Descubra todos os segredos do alecrim (Rosmarinus officinalis), uma deliciosa erva aromática e como cultivá-lo:
ALECRIM – Rosmarinum officinalis
O alecrim é uma erva aromática, originária da Europa. Esse arbusto perene pode atingir até 2m de altura!
Dicas de cultivo:
Clima: quente
Luminosidade: Sol pleno
Solo: seco, arenoso e bem drenado
Rega: deixe o substrato secar entre uma rega e outra. O alecrim não gosta de muita água.
Multiplicação: pegue uma estaca de uns 15 cm e enterre no solo num local que receba bastante luminosidade mas não sol direto.
Indicação: O alecrim é famoso como tônico rejuvenescedor do cérebro desde o tempo dos faraós! Ele melhora a concentração e a memória. Acalma a ansiedade, diminui a depressão e a exaustão. Como ele estimula o fluxo sanguíneo para a cabeça, ele também é ótimo para dor de cabeça, enxaqueca e a tensão muscular. Ele ainda é diurético e intensifica a eliminação de toxinas. É antiinflamatório, alivia a artrite e a gota.
Seu chá quente é ótimo para febre, catarro, dor de garganta, resfriados, gripes e infecções das vias respiratórias.
Com seu chá faça bochechos para aliviar aftas, estomatites e gengivites.
O alecrim também pode e deve ser usado na culinária. Por exemplo: batatas ao forno com alecrim e sal grosso ficam deliciosas e são super fáceis de fazer!
Gostou do post? Do site? Conecte-se com a natureza comentando, curtindo e compartilhando meus posts e vídeos nas redes sociais! Eu te agradeço!
Beijos floridos de gratidão,
Nô Figueiredo – A Menina do Dedo Verde
Conexão com a natureza

Ótimo Dia! Adoro todos os seus vídeos. Hiper Parabéns pela sua dedicação, carinho e qualidade em compartilhar conhecimento e inspirar a Todos Nós. Quanto ao Alecrim no uso diário, como devo cortar os ramos para que a planta continue produzindo sem prejudicar a sua formação? Muito Obrigado, Abracões e Beijões!
Olá querido,
Ótimo dia para você também!
Bom demais saber que você adora todos os meus vídeos! Agradeço o carinho, elogios e incentivo a continuar o meu trabalho!!!
Com relação ao alecrim no uso diário, vá podando as pontas dos ramos alternadamente para manter uma forma bonita da planta.
Beijos floridos com alegria e carinho da Nô
Oi, Nô!
Parabéns pelo trabalho! 🙂
Qual o substrato ideal pra temperos (especialmente alecrim , manjericão e sálvia)? É o substrato básico (humus, terra,fibra de coco, areia e vermiculita) ou outra variação?
Obrigada!
Bjs!
Olá querida!
Sim, o substrato comum é ótimo para temperos! Mas não esqueça que eles precisam de bastante sol!
Beijos floridos da Nô
Nô parabéns pelo seu trabalho! As informações que você passa tem ajudado muito a mim e meus amigos na elaboração do TCC em Paisagismo! Beijos
Olá querida,
Que bom! E ótimo poder ajudar.
Beijos floridos da Nô