No vídeo dessa semana eu ensino como cuidar de tulipa: o que fazer para que as flores durem mais tempo e conto sua origem e história:

 

 

Técnica para tentar fazer um bulbo de tulipa florescer mais de uma vez aqui no Brasil (o processo dura aproximadamente 1,5 anos):

1. Após a floração: corte as folhas e flores secas e retire o bulbo da terra. Limpe a terra do bulbo levemente com uma escova macia e deixe-o num local fresco e arejado por 3 meses evitando que ele se molhe.

2. Após 3 meses: Plante o bulbo num vaso com terra vegetal umedecida, embrulhe o vaso num saco plástico e coloque no congelador.

3. Após 6 meses: Retire o vaso do congelador e coloque-o num local que receba bastante luminosidade e mantendo a terra sempre úmida.

4. Após 2 meses: Embrulhe o vaso novamente num saco plástico e volte com ele para o congelador.

5. Após 6 meses: Retire o vaso do congelador e coloque-o num local iluminado. Se tudo der certo e você tiver muita sorte, seu bulbo deverá florir dentro de 30 a 50 dias. Esse processo todo dura aproximadamente 1 ano e meio e serve para simular as condições climáticas existentes no habitat natural das tulipas e estimulando os bulbos a rebrotarem. Lembre-se: a tulipa não gosta de sol muito forte nem de vento.

ATENÇÃO: Não se decepcione nem fique triste se não der certo. Aqui no Brasil as tulipas cultivadas e comercializadas são originárias de bulbos trazidos da Holanda, que ao chegarem aqui são mantidos em câmaras frias especiais, onde passam pelo tratamento adequado para controlar a temperatura e luz, até começarem a enraizar. A partir de março os bulbos começam a ser retirados das caixas da câmara fria para a produção propriamente dita. Inicia a fase 2, com as tulipas entrando em fase de crescimento, quando são fornecidas luz e adubação adequadas para garantir seu bom desenvolvimento. Na fase 3 as tulipas estão prontas para serem colocadas em vasos ou para o corte (no caso de flores de corte). Só então, vão para os pontos de venda, no nosso inverno, quando a temperatura tende a ser mais amena. Se nem os produtores conseguem reproduzir novas tulipas através de bulbos aqui no Brasil, imagine nós…

 

Clique aqui para saber mais sobre tulipas!

 

 

 

Gostou do post? Do site? Conecte-se com a natureza curtindo e compartilhando meus posts e vídeos nas redes sociais! Eu te agradeço!

 

Beijos floridos de gratidão,
Nô Figueiredo – A Menina do Dedo Verde
Conexão com a natureza