas vezes confundida com o ASPARGO PENDENTE (Aspargus densiflorus “Sprengeri”), que não é trepadeira, mas também possui hastes pendentes que podem atingir até 60cm de comprimento. Essa planta tolera baixas temperaturas, pois é originária da África do Sul. Ela gosta de solo rico em matéria orgânica e mantido úmido e multiplica-se facilmente por sementes e divisão de touceira. Essa espécie produz flores brancas e pequenas quase o ano todo que também se transformam em frutinhos vermelhos muito ornamentais.
Ela gosta de meia sombra e é utilizada em vasos ou jardineiras suspensas como planta pendente ou plantada no jardim formando conjuntos ou bordaduras.
Existe também um outro aspargo chamado de ASPARGO RABO DE GATO ou ASPARGO PLUMA (Asparagus densiflorus “Myersii”), que também é originário da África do Sul e tem hastes que são mais eretas e podem atingir até 70cm de altura. Suas flores também são brancas e pequenas, mas não são frequentes como as do aspargo pendente.
Ela gosta de meia sombra e é utilizada em vasos ou jardineiras ou plantada no jardim formando renques ao longo de paredes ou muretas. A melhor forma de multiplicá-lo é através de divisão de touceira.
Todos os frutos descritos acima são tóxicos e as folhas são espinhudas. Então manipule com cuidado ou usando luvas para não se machucar.
O ASPARGO COMESTÍVEL é parente desses aspargos ornamentais que apresentei agora e cientificamente é chamado de Asparagus officinalis. Tem um sabor delicado, poucas calorias e é particularmente rico em ácido fólico, além de ter propriedades diuréticas. A parte comestível são os brotos novos.
Kit joaNinho
Acompanhe o ciclo de vida das joaninhas e depois solte-as na natureza!
Hotel dos insetos
Hospede insetos amigos das plantas no seu jardim. Use cupom NOFIGUEIREDO para ganhar 5% de desconto.
qual o substrato que uso
Olá querida, use o substrato básico que ensino aqui: Como fazer Substrato Básico para Plantas
Beijos floridos da Nô
Boa tarde!
Comprei um aspargo pendente, posso colocá-lo em sol pleno?
Olá querida,
Pode sim. Essa planta é muito resistente.
Beijos floridos da Nô
Olá, tenho um aspargo alfinete e queria saber se o posso replantar agora no Outono.
Obrigada beijinhos
Olá querida!
Pode sim!
Beijos floridos da Nô
Pode plantar o galho?
Olá querida!
Plantar galho é um tipo de reprodução, por estaquia!
Beijos floridos da Nô
Olá. Comprei um aspargo alfinete q está com folhas amarelando. Pq e oq fazer? Obrigada. Bjs
Olá querida!
Veja se este video te ajuda: https://youtu.be/LlmLpSruKPA
Beijos floridos da Nô