Aprenda como cultivar areca (Dypsis lutescens), a campeã das plantas que purificam o ar e removem gases tóxicos do ambiente:

COMO CULTIVAR ARECA

A areca é a palmeira mais cultivada aqui no Brasil. Ela também é popularmente conhecida por areca-bambú e palmeira areca.

A areca é originária de Madagascar e quando cultivada no jardim pode atingir de 3 a 6m de altura com vários troncos que medem de 7 a 12cm de diâmetro.

É uma palmeira que forma touceira, ou seja, ela solta várias brotações ao redor da planta mãe e vai se espalhando pelo jardim. Se você não quiser que ela fique grande demais, pode os ramos novos que surgem de tempos em tempos.

 

CARACTERÍSTICAS DA PLANTA

Seu tronco é amarelado, possui vários anéis e seu palmito é verde-esbranquiçado.

Suas folhas medem de 1 a 2m de comprimento. Sua inflorescência é grande, ramificada, amarelada e disposta entre as folhas, com flores de cor creme e frutos verde-amarelados. Não possuem valor ornamental. O que chama atenção nessa planta é sua folhagem.

Sua folhagem é muito decorativa e ela é cultivada tanto em vasos para interiores como plantadas no jardim isoladamente ou formandos lindos conjuntos. Quando cultivada no interior, a folhagem fica verde, e quando cultivada no sol, ela fica meio amarelada.

A areca é um pouco tolerante ao frio e pode ser transplantada mesmo na fase adulta.

A areca se multiplica facilmente por sementes e por divisão de touceiras.

PLANTAS QUE PURIFICAM O AR

Você já ouviu falar de plantas que purificam o ar? Pois é, a NASA, a Agência Espacial Americana, tem estudado as plantas e como elas criam oxigênio e removem gases tóxicos. Participei de um bate-papo ao vivo na página da revista Bons Fluidos no facebook onde expliquei melhor sobre essas plantas dia 16 de fevereiro e a areca é considerada a campeã delas! Clique aqui para ver o live.

A areca é considerada a planta que melhor remove os gases tóxicos do ambiente. Além disso ela ainda possui uma habilidade única de remover o sal acumulado no substrato em galhos selecionados. Quando saturados de sal, esses galhos secam, morrem e devem ser removidos.

Dentro de casa, se você tiver uma areca de mais ou menos 1,80m de altura, ela vai transpirar 1 litro de água a cada 24 horas, deixando o ar muito mais úmido.

A areca é uma planta de cultivo fácil e bastante resistente a pragas e doenças.

 

COMO REGAR

Ela pode ser regada 2 a 3x por semana na primavera e verão, ou quando está quente e/ou seco. No outono e inverno, ou quando está frio e/ou úmido, regue 1 a 2x por semana. Ela gosta de substrato mais úmido, mas não encharcado. Ela adora receber água borrifada em suas folhas. Principalmente se ela estiver sendo cultivada em vaso dentro de casa ou do escritório.

Para ter certeza de que você está regando certo, faça sempre o teste do dedo. Enfie fundo o indicador na terra e sinta. Se estiver seca, regue. Se estiver úmida, não regue. Aguarde mais um dia e refaça o teste do dedo. Essa é a melhor forma de saber se a sua planta precisa de água.

 

ENTRE PARA MINHA LISTA VIP ABAIXO E RECEBA GRATUITAMENTE A APOSTILA SOBRE PLANTAS QUE PURIFICAM O AR

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro